SEMANA PEDAGÓGICA – NOVA CRUZ

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇA MARCA
ABERTURA DA SEMANA PEDAGÓGICA

A Secretaria Municipal de Educação da cidade de Nova Cruz, deu inicio ontem a semana pedagógica. O evento contou com as presenças da secretária de Educação, Rosângela Cilene, Chefe 3ª DIRED, Pe. Adelson, secretário do meio ambiente, Francisco de Assis, Assessor Jurídico, Dr.José Moraes, representando o prefeito Flávio Azevedo, Professor Djair Claudiano, Professores, Coordenadores e Diretores de escolas municipais, além do presidente da câmara municipal, Antonio Gomes e do vereador Gelson Vitor.
Com o tema Meio Ambiente e Cidadania, foi assim abertura da semana pedagógica que contou a celebração eucarística com o Padre Mario, em seguida a secretária de Educação Rosângela Cilene, deu boas vindas aos seus colegas professores que fazem a educação do município, a secretária Cilene solicitou dos professores empenho na questão ambiental, nos quatros anos do governo Flávio Azevedo, “vamos arregaçar as mangas da camisa e vamos trabalhar a educação e o meio ambiente”, acrescentou Cilene.

ANALFABETISMO
O chefe do 3ª DIRED, Pe. Adelson, falou da preocupação que o mesmo está com a educação do município, tanto na esfera municipal quanto na estadual. Vamos juntos fazer uma parceria para tirar o município, dessa situação de quase 49% da população são analfabetas, colocou o representante do DIRED.
Já a secretária de Educação, disse da preocupação do índice de analfabetismo em Nova Cruz, que chega os 49% da população do município é analfabeta, ela pediu empenho dos professores para reverter esse quadro preocupante, só vamos melhorar a educação do município, com dedicação, amor e respeito com os nossos alunos.
Dr. José Morais fez as honras do prefeito Flávio Azevedo, que se encontra em Brasília no encontro dos prefeitos, Zé Morais disse das preocupações do prefeito com a educação e principalmente o meio ambiente.

CHIQUINHO E O MEIO AMBIENTE
No entender do secretário do meio ambiente Chiquinho, “o município está muito longe de atingir uma boa meta na educação, com esse índice de 49% de analfabeto que foi deixado pelo ex-prefeito do município, um homem que é professor e deixar a população numa penúria dessas na educação, não é pra acreditar, mais nós estamos aqui para informar a população como esse cidadão não tinha nenhum compromisso com Nova Cruz, principalmente na área dele, que é a educação”, finalizou Chiquinho.

LINK DA NOTÍCIA

POLÍTICA
Parece que as entrevistas do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, neste final de semana, andaram agitando os terreiros da empanada política local.Os porta-vozes estão agitados. E olhe que o ano começou ontem. Tem muita reta tabajara na frente para ser ciscada.

VERANICO
Está ocorrendo um veranico nestes últimos cinco dias por estes sertões nordestinos, aliás já previsto pelo pessoal da Meteorologia. As chuvas do Ceará caíram de intensidade. Pela região oeste do Rio Grande do Norte, idem.No final de semana e Emparn registrou chuvas finas apenas no Seridó: Caicó (açude Novo Mundo), 9 milímetros; Timbaúba dos Batistas, 8. Também passou um chuva pelo Itans: 7,8.Em Queimadas de Baixo, o termômetro, domingo, chegou aos 35 graus. Mas a babugem permanece viçosa, verde que só.

DA AFTOSA
Hoje à noite, coisa das 20, tem palestra na Anorc (Parque de Exposição de Parnamirim). O pessoal do Ministério da Agricultura vai fazer uma exposição sobre a mudança da posição do Rio Grande do Norte de “Zona de Risco Desconhecido” para “Zona de Risco Médio”. Isso quer dizer, pecuária livre da Aftosa com vacinação.

