ELEIÇÃO CÂMARA E SENADO – BRASÍLIA

Senado vive final de semana de intrigas e vale-tudo

Fotos: Folha
A disputa pela presidência do Senado, antes um jogo de xadrez, converteu-se numa espécie de vale-tudo, modalidade de luta livre marcada pelos golpes violentos.

Neste sábado (31), os dois candidatos acusavam-se mutuamente, nos subterrâneos, de recorrer a “pancadas” abaixo da linha da cintura.

O time de Tião Viana (PT-AC) farejou a entrada em cena de um personagem conhecido nos meios políticos, mas estranho aos quadros do Senado.

“O Kakay entrou na briga”, disse Tião Viana a um de seus correligionários, logo cedo. Referia-se, pelo apelido, ao advogado Antônio Carlos de Almeida Castro.

Acionado por Sarney, Kakay comunicara-se, por telefone, com alguns dos “eleitores” do Senado. Entre eles o tucano Marconi Perillo (GO).

Conhecido pela habilidade com que livra de complicações os clientes encrencados com a lei, Kakay (foto ao lado) cultiva amizades pluripartidárias e pós-ideológicas.

Vão do petista José Dirceu a Sarney. Dos 81 senadores, 16 são clientes de Kakay. Uma “bancada” considerável. Maior do que a do DEM, com 14 integrantes.

Na casa de Sarney, disparavam-se olhares rútilos noutra direção. Os partidários do morubixaba do PMDB miravam, com desconfiança, o Planalto.

Verificou-se que ministros e auxiliares de Lula desceram ao ringue do Senado do lado do córner de Tião Viana.

“É traição”, vociferou Sarney ao ser informado de que o petista Gilberto Carvalho, secretário particular de Lula, arregaçara as mangas pelo rival petista.

Em timbre ameaçador, Sarney disse que conviria a Lula manter os seus soldados “no quartel”. Num gesto incondizente com a condição de favorito que se autoatribui, Sarney tocou o telefone para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Queixou-se da movimentação de Carvalho. Pediu providências. Dilma limitou-se a repassar os queixumes ao auxiliar de Lula.

Um lugar-tenente de Sarney disse ao blog que Gilberto Carvalho não está só. Também o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) estaria suando a camisa por Tião.

Geddel foi à Esplanada na cota do PMDB. Joga no time de Michel Temer (SP), que, na briga pela presidência da Câmara, torce o nariz para a candidatura de Sarney.

Uma candidatura engendrada por Renan Calheiros (PMDB-AL) e que pode render a Temer, no lufa-lufa da Câmara, traições do petismo.

A exemplo do que fizera Sarney no telefonema a Dilma, também o grupo de Tião recorreu ao telefone para medir os passos do advogado Kakay.

Tião acionou o irmão Jorge Viana (PT), ex-governador do Acre e atual presidente da Helibrás. Jorge é, também ele, amigo de Kakay.

Travaram um diálogo ameno. A certa altura, o irmão de Tião perguntou a Kakay até que ponto estava ajudando Sarney.

E o advogado: “Se eu estivesse ajudando, não teria chegado ontem [sexta] à noite a Brasília. Estava em férias, no Rio”.

O repórter também discou para Kakay. Ele confirmou que conversara com o tucano Marconi Perillo, cujo partido, depois de quase fechar com Sarney, aderiu a Tião.

“Marconi é meu amigo de 20 anos”, disse Kakay. “Falamos com freqüência”. O interlocutor assíduo do advogado é pretende à vaga de vice-presidente do Senado.

Uma ambição que leva a tropa do PMDB a incluir Marconi no rol de tucanos que, a despeito da adesão do PSDB a Tião, votaria secretamente em Sarney.

Rematada tolice, reage Arthur Virgílio. O líder tucano apressa-se em esclarecer que, pelo critério da proporcionalidade das bancadas, Perillo será vice em qualquer circunstância, sob Sarney ou sob Tião.

Um cacique do DEM procurou Sarney para aconselhá-lo a dispensar a “ajuda” de Kakay. Argumentou que o resultado, por incerto, não compensaria a repercussão negativa.

“O presidente Sarney não me disse nada a esse respeito”, desdenhou Kakay. “Fui advogado da Roseana [Sarney]. Resolvi o processo. O Sarney me trata como um filho”.

O processo a que se refere Kakay é o “Caso Lunus”. Nasceu de uma batida da PF, em 2002, numa empresa que tinha como sócio Jorge Murad, ex-marido de Roseana.

A incursão da PF resultou na apreensão de R$ 1,3 milhão. Dinheiro que, segundo a polícia, forniria o caixa dois de uma frustrada campanha presidencial da filha de Sarney.

