15 de outubro: Dia Mundial da Mulher Rural

IICA apresenta programa especial sobre o papel da mulher no desenvolvimento do campo.

Brasília, 14/10/9 (IICA) – Comemorando o Dia da Mulher Rural, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) apresenta, a partir de hoje, uma edição especial do Programa Agroenlace, que tem como tema o papel da mulher no desenvolvimento do campo.
Segundo dados de 2008, na América Latina e Caribe, a população rural soma aproximadamente 121 milhões de pessoas, das quais 58 milhões são mulheres.
Na edição especial do Agroenlace, a produtora Carmen María Alvarado, da Associação de Mulheres do Valle Bonito, Costa Rica, participa contando como o trabalho na associação mudou a vida das mulheres daquela cidade.
A partir de 1995, todo 15 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Mulher Rural. A proposta foi apresentada durante a Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, organizada pelas Nações Unidas em Beijing. “Bom, na verdade é uma iniciativa interessante, pois foi proposta, não por um organismo internacional, mas por organizações de produtores e produtoras rurais como, por exemplo, a Federação Internacional de Produtores Agrícolas (FIPA) e a Rede de Associações de Mulheres Rurais Africanas (NARWA, sigla em inglês), entre outras”, ressaltou Melania Portilla, Especialista em Desenvolvimento Rural Sustentável do IICA, que participa do debate.

Deixar um comentário