TSE decidirá regra para novos partidos

Deu na folha de S.Paulo
TSE decidirá regra para novos partidos
De Andreza Matais:
Tão cara às oposições, a alternância de poder não passa de discurso entre a maioria dos líderes partidários do Congresso -especialmente os da oposição. Nas duas Casas do Parlamento, a perpetuação no poder é prática corrente. Há quase uma década os senadores José Agripino Maia (DEM-RN) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) lideram os hoje dois maiores partidos da oposição no Senado.
Até agora, dez líderes, contando Câmara e Senado, já conseguiram assegurar a recondução ao cargo em 2009, número que pode chegar a 15. Apenas em oito houve mudança. Nesses casos, com exceção do PT e do PSOL, os líderes que estão de saída haviam sido reeleitos várias vezes.
O recorde nas duas Casas legislativas é do senador Arthur Virgílio. Contando o tempo em que ele liderou a bancada do PSDB na Câmara e depois no Senado, já são 11 anos consecutivos no cargo. No Senado, ele irá para o sétimo ano, que promete ser o último. “Sinto que nós devemos estabelecer um rodízio a partir de 2010 para que outros tenham essa experiência”, disse. Considerando-se apenas o tempo de liderança no Senado, o senador Agripino é o recordista. Ele está na liderança desde 2001 e já garantiu a vaga para 2009 e 2010.
Não há limitação constitucional para mandatos de lideranças, e a maioria dos partidos não veda a recondução. Aqueles que proíbem não seguem a regra. O deputado Fernando Coruja foi reeleito para o terceiro ano seguido para liderar a bancada do PPS, embora esteja no estatuto da sigla que o líder deve ser escolhido “sob a forma de rodízio anual”.
No PSDB, quem faz as regras são as bancadas.
Na Câmara, a recondução consecutiva é proibida, mas um grupo de 37 deputados, numa bancada de 58, já tem assinaturas para mudar essa determinação e permitir a reeleição do deputado José Aníbal (SP) para mais um ano.
Internet já é a segunda fonte de informação
No apagar de 2008, mais um estudo mostra a força da Internet. Revela seu peso como mídia. Segundo o Centro de Estudos Pew, dos Estados Unidos, a Net é “a segunda fonte de informação dos estadunidenses.” No Brasil, o crescimento desse canal de comunicação também tem sido vertiginoso. Só tenho que agradecer aos céus.

Deixar um comentário