Uma acusação que Kakay desmontou na Justiça, reavendo o dinheiro. Daí a gratidão paternal de Sarney, que até hoje enxerga as digitais do tucano José Serra na ação da PF.

Entre risos, Kakay diz: “Não tenho nenhuma importância na eleição do Senado. Não me atribuo tamanha importância. Há senadores que são meus clientes e amigos…”

“…Falei com dois ou três. São pessoas que me ligam pra trocar impressões. Nada além disso”.

A algaravia que ressoa dos arredores de Sarney e de Tião prenuncia uma eleição de placar apertado no Senado. Algo que anima os adversários de Temer na Câmara.

“Todo mundo vai ficar boquiaberto quando o placar eletrônico for aberto”, diz Ciro Nogueira (PP-PI), um dos adversários de Temer.

Ciro acha que a arenga do Senado vai ecoar na Câmara. Aposta num segundo turno entre ele e Temer. Crê que vai prevalecer sobre o favorito.
Os partidários de Temer dão de ombros. Munidos de uma contabilidade que indica superioriade de 83 votos, acham que o painel não lhes reserva nenhuma surpresa. A ver.
Fonte: blog do Josias

Estadão diz que Sarney articula cassação de governadores
O Jornal Estado de São Paulo publicou reportagem apontando o senador José Sarney como o principal beneficiário do julgamento a ser feito pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE no começo de fevereiro, no qual será decidido o destino do governador Jakcson Lago. Na matéria, quem também é citado é o governador Cássio Cunha Lima, da Paraíba. Eis, abaixo, a reportagem, assinada pelos jornalistas Vanildo Mendes e Mariângela Gallucci:

Sarney conversando com Presidente Figueredo na época


Sarney com Tancredo Neves
“Afastado nos últimos anos do poder, após mais de cinco décadas de protagonismo na política do Maranhão, o clã Sarney se articula para voltar ao comando do Estado. Sarney elegeu-se deputado pela primeira vez em 1955, liderou a Arena e o PDS no regime militar, presidiu o País após o fim da ditadura (1985-1990) e desde essa época aliou-se a todos os governos eleitos.

“Ele serviu a todos os presidentes e hoje usa o boné do PT, mas já prepara o bote para trair Lula em 2010″, diz o deputado Domingos Dutra (PT-MA).

Depois de um breve abalo em 2006, quando Roseana Sarney (PMDB) perdeu a eleição para o governo do Estado, o clã está de volta com a provável escolha do patriarca para presidir, pela terceira vez, o Senado. Para a oposição, no entanto, isso seria um “retrocesso”.

“É a mesma artimanha: ele sempre usou o Maranhão e o PMDB como moeda de troca para chantagear o governo e se manter no poder através dos tempos”, ataca o deputado Julião Amin (PDT-MA).

Para frustração dos inimigos, a vitória do clã pode vir em dose dupla. Embora tenha perdido a eleição de 2006, Roseana deve ser confirmada no cargo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O governador eleito, Jackson Lago (PDT), está sendo julgado por abuso do poder econômico na eleição.

LINK DO AGRESTE

FUNCIONAMENTO – TRE
A partir desta segunda-feira a sede do Tribunal Regional Eleitoral irá funcionar em novo horário 12h a 19h, seguindo o horário do TSE. Já nas zonas eleitorais, o funcionamento será das 08h as 15h, sendo das 13h as 15h o funcionamento será interno.

ESTUDANTES
Mais de 30 jovens estudantes da cidade de Várzea se deslocarão a partir de amanhã para estudarem em escola particular (CNSP), na visinha cidade de Goianinha. A referida escola é a que mais aprova na UFRN da Região Agreste Potiguar.

SANTO ANTONIO
Saiu a liminar artigo 7º da Lei. 1531/58 que obriga a Prefeitura Municipal de Santo Antônio a reintegrar funcionários que foram demitidos pelo atual prefeito Dr. Gilson.

ESPÍRITO SANTO
Desde o dia (26) a festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade da cidade de Espírito Santo continuam os festejos. E amanhã, será o dia da grande procissão encerrando o ato religioso daquele município, que contará com as presenças de várias pessoas da região Agreste.
Fonte:VNTonlinedeVárzea

CONCURSO PÚBLICO
Desde ontem, segunda-feira (26), iniciaram as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura Municipal de Serra de São Bento/RN. As mesmas seguirão até o dia 07/02/2009, exceto os dias 31/01 e 01/02, no horário de 8:30 às 12:00 hs e 13:30 às 17 hs, na sede da Prefeitura, situada à Av: Fausto Mariano das Neves, 18 – Centro – Serra de São Bento/RN, e ainda pela internet no endereço eletrônico http://www.solucoesconcursos.com.br/.