BRASÍLIA

Prefeitos de todo o Brasil estão em Brasília. Crise? Que crise, cara? As churrascarias lotadas, prato cheio, arroto franco. O arroto da democracia. Os prefeitos de todo o Brasil vão se encontrar com o presidente Lula. Derna de ontem que pisam os tapetes do Congresso, Câmara e Senado. Gabinetes cheios onde se ouve todos os sotaques.Leio nas folhas que também foram a Brasília conselheiros dos Tribunais de Contas de todos os Estados. Para o mesmo encontro. Agora sim, vamos ter acertos de contas pra valer, numa parceria que só mesmo acontece numa democracia robusta como é a do Brasil.Mesmo que isso impeça que nos postos de saúde dos municípios faltem medicamentos e médicos. Mesmo assim nada impedirá o bom papo e a boa picanha das suculentas churrascarias de Brasília.

ELEIÇÃO EM BRASÍLIA
Hoje é dia de eleição em Brasília. Eleições para presidentes das comissões técnicas do Senado. O senador Garibaldi Filho é candidato a presidente da Comissão de Estudos Econômicos.
Fonte:Coluna WM

MP DA PILANTROPIA
O presidente da Câmara, Michel Temer, decidiu liderar hoje a rejeição da medida provisória 446/08, a MP da ‘Pilantropia’, que renova o certificado de entidade filantrópicas de milhares de ONGs, inclusive daquelas envolvidas em escândalos de corrupção. O objetivo de Temer é “diminuir as tensões entre Legislativo e Executivo”. Rejeitada a MP, Temer quer fazer tramitar em caráter de urgência um projeto de Lei que a substitua.

RECURSOS
O Tesouro Nacional deposita hoje, nas contas das prefeituras do Rio Grande do Norte, a primeira parcela do Fundo de Participação de fevereiro. Os de menor porte receberão R$ 208,2 mil, 39% a mais que o valor da primeira parcela de janeiro, o que sinaliza um aumento de 20% no FPM de fevereiro, conforme previsto pelos técnicos do Tesouro.

HENRIQUE INTERMEDIA ENCONTRO DA PREFEITA
MICARLA COM O MINISTRO GEDDEL VIEIRA

Foi o deputado-líder Henrique Alves quem marcou a audiência de hoje, onde o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira receberá a prefeita de Natal Micarla de Sousa.
O encontro será agora pela manhã…
O Blog só não conseguiu confirmar ontem à noite se Henrique acompanhará a prefeita.
Micarla vai ao gabinete de Geddel antes da reunião do presidente Lula com prefeitos de todo o país.
Fonte:Blog Thaisa Galvão

CONCURSOS
CARGOS SÃO PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE.

SALÁRIOS CHEGAM A R$ 14.507,19.
Do G1, em São Paulo
Os pelo menos 35 concursos públicos que estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (9) oferecem 11.340 vagas em todos os níveis de escolaridade, sem contar os concursos para cadastro de reserva.

Ao contrário do que disse Wilma, Iberê afirma que não há uma data fixa para a definição do nome do candidato a governador pelo sistema da situação
Foto: Márlio Forte
O vice-governador Iberê Ferreira(foto) reafirmou mais uma vez seu desejo em disputar o Governo do Estado em 2010.

Em entrevista concedida à Rádio Globo Natal, no início da noite desta segunda-feira(9), Iberê confirmou as conversas com os deputados João Maia e Robinson Faria, que também são pré-candidatos a governador.

Ele disse que na conversa com João e Robinson a palavra “pacto” não foi mencionada, mas assinalou que os três postulantes ao Governo concordaram com a necessidade de manterem a unidade e trabalharem suas candidaturas.

NÃO VAI O JANTAR
Mais um prefeito do Seridó rompe com Fábio Faria por não ter ajudado a conseguir recursos para seu município
Quem pensa que é só o prefeito de Jucurutu, Júnior Queiroz (PSB) que não vai ao jantar oferecido hoje (10), pelo deputado federal Fábio Faria (PMN), se engana. Outro prefeito do Seridó também já admite que não votará na reeleição do parlamentar e faz coro ao colega dizendo que Fábio Faria também não conseguiu nenhuma emenda com recursos para seu município.
Reeleito com mais de 56% dos votos, o prefeito Iranildo Pereira (PMDB), que desembarca amanhã (10) em Brasília, também não vai ao jantar no restaurante Mangai, oferecido por Fábio Faria (foto). Em 2006, Iranildo apoiou Fábio em Santana do Seridó, na época ainda aliado ao ex-prefeito Hudson Pereira de Brito (PTB). Juntos conseguiram transferir para o jovem candidato, quase 50% dos votos válidos daquela eleição em Santana do Seridó.
Fábio Faria, que assim como em Jucurutu também foi o deputado federal mais votado em Santana do Seridó deverá também perder o apoio do ex-prefeito, já que Hudson Brito é assessor do vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), que vai lançar o diretor Geral da Emater/RN, Luiz Cláudio Chopp para deputado federal.
Fonte:Blog Marcos Dantas

