Jornal do Agreste impresso vai voltar a circular

Agricultores podem acompanhar projetos do Crédito Rural do Pronaf na internet
A Emater-RN desenvolveu o Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos (Siap) para melhorar o gerenciamento e acelerar a tramitação entre a instituição e os bancos financiadores

Por Redação
Os agricultores familiares do Rio Grande do Norte já podem acompanhar, pela internet, a situação dos seus projetos de crédito rural do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A Emater-RN desenvolveu o Sistema Integrado de Acompanhamento de Projetos (Siap) para melhorar o gerenciamento e acelerar a tramitação entre a instituição e os bancos financiadores. O Siap já está em fase de experiência piloto em 26 municípios e as consultas estão disponíveis no portal da Emater-RN na internet: http://www.emater.rn.gov.br/Através do Siap, os agricultores podem acompanhar cada etapa do processamento da sua proposta de crédito rural do Pronaf, desde a elaboração pelo extensionista da Emater-RN, o envio ao banco, a tramitação e aprovação, até o encerramento das operações financeiras. O novo sistema também vai permitir um maior controle dos projetos de crédito feitos pela Emater-RN e deve diminuir o tempo para a concessão do crédito.Durante todo o mês de março, o Siap será utilizado pelas agências do Banco do Nordeste em Natal, que atendem municípios das regiões do Potengi, Mato Grande, Agreste e Litoral Sul, além da agência do Banco do Brasil em São Paulo do Potengi. Os extensionistas da Emater-RN que prestam assistência nessas regiões foram capacitados para utilização da ferramenta. A expectativa é que, a partir de abril, todos os municípios potiguares adotem o novo sistema.O Siap foi desenvolvido pela equipe de analistas de sistemas do Grupo de Informatização da Emater-RN. O sistema utiliza a linguagem PHP, que permite desenvolver aplicações mais rápidas e que podem ser acessadas com agilidade mesmo de conexões à internet em banda estreita. Os agricultores familiares que não possuírem acesso à internet, podem realizar a consulta através das Escolas de Inclusão Digital e Cidadania, ou a partir de qualquer telecentro comunitário.

Suspensão de pagamento

O movimento municipalista entregou no dia (11) ao presidente do Senado, José Sarney, e ao presidente da Câmara, Michel Temer, documento que pede a suspensão temporária do pagamento das contribuições previdenciárias até que seja feito um encontro de contas com o INSS. Um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Municípios informa que a Previdência Social deve R$ 24,5 bilhões aos municípios, enquanto a dívida previdenciária dos municípios é de R$ 22 bilhões. Aos parlamentares, os prefeitos disseram que o endividamento dos municípios com a previdência geral, fruto de correções monetárias indevidas, inviabiliza a gestão pública dos municípios.

Esplanada dos Ministérios

O senador Garibaldi Filho acompanhou esta semana prefeitos em diversas audiências na Esplanada dos Ministérios. Ele esteve nos gabinetes dos ministros Orlando Silva (Esporte), Márcio Fortes (Cidades) e Geddel Vieira da (Integração Nacional).
AGNELO DEVERÁ SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

Vários ex-prefeitos, prefeitos e vereadores serão candidatos em 2010 principalmente a mandados proporcionais de deputado. Aqui em Natal estão certas as candidaturas dos vereadores Dickson Násser(PSB), Ney Lopes (DEM) e Paulo Vágner (PV) a deputado estadual. Outros dizem que serão mas, com certeza, não passarão na peneira partidária. Os ex-prefeitos Agnelo Alves (Parnamirim), Fernando Cunha Lima Bezerra (Macaiba), Enildo Trindade ( Estremoz), Luiz Tomba de Faria (Santa Cruz), Rudson Dison Lisboa (Goianinha) Jurandir Marinho (Canguaretama) Cid Arruda Câmara ( Nova Cruz) Ronaldo da Fonseca Soares (Assu) Luciano Lopes de Araújo (Jucurutu) João Newton da Escóssia ( Mossoró) e Tarcísio Ribeiro (Ielmo Marinho) estão na minha relação de pré-candidatos a deputado estadual em 2010. Anotem e confiram o percentual de acerto da minha previsão.
Fonte: Blog Jurandir Nóbrega
ELE VAI VOLTAR!
Jornal do Agreste impresso vai voltar a circular

Deixar um comentário