DENÚNCIA: PSF SERVE DE MOEDA POLÍTICA
Foto: Fábio Cortez/DN

Sem fiscalização ou prestação de contas, prefeitos eleitos e gestores municipais da saúde mandam e desmandam na contratação e demissão de profissionais que atuam no Programa de Saúde da Família (PSF) pelo interior do estado. O programa teria se tornado moeda de troca política e com a mudança de mandatários na gestão municipal, a afinidade partidário é o único critério para a permanência do profissional. Quem faz a denúncia é o presidente do Sindicato dos Odontologistas do RN (Soern), Ivan Tavares de Farias Júnior. ‘‘É preciso parar com essa prática centenária de amedrontar os profissionais com a demissão só porque eles têm outra opção política. Ninguém está preocupado com o paciente’’, afirma.

PSF – FUNCIONAMENTO
O Programa de Saúde da Família foi lançado pelo Ministério da Saúde em 1994, como política nacional de atenção básica, fazendo frente ao modelo tradicional de assistência primária baseada em profissionais médicos especialistas. O programa prevê uma equipe multiprofissional responsável por, no máximo, 4 mil habitantes. Esta equipe, composta minimamente por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e agentes comunitários de saúde.
LUIZ FREITAS DA EQUIPE DE O POTI

FEVEREIRO – TSE
Na primeira semana de fevereiro, o Tribunal Superior Eleitoral vai retomar o julgamento do processo de cassação de Jackson Lago (PDT), está sendo julgado por abuso do poder econômico na eleição, movido pela coligação de Roseana. Depois de ter cassado o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), há dois meses, o TSE deverá dar o mesmo destino a Lago, conforme defende o Ministério Público Eleitoral.
O primeiro voto, do relator Eros Grau, foi pela cassação. A votação foi interrompida por um pedido de vistas do ministro do TSE Felix Fischer.”

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
A governadora Wilma de Faria confirma que vai implantar uma série de medidas para melhorar a qualidade da educação pública potiguar. Entre elas estão a liberação de mais de R$ 200 milhões em obras de construção, reforma e ampliação de escolas até 2010, a implantação do Centro de Capacitação e Aperfeiçoamento de Professores, a premiação das escolas e alunos com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a informatização de todas as 380 escolas de ensino médio da rede estadual de ensino (já em 2009) e a ampliação do Programa Escola Integral. Além das obras físicas, o governo vai realizar, somente em 2009, a capacitação de mais de 10 mil professores, através do Plano Estratégico de Formação Docente.
Fonte:Jornal de WM

VERSO…
De Brasília, a Abelhinha-Federal manda dizer: não são para decisões tão simples as conversas que João Maia teve com Garibaldi Filho na casa-oficial do Senado…entre outras.
Também não foram tão impensadas as declarações de Felipe e José Agripino Maia (mesmo que depois voltaram atrás) de que o DEM ainda não tem uma candidatura definida…

…REVERSO
E continua: – Muito cochichado e muita costura nos corredores, nas residências e nos restaurantes de Brasília, em torno de uma verdadeira reviravolta na chapa oposicionista para 2010…

As informações dão conta de que em vez de Rosalba Ciarlini, os senadores Agripino e Garibaldi articulam fomentar a candidatura de João Maia para o governo, formando uma trilogia…

FIRMEZA
Uma coisa é certa: João Maia está muito determinado a se candidatar ao governo.
E o que tanto lhe estimula são resultados de pesquisas.
Pesquisas que ele encomenda constantemente.
Relembrando que foram pesquisas – mais especificamente uma – que encorajaram Rosalba a enfrentar a disputa pro Senado, com total confiança do maridón-ravengar Carlos Augusto Rosado…
Fonte:Coluna Eliana Lima

EXIGENCIA DE CURSO DE DIREÇÃO PARA
RENOVAR HABILITAÇÃO É ILEGAL
A ACRIMESP – Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo acaba de enviar representação ao Ministério da Justiça solicitando que seja revogada a exigência de realização de curso de direção defensiva e de primeiro socorros para os motoristas já habilitados e que desejam renovar a Carteira Nacional de Habilitação. Segundo o professor e advogado Adhemar Gomes, presidente da Acrimesp, a Resolução 168 do Conselho Nacional de Transito-CONTRAN, e o artigo 150 do Código de Trânsito Brasileiro são inconstitucionais e ferem o princípio de não retroatividade da Lei, além de provocar graves prejuizos aos cidadãos.

