Prefeita de Espírito Santo é cassada

TRE cassa mandato da prefeita de Espírito Santo, Daize Florêncio, por abuso de poder econômico

A Esquerda, o vice – prefeito, Antonio Figueredo, Prefeita Daíse e o esposo Manoel Correia da cidade de Espírito Santo
Prefeita Daise teve mandato cassado. Chico Araújo deve assumir o seu lugar

O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) cassou na sessão desta quinta-feira(19) os mandatos da prefeita da cidade de Espírito Santo, Daize Florêncio da Costa Correia(PP), e do vice, Antonio Figueiredo de Souza Neto.
Daíse foi cassada por seis voto a um. O relator foi o juiz Fábio Hollanda, que votou pela cassação da prefeita. Acompanharam o voto do relator, o presidente do TRE, desembargador Expedito Ferreira de Souza, o desembargador Vivaldo Pinheiro, a juíza Lena Rocha, e os juízes Roberto Guedes e Fernando Pimenta. O voto discordante foi do juiz Magnus Delgado.
A prefeita, que concorreu à reeleição, foi cassada sob a acusação de praticar, entre outras condutas vedadas, abuso de poder econômico no pleito de 2008.
Ela já havia sido cassada em primeira instância pela Justiça Eleitoral da Comarca de Goianinha, mas se manteve no cargo devido a uma ação cautelar.

Daise foi cassada por propaganda ilegal em veículos oficiais da Prefeitura de Espírito Santo, abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.
A prefeita foi reeleita por apenas seis votos de maioria.
O segundo colocado, Francisco Araújo de Souza(PMDB), deve assumir o cargo, já que não há possibilidade da realização de uma nova eleição, tendo em vista a maioria de apenas seis votos.
Fonte: Oliveira

Sucessão presidencial: José Serra lidera com folga, mas Dilma Rousseff volta a crescer

Foto: Divulgação
Dilma volta a subir e Serra mantém liderança na sucessão presidencial

O governador paulista, José Serra (PSDB), mantém ampla liderança em todos os cenários em que aparece na mais recente pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial de 2010, com taxas que variam de 41% a 47%, conforme o questionário.

Mas a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), voltou a crescer, de 3 a 4 pontos percentuais, dependendo da situação.

No primeiro cenário do Datafolha são apontados como candidatos, além de Serra (41% das intenções de voto) e Dilma (11%), o deputado federal Ciro Gomes (PSB), que oscilou um ponto e teria hoje 16%, e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL), que perdeu três pontos e aparece com 11%.

Há um ano, nesse mesmo levantamento, Dilma tinha apenas 3% das intenções. Em novembro de 2008, ela subiu para 8% e agora atinge 11%. Serra tinha 38% em março de 2008 e ficou estável, com 41%, nos dois mais recentes levantamentos.

“Heloísa Helena é a única que perde pontos agora e Dilma é a única que sobe. O crescimento dela é contínuo desde março de 2008”, diz Mauro Paulino, diretor do Datafolha. “À medida que vai se tornando mais conhecida e associada como candidata do presidente a tendência é que cresça”, afirmou.

No cenário em que a campanha ficaria polarizada entre Serra e Dilma, com apenas Heloísa Helena como terceira candidata, o tucano permaneceu com 47%. Dilma subiu três pontos, chegando a 13%, enquanto Heloísa Helena oscilou de 17% para 15%. Elas estão empatadas tecnicamente.

Entre aqueles que podem concorrer em 2010, Serra é o mais lembrado de forma espontânea pelos eleitores, com 6%. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é citado por 25%. Dilma e o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), são citados por 3%. Para 1% dos entrevistados, o voto irá “para quem o Lula apoiar/indicar”.

A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Fonte: Folha de S.Paulo

Presidente nacional do PSDB marca jantar em Natal com Rogério Marinho
Futuro presidente estadual do PSDB, o deputado Rogério Marinho está com tudo e não está prosa com os tucanos. Pois domingo, o presidente nacional Sérgio Guerra desembarca em Batal no final da tarde, janta com Rogério e vai embora logo depois da sobremesa. Um tête-à-tête ebtre presidentes tucanos…
Fonte:Thaisa Galvão

Arrecadação do fisco cai e governo corta Orçamento
João Wainer/Folha

A coleta de impostos e contribuições federais rendeu em fevereiro R$ 45,106 bilhões.

Em comparação com janeiro passado, houve uma queda de 27%.
Comparando-se com fevereiro de 2008, o tombo foi de 11,53%.
No cotejo entre o primeiro bimestre de 2009 e o mesmo período de 2008, a rasteira é de 12,4%.

Em termos bimestrais, é a primeira queda na coleta do fisco desde 2003. A maior em 13 anos, desde 1996.
Mercê dos efeitos da crise sobre as suas arcas, o governo viu-se compelido a rebaixar o otimismo e rever a previsão de gastos para 2009.

A previsão oficial de crescimento do PIB de 2009 caiu de 3,5% para 2%. Um percentual ainda distante das estimativas do mercado: 0,56%.

De resto, o governo cortou o Orçamento do ano em R$ 21,6 bilhões.
No gogó, manteve-se em 3,8% do PIB meta de superávit primária, a economia que o governo faz para pagar a sua dívida.

Na prática, trabalha-se com a perspectiva de reduzir essa meta para 3,3% do PIB.
A direfença de 0,5 ponto percentual virá do PPI (Projeto Piloto de Investimentos).
Vai-se recorrer a uma regra criada em 2005 e jamais utilizada antes. Prevê o desconto na conta do superávit do dinheiro gasto em obras de infraestrutura.
Devagarinho, a crise vai batendo nas arcas do governo. A prevalecer as estimativs do mercado novas repregramações orçamentárias terão de ser feitas.
Escrito por Josias de Souza

Deixar um comentário