O PROBLEMA PARA “JUNTAR”
A política do Rio Grande do Norte passa pelo momento de “juntar”. Micarla de Souza quer juntar Agripino e Wilma. Henrique Alves quer juntar Garibaldi e Wilma. Wilma quer juntar Robinson e Iberê. Rosalba Ciarlini quer juntar Agripino e Garibaldi. Garibaldi só quer se juntar a Rosalba. Enfim, todo mundo quer parceria. O problema é que para “juntar” precisa unir os interesses. É nesse ponto que a coisa se torna difícil, porque cada um está pensando apenas nos seus interesses, não do outro.
CONSENSO
Há um consenso entre os partidos e grandes lideranças políticas do RN: que Rosalba Ciarlini é mesmo favorita para ser a próxima governadora no Estado. Se discute se podem ou não mudar o quadro, mas, não se discute o favoritismo da senadora.
Fonte:Neto Queiroz

ENCONTRO
No próximo dia 25, o deputado federal, Rogerio Marinho, estará realizando o grande encontro 45 do PSDB. O evento acontecerá no município de Nova Cruz. Varias lideranças políticas do Agreste estarão presentes ao encontro.

DEPUTADOS
Dois deputados federais estão se mobilizando por todo o Estado. São eles: João Maia e o deputado Rogerio Marinho com os encontro 45 do PSDB. João montando o seu plano de governo e Rogerio Marinho, organizando o seu PSDB.
CRISE
Há mais de 20 anos, agente não vivenciava uma crise dessa natureza nos municípios. Não precisa ser economista, é só acompanhar as constantes quedas no FPM, recurso que é fundamental na maioria dos municípios brasileiros. No RN são poucos municípios que sobrevivem sem o FPM.

NOVA CRUZ
O prefeito Flávio Azevedo, já retornou de Brasília, desde ontem e se manteve na capital paraibana com a sua família. O prefeito terá que normalizar a situação do setor de educação, com a crise que esta por conta do pedido de exoneração da secretaria Cilene Catolé. Se depender do prefeito Flávio, Cilene Catolé deve ficar com o cargo.

FLÁVIO AZEVEDO
O prefeito Flávio, tem tudo para fazer as correções que já era para ter feito desde os primeiros meses de sua gestão. Mas, preferiu assumir os compromissos com sua base aliada. Agora foi forçado a romper esses compromissos. E tentar amenizar a situação que passa o município de ordem administrativa e financeira.
Exemplo: extinguir algumas secretarias que foram criadas, e fazer de forma interina a junção com outras. Além de fazer algumas nomeações paulatinamente, conversando um a um. Sem falar em outros cortes que o prefeito precisa fazer urgente. Ele não tem outra saída.

REFORÇO POLICIAL
Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral aprovaram o envio de reforço policial para São José do Campestre, onde os eleitores do município voltarão às urnas no domingo, dia 26, na eleição suplementar para escolher o novo prefeito. O TRE pedirá que policiais militares, civis e federais reforcem a segurança em Campestre a partir de amanhã, uma semana antes da votação. No dia 19 de maio, o Tribunal afastou o então prefeito, Laércio José de Oliveira (PP), em virtude da “insanabilidade de suas contas como administrador público”. Ele venceu a eleição do ano passado com 50,25% dos votos válidos. Com foi cassado, o TRE marcou a eleição suplementar para a escolha do novo prefeito.

ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICA

O senador Garibaldi Filho fez questão de separar ontem o significado administrativo da sanção, pela governadora Wilma de Faria, da lei que cria o selo do Boi da Terra de qualquer implicação política. Como o projeto foi uma iniciativa do deputado Walter Alves, houve uma tentativa de vincular a sanção a uma demonstração de que a governadora estaria perto de fechar uma aliança com o PMDB, visando as eleições do próximo ano. “Aqui não tem cunho político nenhum”, disse o senador ao chegar à Governadoria para participar do ato de sanção da lei.
CARTA DE SOLIDARIEDADE
Logo que saíram as primeiras notícias sobre a demissão de Lina Vieira do cargo de secretária da Receita Federal, ela recebeu diversas cartas, e-mails e telefonemas de solidariedade. Uma dessas cartas foi do radialista Rodrigo Emereciano, filho de Lina. Rodrigo é mais conhecido como Mução e tem um programa de rádio que é transmitido por várias emissoras pelo país. Nesses programas, o principal quadro é o de trotes, no qual ele escuta, como respostas, palavrões e desaforos. Mas, na carta a Lina, Rodrigo esqueceu o personagem do rádio e preferiu outro tom. “Mãe, o seu exemplo de vida nos marcou profundamente, e nos faz suplantar todos os obstáculos com muita disciplina, trabalho e força de vontade”, escreveu. A mensagem de Rodrigo foi reproduzida com destaque no portal da revista Época.
RECEITA FEDERAL
O Diário Oficial da União publicou ontem a exoneração de Lina Maria Vieira do cargo de secretária da Receita Federal. No mesmo ato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou Otacílio Dantas Cartaxo, para exercer interinamente o cargo.