LOBBY
A Resolução do Contran – segundo o criminalista paulista – visa mais aos interesses lobistas dos Centros de Formação de Motoristas e das auto-escolas exigidas só para faturar dinheiro dos antigos e novos motoristas vez que a CNH continua sendo conseguida via celular.É que, no jeitinho brasileiro, a maioria dos candidatos não comparece as aulas. Apenas pagam a grossa grana cobrada pelas auto-escolas. Este ano, 35 milhões de motoristas terão que renovar a carteira com cada um pagando acima de 70 reais, gerando uma nota de 2 bilhões e 500 milhões de reais que serão rateados entre esses lobistas. O cidadão pode questionar para não fazer os exames. Basta procurar um advogado e exercer o direito sagrado de cidadania.
Fonte: Blog Jurandy Nóbrega

PARAÍBA TERÁ QUATRO CANDIDATOS FORTES EM 2010
Vários nomes estão sendo articulados como prováveis candidatos ao governo no vizinho Estado da Paraíba, rumo ao Palácio da Rendenção. Os nomes do senador José Maranhão(PMDB), Cícero Lucena(PSDB), Efraim Morais na foto(DEM) e mais o do prefeto Ricardo Coutinho, são pré-candidatos que circulam nos bastidores da política paraibana como fortes candidatos ao governo do Estado/PB.

CUNHA LIMA APONTA ERROS EM PROCESSO DO TSE

Governador Cássio Cunha Lima tenta reverter cassação

Alex Régis

RECURSO

São Paulo (AE) – O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), que teve o mandato cassado no dia 20 de novembro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), espera que os ministros dessa Corte releiam o processo, na apreciação dos recursos que sua defesa impetrou para reverter a cassação, por acreditar que uma observação atenta irá detectar equívocos e falsas premissas. Em entrevista à Agência Estado, o governador, garantido no cargo enquanto recorre ao TSE, classifica sua cassação de grande equívoco. “Talvez um dos maiores erros da Justiça Eleitoral na história do Brasil”, afirma. “A nossa Corte (TSE) é formada por homens honrados, sérios, dignos, mas que na condição humana estão expostos ao erro e houve um erro.”

Os ministros do TSE cassaram o mandato de Cunha Lima e de seu vice, José Lacerda Neto (DEM), por abuso de poder econômico e político durante a campanha eleitoral de 2006. Na defesa da tese de que uma releitura atenta do processo poderá reverter o processo, o governador alega que não foi cassado por compra de voto nem por improbidade administrativa, mas pela acusação de uso promocional de um programa chamado Ciranda de Serviços, que não ocorreu durante as eleições. “Portanto, eu não posso me promover em torno daquilo que não existiu”, complementa.

31/01/2009 – Tribuna do Norte

DEFESA CIVIL ALERTA PARA CHUVA FORTE NO RN
Até este domingo (01), áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuva.
Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins, Rio de Janeiro, Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal.Até este domingo (01), áreas de instabilidade mantêm as condições de pancadas de chuva no Triângulo Mineiro, Zona da Mata, sul e centro de Minas Gerais; no Maranhão, no Piauí e no Rio Grande do Norte. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, a chuva poderá ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas.

Novo salário mínimo, de R$ 465, entra em vigor neste domingo
Reajuste de 12% foi mantido apesar dos cortes no Orçamento.
Seguro-desemprego e abono também serão reajustados.
Entra em vigor neste domingo (1º) o novo salário mínimo, que passa de R$ 415 para R$ 465. O valor corresponde a um reajuste de 12%, incluindo a inflação dos últimos doze meses e um percentual de 6,39% de ganho real. O reajuste terá reflexo no início de março, quando normalmente são pagos os salários de fevereiro.

Além do salário-mínimo, também passam a valer os novos valores do seguro-desemprego e do abono salarial. O valor médio do seguro passa de R$ 564,40 para R$ 632,40. Já o abono terá o mesmo valor do salário mínimo, R$ 465. O ministro aposta que os reajustes dos dois benefícios também poderão contribuir para aquecimento do mercado.

Segundo os cálculos do Ministério do Trabalho, o reajuste do salário mínimo beneficiará aproximadamente 25 milhões de trabalhadores formais e informais, que recebem até um salário por mês, além de cerca de 17,8 milhões de pessoas que recebem até um salário mínimo como benefício previdenciário ou assistencial pago pela Previdência Social, num total de 42 milhões de beneficiados.

De acordo com o ministro Carlos Lupi, o reajuste significa uma injeção de cerca de R$ 21 bilhões na economia brasileira.

O valor do novo mínimo havia sido negociado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais em 2008 e foi confirmado pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, na terça-feira passada (27), durante o anúncio de corte provisório do Orçamento de 2009.

Deixar um comentário