BASE DE IBERÊ
A base política do vice – governador Iberê Ferreira de Souza, já dão sinais que vai mesmo apoiar a candidatura do Diretor Geral da Emater/RN, Luiz Cláudio Chopp para deputado federal. Com isso aqueles apoios que serviram para a candidatura do deputado federal Fábio Faria em 2006 agora vão migrar para Luís Claudio, é claro com o aval do vice – Iberê de Souza.

ESTRATÉGIA
Disposto a não perder o espaço político que conquistou como suplente de senador e como prefeito de dois mandatos da cidade de Parnamirim e, de quebra, assumindo a oposição à governadora Wilma de faria e à prefeita Micarla de Sousa e tentando construir a candidatura do filho Carlos Eduardo ao governo do estado em 2010 e a sua própria à Assembléia Legislativa, Agnelo Alves assumiu, desde ontem, o maior espaço de mídia que um jornalista político já o fez no RN em toda a sua história..

PODER DE FOGO
Sócio-proprietário de uma rádio FM de grande audiência na Grande Natal, Agnelo Alves que também é sócio minoritário de mais de um jornal e de uma emissora de TV, passa agora a escrever uma página inteira aos domingos no jornal O Poti, manterá, através de terceiro, um generoso espaço na Tribuna do Norte e comandará, diariamente, o programa Panorama Político na Rádio Cabugi e em cadeia com outras 16 emissoras de rádio, além de assumir a editoria de jornalismo da TV União. Não vai dar moleza não. (É)… o que se diz…

BANCO SOCIAL
A Caixa Econômica Federal anunciou no final de semana a redução das taxas de juros em 20 de suas linhas de crédito, com destaque para a compra de material de construção, automóveis e empréstimo consignado . Foi a terceira queda que a CEF fez nas taxas neste ano, o que também beneficia as empresas que buscam financiamento no banco.

CARLOS EDUARDO, O BLEFE
Carlos Eduardo vai sustentar por um tempo a idéia de disputar o Governo do Estado, para isso está esperando que o PT o lance oficialmente como nome para a sucessão. Caso isso não ocorra, no segundo semestre de 2009, Carlos Eduardo vai tocar seu verdadeiro projeto.CARLOS

EDUARDO, O PROJETO
O que está nos planos do ex-prefeito de Natal é fazer dobradinha com Agnelo Alves na eleição proporcional de 2010. Carlos Eduardo para deputado federal e o pai, Agnelo para estadual. Por enquanto, o que Carlos quer mesmo é que seu nome volte à mídia.

TRÊS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS ELEGERAM
NOVOS PREFEITOS ONTEM
Lisiane Wandscheer
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os municípios de Caetés, Lagoa Grande e Pombos, em Pernambuco, elegeram novos prefeitos ontem (8). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as eleições transcorreram com tranqüilidade e não houve problemas com as urnas eletrônicas.
Em Caetés, no Agreste pernambucano, terra natal do presidente Luís Inácio Lula da Silva, os 17.212 eleitores elegeram Aércio José de Noronha, do PSB, com 6.327 votos, ou 52,37% dos votos válidos. No município de Lagoa Grande, a 713 quilõmetros da capital, com 16.816 eleitores, foi eleita Rose Mary de Oliveira Garziera, do PMDB. A candidata totalizou 6.654 votos, ou 51,42% dos votos válidos e na cidade de Pombos, a 57 quilômetros de Recife, os 16.951 eleitores elegeram pela segunda vez Cleide Jane Sudário Oliveira, a Jane Povão, do PR, com 9.471 votos, 67,42% dos votos válidos.