Marcha a Brasília: Governo anuncia pacote de medidas para os Municípios

Anualmente, a Marcha promove benefícios aos Municípios Brasileiros e os anúncios feitos na manhã desta quarta-feira foram o início das conquistas nesta edição
Por Redação/Agência CNM
Liberação de verba, assinatura de decretos e anúncios de benefícios para os Municípios foram anunciados pelo governo federal durante a cerimônia de abertura da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta quarta-feira (15). O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que trata da compensação financeira entre o Regime Geral de Previdência Social (RGPS) e os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.De acordo com o documento, a determinação será aplicada na contagem recíproca de tempo de contribuição para efeito de aposentadoria.
E, além do novo decreto, que permitirá ao Ministério da Presidência Social fazer as compensações previdenciárias na forma da lei, também foi assinada a liberação de R$ 1 bilhão para os Municípios de até 50 mil habitantes dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.As casas são destinadas às famílias com renda de até três salários mínimos, cadastradas pelos Municípios, que devem se inscrever entre os dias 10 de agosto e 10 setembro para ter acesso à verba.
Um termo de compromisso, assinado na ocasião pelo Comandante da Marinha do Brasil, Júlio Soares de Moura Neto, vai garantir a produção e doação 1.500 barcos/escola, destinados aos Municípios. Ainda para a área educacional, o ministro da Educação em exercício, José Henrique Paim, assinou termo para doação de 8.443 ônibus escolares para 1.800 Municípios selecionados de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no âmbito do programa Caminho da Escola.
Para completar o pacote de medidas emergenciais destinado aos Municípios, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, assinou portaria que autoriza redução imediata de até 40% do valor das contrapartidas de obras do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC), nas ações de saneamento ambiental e habitação do programa.

Na Sidys TV, José Agripino volta a dizer que trabalha aliança com João Maia e Robinson e critica governo Wilma
O senador José Agripino Maia também concedeu entrevista a Sidys TV a Cabo de Currais Novos. O Líder do DEM no Senado voltou a falar sobre a aliança que está costurando com os governadoráveis João Maia (PR) e Robinson Faria (PMN), que também estão na Feirinha de Santana. Agripino repetiu ao vivo ainda pouco que quer o seu DEM com o PR, PMN, PP, PTB, PV e assim como elegeram a prefeita Micarla de Sousa em Natal, vencer a campanha do próximo ano também.
Outro ponto abordado na entrevista de Agripino foi à avaliação do Governo Wilma, que será sua adversária na disputa pelo Senado no próximo ano. Para o democrata, o segundo governo de Wilma está abaixo da expectativa do povo potiguar. Agripino considerou o trabalho da governadora “insatisfatório”.
Fonte:Blog Marcos Dantas

Deu no blog do Josias
Jarbas: ‘A presidência de Sarney não chega ao final’

José Cruz/ABr


Numa entrevista que concedera em fevereiro, Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) vaticinara: “O Sarney vai transformar o Senado em um grande Maranhão”.

Decorridos cinco meses, o senador acha que a realidade ultrapassou as suas previsões: “As coisas que afloraram são mais espantosas do que eu imaginava”.

Dissidente do PMDB, Jarbas acha que José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL), mandachuvas de seu partido, estão “debochando do Senado e do país”. E faz uma nova previsão:
“A presidência de Sarney não chega ao final”. Acha que a gestão do atual presidente do Senado “será abreviada por estrangulamento”.
Vai abaixo a entrevista que o senador concedeu ao blog:

– O recesso parlamentar vai atenuar a crise?
Não. A crise é muito grave. Não é coisa que arrefeça em duas semanas. Ao contrário. O azedume vai se acentuar. Quando recomeçarem os trabalhos, em 3 de agosto, a crise volta com toda a dureza.
– De onde vem essa convicção?
Vem dos fatos que ocorreram antes do início do recesso. Houve muito deboche. Esse deboche vai ser exasperado, atiçando os ânimos.

