ENCONTRO NACIONAL COM OS PREFEITOS

ENCONTRO COM LULA
O “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas”, organizado pelo Palácio do Planalto, vai reunir representantes dos municípios, ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, nas próximas terça e quarta-feira. O convite foi feito pelo próprio presidente aos prefeitos e o objetivo, segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio, é conclamar a todos a fortalecer os investimentos, as políticas públicas e os programas em parceria com o Executivo. A intenção é pactuar 10 grandes compromissos com os prefeitos para os próximos três anos.

CONVITE
O presidente Lula abrirá o encontro na terça-feira, às 14h. Além de ministros, também foram convidados os presidentes da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Brasil, segundo a Secretaria de Relações Institucionais, tem 5.563 municípios. Em 2009, 60% dos prefeitos assumiram um novo mandato e 40% foram reeleitos.

CRISE E IMPOSTOS
O presidente Lula pedirá, no encontro com os prefeitos, empenho nas parcerias com o governo federal, principalmente no que envolve ações contra o analfabetismo e a mortalidade infantil. Mas, se os prefeitos do RN tiverem oportunidade de falar, vão aproveitar para fazer suas queixas. Eles estão preocupados com medidas adotadas pelo Ministério da Fazenda que implicaram na queda do Fundo de Participação dos Municípios.

PREFEITA DE MONTANHAS PASSARÁ SEMANA EM BRASÍLIA (DF)
A Prefeita da cidade de Montanhas, Maria Eliete Coutinho Bispo (Letinha), viaja, na próxima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, à Brasília, onde permanece até o dia 13. Na agenda de viagem consta, além da participação no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas nos dias 10 e 11, a mesma fará visitas a todos os deputados federais e senadores da bancada do RN para tratar de emendas parlamentares para o seu município.
HENRIQUE I
O senador Garibaldi Filho (PMDB) tem confirmado a interlocutores que na audiência com o presidente Lula da Silva (PT) na qual se despediu da presidência do Senado ouviu do chefe do Executivo referências à possibilidade de candidatura própria do PMDB ao Governo do Rio Grande do Norte em 2010 e que um bom nome seria o do deputado federal Henrique Eduardo Alves(foto).

HENRIQUE II

Henrique Eduardo também defende que o PMDB passe a participar diretamente da administração estadual, inclusive ocupando cargos.

HENRIQUE III

A participação do PMDB na administração Wilma de Faria pode se concretizar com a indicação do novo secretário estadual de saúde. A pasta é a que mais tem preocupado a governadora em seu segundo mandato.

HENRIQUE IV

A intenção do PMDB é mesmo comandar a secretaria estadual de saúde, uma das maiores e mais importantes da administração. A favor desta intenção conta o fato do Ministério da Saúde ser comandado por um integrante do PMDB, o carioca José Gomes Temporão.
Fonte:Coluna Entrelinhas – JH



HENRIQUE PODE SER MINISTRO DA PREVIDÊNCIA
Pronto!
O Blog começou publicando que, com a vitória de Michel Temer para presidência da Câmara, o caminho do deputado Henrique Alves seria um Ministério.
Só não sabia qual.
Agora o colunista Cláudio Humberto, na sua coluna da internet e de vários jornais do país, dá a dica:
Leia:
MINISTRO HENRIQUE
Se o ministro José Pimentel (Previdência) for mesmo para o TCU, seu substituto mais provável será o líder do PMDB, Henrique Alves (RN).

MINISTRO DA PREVIDÊNCIA SE REÚNE
COM GERENTES DO INSS NO NORDESTE

O ministro da Previdência Social, José Pimentel, se reúne hoje (6) e amanhã (7) com gerentes executivos e chefes de unidades do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Região Nordeste. Os encontros ocorrem em Maceió, Salvador e Recife e vão debater ações para melhorar o atendimento ao segurados.
Também fazem parte da pauta temas como o reconhecimento automático de direitos previdenciários, o Plano de Expansão da Rede de Agências da Previdência Social e o Plano de Ação 2009.
Participam do encontro 15 gerentes executivos e 196 chefes de Agências da Previdência Social (APS), além do gerente regional do Nordeste, José Nunes Filho. Também estarão presentes representantes da Junta de Recursos da Previdência Social, da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) e da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Riscos (APE).


