LULA TENTA VIABILIZAR A CANDIDATURA DE HENRIQUE AO GOVERNO DO ESTADO PARA UNIR AS FORÇAS

PRENSA – Praticamente intimado, e não apenas convidado pelo presidente Lula para com ele retornar no halicóptero presidencial de Ceará mirim para Natal, o senador Garibaldi Filho recebeu, na presença da governadora Wilma de Faria, o apelo do companheiro-presidente para formar, ao lado de Wilma, a chapa que ele quer apoiar para o Senado em 2010, aqui no RN.

ACENO – Para facilitar a tomada de decisão de Garibaldi Filho, o presidente Lula acena com a possibilidade de entregar um ministério ao deputado Henrique Alves e que ele e Wilma poderão apoiar o nome de Henrique para o governo em 2010.MUDANÇASDepois da passagem de Lula pelo RN, a transposta sexta-feira, 13, poderá ter sido o inicio da desconstrução, pelo menos de fato, das candidaturas ao governo em 2010 de Iberê Ferreira, Robinson Faria , João Maia e Carlos Eduardo. Pelo menos, no âmbito da base lulista/wilmista, dando espaço para a construção da candidatura do agora queridinho deputado Henrique Alves.

COINCIDÊNCIAS E CONVENIÊNCIAS I – Como na política não há coincidências, mas sim conveniências, é bom não deixar de dar a devida atenção a alguns fatos, aparentemente periféricos, acontecidos antes, durante e depois da passagem de Lula pelo RN,Em primeiro lugar, a conversa à três acontecida entre Lula, Wilma de Faria e Henrique Alves no helicóptero presidencial na ida de Natal à Ceará Mirim.Em segundo, o convite de Lula, inicialmente feito através de Henrique, para que Garibaldi retornasse no helicóptero com eles para Natal e, em face da recusa de Gari, o irrecusável convite feito, “em carne-viva”, pelo próprio presidente.

COINCIDÊNCIAS E CONVENIÊNCIAS II – Outra coincidência é a de que Henrique Alves articula o apoio do PMDB para que o wilmista Demôcles Trinta, seu companheiro freqüente de convívio social, seja o nome peemedebista(???) no governo Wilma ocupando, nada mais, nada menos, que a estratégica ,”atrativa” e “atraente” secretaria estadual de infra-estrutura.O comando de tal secretaria é uma mão na roda para qualquer candidato.Ou não? Aliás , candidatos, pois Wilma é candidata ao Senado.

COINCIDÊNCIAS E CONVENIÊNCIAS III – Como todo bom planejamento deve ser feito com antecedência, foi marcada , e na manhã de hoje aconteceu, uma visita do deputado federal Henrique Alves acompanhado de 34 dos 37 prefeitos eleitos na última eleição pelo PMDB à governadora Wilma de Faria.Como a visita do PMDB foi oficializada como partido , causou certa (contudo explicável) estranheza as ausências do senador Garibaldi Filho e dos deputados estaduais do partido.

COINCIDÊNCIAS E CONVENIÊNCIAS IV – Também chamou a atenção a ausência, em “carne viva” e na cobertura da mídia, do presidente da Assembleia Legislativa e governadorável para 2010 Robinson Faria, na passagem meteórica do presidente Lula pelo Estado.Quem assumiu o espaço produzido pela sua ausência foi o líder do PMDB na Câmara Federal e o mais recente e comentado governadorável, Henrique Alves.Aí tem coisa, podem apostar.Nas entrelinhas podemos encontrar o verdadeiro objetivo da “pescaria” que Lula veio fazer por estas plagas.Parece que além de tilápias, a pescaria também teve “traíras”.

COINCIDÊNCIAS E CONVENIÊNCIAS V – Para completar o rol das coincidências, sem maiores motivos aparentes, a governadora Wilma de Faria, à convite do mesmo, será recebida em audiência especial pelo presidente Lula na próxima quinta-feira.Coincidentemente, Henrique Alves e Garibaldi Filho estarão em Brasília no mesmo dia. Ainda bem, para Henrique, Wilma e Garibaldi, que o encontro que deverá tratar do candidato da base dessa vez não acontecerá na fatídica Academia de Tênis de Brasília, mas em outro lugar mais emblemático e importante.
Fonte:Coluna Walter Fonseca CT

APRESSADO 1 – Pelo visto o presidente Lula está tendo pressa na conversa política que pretende ter com a governadora Wilma de Faria. Após dizer a Wilma que pretendia discutir 2010 com ela, a governadora recebeu telefonema de Brasília confirmando que o bate-papo já está agendo no Palácio do Planalto para a próxima quinta-feira.

APRESSADO 2 – Outro que também se apressou foi o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara. Ele aproveitou a presença dos prefeitos do PMDB em Brasília, na semana passada, e consultou sobre uma visita formal à governadora. Recebeu o aval e hoje mesmo já levou o grupo para subir a rampa da governadoria.

DE OLHO NO CARGO – Por falar em Henrique Alves, ele que tome cuidado. Tem gente graúda do PMDB de olho no cargo de líder na Câmara. O PMDB carioca, o cearense e o baiano gostariam da posição. Fala-se em Brasília que Henrique está cotado para um Ministério, e o cargo de líder vai ficar vago. Vamos aguardar.
Fonte: Neto Queiroz – CT

Deixar um comentário