– A que deboche se refere?
Eu me refiro à representação governista, especialmente a do PMDB, no Conselho de Ética e à pessoa escolhida para presidir o colegiado [senador Paulo Duque].
– O que achou da escolha de Paulo Duque (PMDB-RJ) para presidir o conselho?
É parte do deboche. O fato de ele ser segundo suplente diz muito sobre o que se passa no Senado. É um homem limitado, figura inexpressiva. Não tinha atuação nenhuma no Senado. Demonstrou todo o seu despreparo na sessão de instalação da CPI da Petrobras. No Conselho de Ética será pior. Não há outra palavra para definir o quadro. É um deboche.
– Quem está por trás do deboche?
O Renan, mas não só ele. Essa composição do Conselho de Ética tem o beneplácito de Sarney. Se ele tivesse bom senso, teria evitado isso. Foge do razoável que o Sarney queira ser protegido dessa forma.
– Renan e Sarney debocham de quem?
Eles debocham do Senado e, por consequência, do país. Até onde vai esse deboche eu não sei.
– Em entrevista à Veja, o sr. dissera que Sarney transformaria o Senado num grande Maranhão.
Achava que chegaria a tanto?
Não. Nunca imaginei que as denúncias fossem se avolumar nessa proporção. Imaginava que não iríamos progredir na reforma do Senado. Achava que a estrutura permaneceria a mesma, que teríamos de continuar aturando o Agaciel [Maia]. As coisas que afloraram são mais espantosas do que eu imaginava.
– Mantém as ressalvas que fazia ao PMDB?
Minhas ressalvas se agravaram. Os atos praticados agora são muito mais debochados do que os que ocorreram na crise do Renan, há dois anos.
– A crise Sarney é pior do que a crise Renan?
Muito pior, mas muito mesmo.
– Por quê?
Os fatos agora envolvem o presidente da Casa de maneira mais avassaladora. E o exercício do deboche, há dois anos, era mais contido. Agora, passamos do deboche para o achincalhe. É como se eles quisessem pagar para ver. Estão esquecendo que a crise exerce efeitos sobre os senadores também durante o recesso.
– Que efeitos?
Não vai ser fácil percorrer as ruas ouvindo gracejos. Na antevéspera de uma eleição, isso obviamente terá efeitos.
– A crise contamina todos os senadores?
Sem dúvida. Todos pagam o pato. Mesmo os que não têm responsabilidade nenhuma. A aversão ao Senado e à classe política é transferida para todos.
– Quantos senadores vão às urnas?
Dois terços do Senado –54 senadores—estão na ante-sala da eleição. O desgaste pode não grudar em Lula, mas cola no PT e nos senadores governistas que defendem Sarney. O receio de todo mundo é o de que o eleitor decida não votar nos atuais detentores de mandato. Quanto maior o deboche, maiores as problemas dessa gente.
– Acha que há mesmo uma indignação popular?
Ela existe e é grande. Mas poderia ser muito maior. A mídia tem exercido um papel mais contundente do que qualquer partido ou parlamentar.
– Que desfecho prevê para a crise?
Não vejo disposição no Sarney para se afastar. Ele tenta atribuir normalidade a um quadro completamente anormal.
– Qual será o desfecho da crise?
A conjuntura aponta para o imponderável. Nada será favorável a Sarney. Ele esteve na bica de renunciar. Quem o segurou na cadeira foi o Lula.
– O apoio de Lula salvou a presidência de Sarney?
Não. Lula apenas deu uma sobrevida a Sarney. Não acredito na permanência de Sarney na presidência do Senado.
– Acha que a gestão Sarney não chega ao final?
Não. Ele se desconectou da realidade. Acha que as denúncias chovem no molhado. Acredita que, por ter sido presidente da República, está acima de tudo. Mas não há ambiente para a continuidade dele no comando da Casa. A presidência de Sarney não chega ao final.
– Como interromper a gestão de alguém que não se dispõe a renunciar?
Vamos chegar a uma situação de impasse total. Senadores independentes podem decidir não votar mais nenhuma matéria sob a presidência dele. Partidos como o DEM e o PSDB podem fazer o mesmo. Pode-se chegar a um impasse que tornará a saída de Sarney inevitável.
– É coisa para logo?
Não é possível dizer se ocorrerá logo. Mas vai acontecer. Dias atrás, o desfecho parecia uma questão de horas. O que ninguém esperava é que o Lula fosse fazer uma defesa tão contundente do Sarney. Adiou-se o problema. A presidência de Sarney será abreviada por estrangulamento, não por vontade dele.
– Não está exagerando?
Não creio. Vejo a perspectiva de chegarmos a um impasse tal que a saída dele será inevitável. Li no seu blog que Sarney deu graças a Deus pelo início do recesso. Imaginar que duas semanas vão amainar essa crise é de uma infantilidade inacreditável.
– Como avalia o papel do PT na crise?
O PT errou muito. Sua bancada convive com o incômodo de ter tomado a posição correta e depois ter mudado de rumo por conta da interferência de Lula.
– Continua achando que o PMDB quer mesmo é cavar negócios na máquina estatal?
Sem dúvida. Utilizam-se os mandatos para abrir caminho para negócios e safadezas no governo.
– Por que não deixa o partido?
Por falta de opção. Só posso pensar em mudar de partido se tivermos uma reforma política séria e decente. Até lá, prefiro ficar como dissidente no PMDB, sinalizando para a minha base e para a opinião pública do país que o meu PMDB não é esse. O meu PMDB é decente, correto, sem safadezas.

Deixar um comentário