Rogério e Luiz Almir REFÉM DE UM PARTIDO
Dois exemplos no Estado do Rio Grande do Norte, Já foram configurados em processo de eleição eleitoral, por não terem domínio e liberdade de partido. Os deputados Luis Almir e Rogério Marinho. O primeiro detentor de uma boa avaliação nas pesquisas eleitorais nas eleições de 2008 e não saiu candidato por não ter apoio do seu partido – PSDB. Já o nome de Rogério Marinho, obteve uma votação expressiva no pleito de 2006, elaborou todo um projeto para ser candidato a prefeito de Natal. Contava com apoios expressivos de lideranças nacionais e locais. Foi mais uma vitima, por não ter o controle de um partido em suas mãos.
Laryssa, Sandra, Rosalba e Betinho

Clã
OS ROSADOS NO RN
As tradicionais lideranças políticas da família Rosado no RN estão refém dos partidos. A exemplo da senadora Rosalba Ciarline(DEM-RN), se não acontecer a abertura de uma janela. A mesma ficará refém do líder maior dos Democratas no RN. Já Betinho Rosado(DEM-RN), é outro que já provocou até o TSE, e não obteve liberdade de sair do DEM. Os dois estão nas mãos do senador José Agripino. Outros nomes da família Rosado que estão reféns, são as deputadas Sandra Rosado (PSB-RN) e Laryssa Rosado (PSB-RN), que também deverão ficar refém da governadora Wilma de Faria. É o único risco que poderá levar a senadora Rosalba Ciarline a não ter a legenda para ser candidata.

ROSALBA
A senadora Rosalba Ciarline corre o risco de não ser candidata ao governo do Estado rumo 2010. Por três motivos: 1º – ela possui mais quatro anos de mandato no senado, 2º – refém do partido do DEM e o 3º – O processo de reeleição prioridade nº 1 do DEM do senador José Agripino, líder maior do DEM no Estado.

CONFIGURAÇÃO – 2002
O senador Fernando Bezerra (PMDB –RN), na época com mais força e poder político em Brasília. Chegou a ser até Ministro no governo Lula pagou caro por não esperar. Tinha pela frente mais 4 anos de mandatos. Rompeu com os Alves e assumiu o comando do PTB na época. Momento que possuidor de mandato, poderia migrar para outro partido sem acontecer perca de mandato. Veio o maestro da política do RN, o senador José Agripino montou e pegou toda a estrutura de Fernando Bezerra, para fazer a sua campanha. E conseguiu obter sucesso. Elegendo-se a senador nas eleições de 2002. O senandor Fernando foi o derrotado.

CONFIGURAÇÃO – 2006

O senador José Agripino volta fazendo sucesso na política do RN. Coloca a ex-prefeita de Mossoró ao seu lado, e no primeiro momento iniciou os encontros regionais na época com o (PFL). Expondo o nome de Rosalba, em nível de Estado. Sem conquistar espaço no governo Wilma, teve outra grande habilidade, em seguida fechou com a candidatura de Garibaldi para governo. E ainda mais conseguiu emplacar o nome para vice – governador e Rosalba Ciarline para o senado. Então o senador Agripino no pleito de 2006 saiu sim fortalecido rumo a 2010.
CONFIGURAÇÃO – 2008

Na eleição de 2008, quando ninguém acreditava no nome de Micarla de Souza para prefeita de Natal. O senador reuniu a imprensa e foi a primeira liderança com potencial político que decretou apoio a candidatura de Micarla de Souza. E depois ainda conquistou dois grandes grupos políticos liderados pelos deputados que obtiveram votações expressivas no pleito de 2006. Falo, dos nomes de João Maia e Robinson Faria. Mesmo enfrentado toda a estrutura dos governos municipal, estadual e federal. Ainda enfrentou a pessoa do Presidente e fenômeno que é Lula. Mesmo assim a prefeita eleita foi Micarla de Souza.

CONFIGURAÇÃO – 2010

Dificilmente a governadora Wilma manterá no seu quadro político os nomes de João Maia, Robinson Faria e Micarla de Souza nas eleições de 2010. Primeiro que o processo de reeleição será com o nome de Iberê Ferreira. Ele só terá apenas seis meses de governo. Um período curto, que já foi mostrado, que não tem condições de formatar um novo governo. Sendo assim pouco tempo. É, aí, que o senador Agripino vai entrar usando as suas habilidades, conquistando os apoios dos nomes de João Maia, Robinson Faria, Rogério Marinho, Geraldo Melo e Micarla de Souza. Vindos esses nomes que são independentes não precisa deixar as siglas partidárias, porque todos são presidentes dos partidos a nível de Estado.
CENÁRIO – 2010
Como em eleição ou quase tudo, o tempo é o senhor da razão. Em 2010 está se desenhando um novo cenário na política do Estado. Nomes como o do ex-prefeito da cidade de Natal, Carlos Eduardo(PDT), João Maia(PR), Robinson Faria(PMN), Rosalba Ciarline(DEM) e Iberê Ferreira(PSB), são nomes cogitados para compor as chapas majoritárias rumo 2010. Aí sim, nasce a alternativa com o nome de Rosalba Ciarline para governo, que poderá aglutinar forças tanto no grupo político de Garibaldi quanto de José Agripino. E Rosalba poderá passar para o 2º turno.

Agripino – Garibaldi – Wilma – Em busca de espaço para – 2010

As chapas majoritárias estão todas congestionadas no Estado do Rio Grande do Norte para as eleições de 2010. Com os nomes de forças expressivas de José Agripino, Garibaldi Alves e Wilma de Faria para o senado, vai ser um verdadeiro duelo para apenas duas vagas no senado. Agora são cinco nomes de peso para o governo do Estado. São eles:Robinson Faria (PMN), João Maia (PR), Rosalba Ciarline (DEM), Carlos Eduardo (PDT) e o governador em exercício a partir de abril Iberê Ferreira. Então vai ser uma briga em busca de votos muito grande. Vamos aguardar o senhor da razão que é o tempo.

Deixar um comentário