MÁRCIA MAIA RODA PELO INTERIOR PARA
GARANTIR SUA REELEIÇÃO EM 2010

De olho no projeto de reeleição em 2010, a deputada Márcia Maia tem intercalado os dias de verão e recesso da Assembléia Legislativa, com viagens ao interior para atender suas bases eleitorais.
E em dia de mandato itinerante no município de Carnaubais, ela saiu parando em alguns municípios para fazer política.
Em Caiçara do Rio dos ventos, Márcia foi receber o apoio de 5, dos 9 vereadores da cidade: o presidente da Câmara, Chico de Sinval…Chicão, Buba, Luquinha e Marcos de Ubaia.
Todos eleitores e cabos eleitorais de Márcia em 2010.
Foto: Laurivan Sousa

PARA WALTINHO, O PAI SENADOR GARIBALDI FILHO
PODE SE ALIAR A WILMA EM 2010

Depois de muita lavagem de roupa suja entre a governadora Wilma de Faria e o senador Garibaldi Filho….
Parece que os dois tendem mesmo a caminhar juntos em 2010.
Tudo é possível, entende o deputado Walter Alves, filho de Garibaldi, em entrevista ao JH Primeira Edição.
Concluindo que a prioridade será a reeleição de Garibaldi.


ALIANÇAS POLÍTICAS PARA 2010:
TUDO PODE ACONTECER
As eleições 2010 já são o principal assunto entre os políticos. As articulações estão em curso, embora de forma discreta e silenciosa, pelo tempo considerável que ainda se tem até as convenções. No entanto, um aspecto, desta vez, vem chamando atenção. Como os principais grupos – base da governadora Wilma de Faria (PSB) e base da prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) – possuem composições diferentes, com pré-candidatos coincidentes – como os casos do deputado estadual Robinson Faria (PMN) e do deputado federal João Maia (PR) – e distintos – como os casos da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) e do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) -, tudo pode acontecer. Além disso, dois elementos surgem para reforçar essa situação: a disputa de duas vagas para o Senado e o fim da verticalização, instituto que obrigava os partidos a repetirem, nos estados, as alianças formalizadas nacionalmente. Até os partidos que possuem pré-candidatos próprios ao governo, como o DEM e o PSB, têm evitado apontar seus nomes como preferenciais, naturais ou até mesmo prioritários. Sob o pretexto de colocar, acima dos interesses partidários, o desejo de que o grupo ao qual fazem parte se mantenha unido até as próximas eleições. Na realidade, ambas as legendas possuem candidatos ao Senado, Wilma de Faria (PSB), senador José Agripino Maia (DEM) e o senador Garibaldi Alves(PMDB), Ninguém está disposto a fechar portas.

Agripino dá o troco em Collor
Se confirmada a informação que Denise Rothenburg publica hoje no Correio Braziliense, em sua coluna Brasília-DF, dando conta de que no Senado Federal José Agripino Maia vai orientar a bancada democrata a apoiar a indicação do tucano Eduardo Azeredo à presidência da Comissão de Relações Exteriores, deixando o petebista Fernando Collor chupando o dedo, vai se materializar o clássico e sempre atual “plantei um pé de cá-te-espero” do qual falava minha avó.Agripino nunca esqueceu o não que recebeu de Collor quando pediu o seu voto para ser o presidente do Senado, em 2007, na disputa com o alagoano Renan Calheiros.Bobagem dizer que um eventual apoio a Eduardo Azeredo significa um aceno para recompor as relações entre o DEM e o PSDB.Mesmo porque as relações nunca estiveram ameaçadas.

Deu em o Estado de S.Paulo
PMDB já coloca preço para indicar vice na eleição de 2010
De olho na Casa Civil do futuro governo, partido começar a articular mínima unidade para fazer valer exigências
De Christiane Samarco:
Fortalecido pela eleição municipal e com a vitória dupla, na Câmara e no Senado, o PMDB já começa a definir sua tática política para 2010. Alvo preferencial do governo e da oposição para uma aliança nacional, o partido sonha alto para se alinhar com algum candidato. Deseja comandar a Casa Civil do futuro governo e tomar conta da gerência executiva. Foi isso que o ministro da Integração Nacional, deputado Geddel Vieira Lima (PMDB-BA), quis dizer quando, em tom jocoso, afirmou que queria ser “o Dilmo da Dilma”, ou seja, assumir a Casa Civil de seu eventual governo, não simplesmente ocupar a Vice-Presidência de uma chapa com o PT.
Não é à toa que o PMDB se mostra interessado pela Casa Civil. O posto é o mais estratégico da máquina federal. Coordena todas as ações dos ministérios e toca o ritmo das ações do Executivo. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus dois ocupantes tiveram grande destaque. Primeiro foi José Dirceu, tratado como “superministro”, tamanha a influência que exercia sobre todos os programas. Depois, veio Dilma Rousseff, que, por seu perfil técnico de “gerentona” e na falta de um sucessor natural no PT, viabilizou a pré-candidatura presidencial. Assinante do jornal leia mais em: Fortalecido, PMDB já coloca preço para indicar vice na eleição de 2010