OLHO NA DENGUE
O primeiro balanço da dengue no Rio Grande do Norte registra a notificação de 152 casos no Rio Grande do Norte, felizmente, com nenhum óbito a se lamentar, contra 2.576 no ano passado. Natal lidera com 84 casos registrados e Mossoró com 47.
A prefeita Micarla de Souza reuniu-se com 500 agentes de saúde, preparando uma grande campanha para enfrentar a epidemia.
Parnamirim também está mobilizada contra a Dengue com 60 agentes de saúde e 40 soldados da Base Aérea, que identificaram 45 focos do mosquito.
Aqui no Agreste já é hora dos prefeitos ampliarem o combate a dengue, até esse momento não vir se quer um simples agente no combate a dengue já esta na hora de se combater o mosquito.

FÁBIO FARIA RECEBE HOJE EM BRASÍLIA
PREFEITOS DO RN EM JANTAR

Depois de participarem de reunião com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, prefeitos do Rio Grande do Norte participarão de um jantar oferecido pelo deputado federal Fábio Faria (PMN). O jantar está agendado para o restaurante Mangai. O deputado Fábio Faria (PMN) recebe hoje em Brasília cerca de 30 novos prefeitos do Rio Grande do Norte para um jantar em torno da solidificação da candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Robinson Faria (PMN), seu pai. A intenção do deputado e de Robinson, que estará presente ao evento é o de prestar total assistência aos prefeitos que são ligados politicamente o seu grupo político, principalmente com vistas à pretensão de Robinson ao governo do Estado.
“Estamos convidando aqueles prefeitos que têm ligação com o nosso mandato, vamos oferecer todo apoio do gabinete para acompanhar os projetos dos municípios junto aos ministérios, e discutir propostas que possam viabilizar novos investimentos federais às cidades do Rio Grande do Norte”, explica Fábio Faria, que está fortalecendo sua equipe de assessoramento parlamentar para assegurar assistência aos prefeitos.

HORÁRIO DE VERÃO TERMINA NO PRÓXIMO DOMINGO
O horário de verão, em vigor em três regiões do país desde 19 de outubro do ano passado, termina à 0h do próximo domingo (15). Na ocasião, os relógios deverão ser atrasados uma hora no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste do país.
Essa é a 38ª vez que a medida é implantada no país. A mudança afeta os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Os Estados da região Nordeste ficaram de fora do horário de verão.

Lula vem a Ceará-Mirim conhecer polo de criação de tilápias
Visita começa às 14h da sexta-feira (13) e também inclui as

obras de duplicação da BR-101.
Por Redação
Vlademir Alexandre

Lula durante lançamento do PAC no Rio Grande do Norte
O presidente Lula vem a Ceará-Mirim na próxima sexta-feira (13) conhecer o Polo de Tilapicultura do Mato Grande, localizado em Ceará-Mirim. Ele chega às 14h e ficará apenas algumas horas em solo potiguar.A agenda ainda não foi fechada. Além da criação de tilápias, projeto realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte no assentamento de Reforma Agrária Canudos, o presidente deverá visitar as obras de duplicação da BR-101. Os compromissos são apenas administrativos.Polo de TilapiculturaO Polo de Tilapiculcultura surgiu há quatro anos com o propósito de gerar renda e oportunidades de trabalho para os moradores de várias comunidades rurais da região do Mato Grande. Atualmente, são pescadas cerca de 13 toneladas de tilápias por mês, que são comercializadas por empresas incubadas da UFRN.* Com informações da Agecom/UFRN

PMDB E PSDB POSSUEM MAIORIA DOS PRESIDENTES DOS LEGISLATIVOS
Juntos os dois partidos elegeram 14 parlamentares para o comando das Casas.
Por Redação
Agência Brasil

Dos 26 estados do país, o PMDB e o PSDB elegeram 14 presidentes para as Assembléias Legislativas. Cada legenda detém o comando de sete Casas. Estão empatadas.

No caso do PMDB houve uma baixa. Em 2007, o partido contabilizava oito presidências. Já o PSDB conseguiu eleger mais dois em relação a penúltima eleição para o cargo.

No entanto, a nível nacional o primeiro está em situação vantajosa com o comando do Congresso Nacional. Com Sarney no Senado e Michel Temer na Câmara o PMDB caminha fortalecido para as eleições 2010.

Deixar um comentário