Escolas rurais vão passar por avaliação

Unidades de ensino fora da zona urbana serão incluídas pela primeira vez na Prova Brasil
Francisco Francerle // franciscofrancerle.rn@diariosassociados.com.br

Um total de 3.242 turmas do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio das redes estadual, municipal e privada do Rio Grande do Norte vão fazer a Prova Brasil, agendada para ser aplicada no período de 16 a 27 deste mês. A prova, que está na sua terceira edição e, este ano, vai avaliar pela primeira vez estudantes das escolas rurais do Ensino Fundamental.
De acordo com o técnico da Subcoordenadoria de Avaliação Educacional (Suave) da Secretaria de Educação do Estado, Luís Carlos D’Ávila, a avaliação define o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola, município, estado e nacionalmente, em uma escala de 1 a 10. O Ideb é um índice que serve como orientador para prefeitos, governadores e Ministério da Educação, de políticas públicas para o ensino fundamental.
Segundo informa o último censo escolar, 5,5 milhões de estudantes do ensino fundamental farão a prova em todo o país, sendo 2,88 milhões do 5º ano e2,63 milhões do 9º. Esse conjunto de alunos estuda em 57.552 escolas públicas, das quais 46.972 estão na área urbana e 10.580 no campo.
A Prova Brasil tem questões de língua portuguesa e matemática. Para a quarta série, são 22 questões de cada disciplina, divididas em blocos de 11 perguntas; para a oitava série, 26 questões por disciplina, em blocos de 13 arguições. Os alunos terão 25 minutos para responder a cada bloco. A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas públicas. As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.
Diagnóstico do ensino
O exame foi implantado em 2005, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para melhorar a qualidade do ensino básico. Segundo Luís carlos D’Ávila, ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. “Os resultados da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, a própria Secretaria Estadual de Educação, bem como as municipais, poderão, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade”, disse ele.
Em 2005, a média nacional do Ideb foi de 3,8 pontos. Em 2007, subiu para 4,2 pontos. Segundo o MEC, a meta do Brasil é alcançar seis pontos em 2022, ano da comemoração dos 200 anos de independência. Seis pontos é o índice da educação dos países desenvolvidos.
Fonte: DN

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