Deu na Folha de S.Paulo
Disputas locais desafiam PT e PMDB para acordo em 2010
Apesar do clima de lua de mel entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula peemedebista, em mais de dez Estados a relação entre PT e PMDB está bem longe de ser classificada como harmoniosa. As discórdias se concentram em importantes colégios eleitorais, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, que juntos têm cerca de 47% do total de 130,4 milhões de eleitores do país.
A dificuldade em montar palanques estaduais pode se transformar num dos principais empecilhos para a viabilização da coligação entre PT e PMDB nas eleições presidenciais de 2010. Para reduzir a ala dissidente do partido que hoje prega o afastamento do PT, a pré-candidata Dilma Rousseff (Casa Civil) terá de trabalhar para apagar alguns incêndios.
Na Bahia, PMDB e PT se distanciaram na eleição municipal do ano passado, num conflito que opôs o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) e antecipou a disputa pelo governo do Estado, cargo almejado pelos dois. O racha pode ser evitado se Geddel ganhar o cargo de vice numa chapa de Dilma. Assinante do jornal leia mais em: Disputas locais desafiam PT e PMDB para acordo em 2010

ALIVIAR O AMBIENTE
Com críticas pesadas contra as elevadas taxas de juros, os empresários estão ganhando a briga contra o Governo. Os bancos do Nordeste e do Brasil, por exemplo, reduziram as taxas de juros de suas operações financeiras, beneficiando desde grandes e médias empresas até microempreendedores clientes do programa de microcrédito. As taxas de juros do Crediamigo caíram de 1,95% ao mês para 1,32% ao mês, o que reduz o custo efetivo anual dos juros do Programa dos atuais 26,8% para 17%. Na linha de crédito para capital de giro das empresas, a taxa caiu de 0,98% para 0,96% ao mês; nos descontos de duplicatas, cheques pré-datados e notas promissórias, a redução foi de 1,30% para 1,27%. O BNB reduziu também as taxas de CDC, empréstimo consignado, cheque empresa e conta empresarial.

PREFEITOS LEVAM REIVINDICAÇÕES PARA APRESENTAR AO PRESIDENTE LULA
Parte inferior do formulário
No encontro da próxima terça-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os prefeitos do Rio Grande do Norte levarão reivindicações e reclamações. A principal delas são as reduções nos impostos promovida pelo Governo Federal, que trazem reflexo direto no Fundo de Participação dos Municípios repassado pelos cofres da União.
“O Governo Federal reduziu o IPI (Imposto sobre Produto Industrial) e mudou a base do Imposto de Renda. O repasse do FPM é feito com base nesses dois impostos. Além da crise econômica os municípios agora ainda passam pela redução do FPM”, destacou o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio.
Ele disse que também espera, nessa reunião, o debate sobre Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, que já deveria estar em funcionamento, mas a capacitação dos servidores públicos estaduais e municipais ainda está por vir.

HENRIQUE ALVES DESCARTA ALIANÇA COM O DEM

Ao comentar as declarações da senadora Rosalba Ciarlini, que defendeu aliança com o PMDB, o presidente estadual peemedebista, deputado federal Henrique Eduardo Alves terminou expondo critérios de união para o PMDB em 2010. O parlamenta federal disse que não vê como se compor com o DEM no Estado potiguar.
Henrique Alves foi contundente ao destacar que a aliança dos peemedebistas no Estado passarão, necessariamente, pela base de partidos que apóiam o Governo do presidente Luiz Inácio Lula.
“Tenho muito carinho pela senadora Rosalba Ciarlini, acredito na sua boa intenção. Mas o PMDB se prende a um projeto muito próximo ao presidente Lula”, destacou, ao analisar as declarações de Rosalba Ciarlini que deseja estar no mesmo palanque dos peemedebistas em 2010.
O deputado federal Henrique Alves lembrou que a posição do PMDB no Governo Federal é muito confortável. “O PMDB está confortável, respeitado, trabalhando com o presidente Lula. E aí estão os resultados da pesquisa de avaliação (do Governo Federal)”, ressaltou.

RONDA AÉREA
A Polícia Federal comprou mais um jato ERJ-145 da Embraer. O primeiro foi adquirido em 2006.SEM PRESSA Candidato à presidência do PMDB, o deputado Eunício Oliveira (CE) não tem pressa. Sabe que seu tempo vai chegar, mais cedo ou mais tarde.

PALOCCI TAMBÉM NA DISPUTA PELA SAÚDE
Com orçamento de R$ 59 bilhões e grande visibilidade política, o cargo de ministro da Saúde é sonho de consumo de candidatos a governador, em 2010. Além de Arlindo Chinaglia, que pretende o governo paulista, e Tião Viana, já em campanha para governar o Acre, outro figurão do PT quer o emprego de José Gomes Temporão: o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci, também pré-candidato ao governo de São Paulo.

Deixar um comentário