GARIBALDI CONTROLANDO O TEMPO
Como tudo passa pelo tempo. A decisão do senador Garibaldi não é diferente, experiente e administrador do tempo, o senador vem buscando o melhor momento para marcar o gol na hora certa. Garibaldi sabe que não pode errar neste processo de reeleição. Por dois motivos. Primeiro, em jogo a sua reeleição e o segundo qual a aliança que irá lhe render mais votos. Como ele não lidera os diretórios do partido do PMDB, mais lidera a maioria lideranças do PMDB. Espera que no finalzinho do tempo, próximo a convenção que irá homologar o seu nome ele chutará a bola no gol. Até lá ele vai passando, abola para Henrique, Rosalba, Walter Alves, Robinson Faria, José Agripino….e vários outros atletas do cenários político do Rio Grande do Norte. E assim Garibaldi vai fazendo o que gosta conversando com todos até chegar o tempo e ser o senador de todos.

Internet terá mais destaque na eleições gerais brasileiras de 2010

Ao lado da televisão, a internet será a grande estrela nas eleições gerais brasileiras de 2010. Pesquisa nacional do Data Senado ouviu, por telefone, 1.088 eleitores, distribuídos pelas 27 capitais. O levantamento mostrou que a internet já é o segundo meio de comunicação mais usado pelo cidadão para informar-se sobre política, atrás apenas da TV. Dois em cada três (59%) entrevistados consideram que a rede mundial terá grande impacto no próximo pleito, sendo que entre os cidadãos que usam regularmente sites de notícias e participam de redes sociais (Orkut e Twitter, por exemplo), esse percentual sobe para 64%.

Foco de Rosalba Ciarlini vê bases rachadas do PMDB

Pressentindo que não terá apoio formal do PMDB ao projeto de ser governadora do RN, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM) calibra o foco. A meta é seduzir as bases.
Nas últimas semanas, Rosalba tem intensificado contatos corpo a corpo com lideranças municipais do partido em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Do Agreste ao Seridó.
A senadora ouve loas ao seu nome do senador Garibaldi Filho (PMDB). Entretanto é fácil perceber que na verdade Garibaldi joga em favor próprio, numa espécie de “carta de seguro”. Raposice.
O senador quer plasmar a simpatia dos eleitores da “Rosa”, para carrear votos à sua reeleição em 2010, mesmo estando em palanque oposto. Vende imagem de bom moço, que só estaria mudando de lado em face de decisão partidária.
Rosalba, nesse ínterim, trata de antecipar “remédios” ao possível abandono. A estratégia é evitar intermediários entre ela e próceres interioranos do partido. Com ou sem Garibaldi, ela os procura diretamente.
A senadora e seu núcleo pensante raciocinam de forma lógica: o PMDB está sem um condutor carismático como no passado, quando tinha Aluízio Alves, pai do deputado federal Henrique Alves (PMDB), tio de Garibaldi. Nesse vácuo, Rosalba acaba se apresentando diretamente às bases.
Henrique e Garibaldi tem opiniões distintas quanto à política de alianças no Rio Grande do Norte. O primeiro quer e articula associação com o PT do presidente Lula e o PSB da governadora Wilma de Faria. Garibaldi faz cálculos de olho naquilo: sua reeleição. Estima que o atalho para Brasília passa por se vincular à Rosalba.
O PMDB não é mais o mesmo. Não consegue empinar a mística do “verde” e da polarização com o “encarnado”, representado pelo DEM. Em 2006, quando quebrou esse longo ciclo de rivalidade, na marra, em acordão que só beneficiou o DEM (elegeu Rosalba), o partido extraviou boa parte do seu capital agregado.
Para 2010, será difícil arrebanhar militância e seguidores históricos, ao palanque PT/PSB, apenas porque Henrique assim o quer. É mais do que previsível que as deserções sejam consideráveis.
Essa fissura partidária e dualidade de liderança são enxergadas pelo grupo de Rosalba. Ela foi puxada para o Senado pelo PMDB em 2006 e agora repisa o mesmo caminho sem precisar ser apresentada. Faz como a clássica pregação do escritor e político paraibano José Américo: “Ninguém se perde no caminho da volta”.
Fonte:Carlos Santos
HENRIQUE ARTICULAÇÃO EM BRASÍLIA E NO RN
O deputado Federal Henrique Alves vem se articulando muito bem, tanto em Brasília exercendo a liderança do PMDB, quanto aqui no seu Rio Grande do Norte. Ele já atraiu para o seu controle o presidente da Assembléia, Robinson Faria, quando foi criada Unidade Potiguar e mais o comando do PP no RN, abriu mão de uma poderosa relatoria que Ra do PMDB, e passou para João Maia, para controlar também o deputado federal, João Maia(PR) candidato ao governo do Estado. Em seguida atraem o ex-senador Fernando Bezerra para o seu PMDB e ainda marca presença no PDT com Carlos Eduardo. Henrique nunca esteve tão forte politicamente no Estado como em Brasília.

FERNANDO BEZERRA

O ex-senador Fernando Bezerra poderá assumir um cargo ainda neste mandato do governo Lula. As razões que levaram Fernando Bezerra, se filiar no PMDB depois de uma rasteira que Henrique Alves passou no ex-senador, quando o mesmo via Iberê articulava-se o comando do partido do PP no Estado. O consolo para o ex-senador assinar a ficha do PMDB deverá ter sido uma conversa de Henrique com ele, para o mesmo assumir um cargo no próximo ano da cota do PMDB na esfera federal. Quem sabe DNOCS ou o Ministério da pasta de Geldel Vieira, cargos esses que são da cota do PMDB.
ROGÉRIO MARINHO
O deputado federal Rogério Marinho ganha destaque na presidência do PSDB, sendo o processo eleitoral bastante concorrido na TV, Rogério terá um bom tempo na televisão que será um dos pontos a ser visualizado na eleição de 2010. Outro ponto significante é o grande elenco de candidatos na chapa proporcional que o PSDB formou em todas regiões do nosso Estado.

Deixar um comentário