Fome de Autoritarismo

Fome de autoritarismo
Seg, 16/02/09 por Arnaldo Jabor

A Venezuela tem a maior inflação da América Latina: 31%. O crime aumentou duas vezes e meia. O preço dos alimentos cresceu 50%, o tráfico de drogas tem envolvimento com a polícia, a burguesia bolivariana banha-se no leite de cabra da corrupção e como o preço do petróleo despencou, tudo vai piorar.
E, no entanto, Chávez deve vencer o referendo. E pergunta-se : por que? Porque a democracia na América Latina é um mal-entendido.
Democracia é tolerância, respeito ao indivíduo dentro do interesse público, mas vai explicar isso a um povo massacrado por décadas de exploração e ignorância.
A culpa não é do povo, mas da burguesia que nunca fez nada por ele nos períodos democráticos. Isto criou a fome de autoritarismo e Chávez, esperto fascista, apelidou-se de revolucionário, dá ao povo a sensação de comando.
Com o Chávez o povo, pelo menos, tem a presença da barriga arrogante, a beiçola em desafio, o queixo de Mussolini, a gritaria contra inimigos, a mentira bem armada, as camisas vermelhas e como não tem como avaliar, vai dar-lhe o poder eterno.
Chávez ficará para sempre, 100 anos se quiser e assim como o capitalismo desmoralizou o capitalismo, a democracia vai agora eleger ditaduras legais.

Mensalão:

Mais de quinhentas testemunhas de defesa serão ouvidas em cerca de 300 dias
O ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal (AP) 470 (Mensalão), determinou o início da oitiva das testemunhas de defesa dos 39 réus pelos juízes federais que já atuaram no processo, em diversos estados, por delegação do ministro. Na AP, é investigado o pagamento de propinas a parlamentares para apoiarem iniciativas do governo no Congresso.

GOVERNO
Fernando Collor (PTB) quer voltar ao Palácio dos Martírios. O senador, cujo mandato se encerra em janeiro de 2015, prepara-se para ser candidato, ano vindouro, a governador de Alagoas.

HENRIQUE
Vale a pena anotar para conferir adiante: Henrique Eduardo Alves não será ministro no governo Lula da Silva. Presidente nacional do PMDB, também não. Tampouco, candidato a governador do estado.

CIRURGIA
Roseana Sarney (PMDB-MA) interna-se, fim da primeira semana de março, no Hospital Albert Einstein. Recomendada por equipe médica, a cirurgia de aneurisma na senadora deve ser realizada na sequência.

VIAGEM
Convidado de Lula da Silva, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), acompanha-o na visita oficial aos Estados Unidos (Nova York e Washington). A viagem começa próximo dia 15.

BREJINHO
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) condenou Ivanilde Matias Xavier de Medeiros a devolver R$ 941.680,85, valor atualizado, ao FUNDEF. A quantia foi destinada à pasta de Educação do município, mas a ex-prefeita não prestou conta dos gastos efetuados. Além disso, Ivanilde terá de pagar multa de R$ 300 reais recolhida à conta do FRAP. O relator do processo foi o conselheiro Alcimar Torquato, e a decisão foi tomada na Primeira Câmara de Contas.
Fonte:Walter Gomes

Deixar um comentário