CNE e TPE homenageiam deputado Rogério Marinho

                                                                Foto:Divulgação

O movimento Todos Pela Educação e o Conselho Nacional de Educação realizaram, em solenidades distintas, homenagens ao deputado federal do Rio Grande do Norte, Rogério Marinho. A homenagem foi em reconhecimento ao trabalho realizado para a aprovação do fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) para a Educação e a ampliação do ensino obrigatório de 4 a 17 anos. A Emenda Constitucional 59/09, da qual o deputado foi relator, foi aprovada no congresso nacional e promulgada no dia 11 de novembro.
Durante o evento do Todos Pela Educação, Milú Villela, membro do conselho de governança e sócio fundadora do Movimento, entregou uma placa em reconhecimento ao esforço feito pelo deputado para a aprovação da proposta. Também estiveram presentes à cerimônia, Beatriz Bier Johannpeter e Ana Maria dos Santos Diniz, ambas integrantes do conselho de governança e sócio fundadoras do movimento.
Em sua fala, o deputado Rogério Marinho lembrou todo o processo de tramitação da proposta e abordou o grande desafio educacional que o Brasil enfrenta. Além disso, defendeu que a Educação não pode ser vista como uma questão de partido, mas sim de Estado. Segundo ele, a qualidade do ensino “é a única ferramenta disponível para mudar a realidade do País”.
A EC 59/09 representa um grande avanço para a qualidade do ensino público no País e é uma conquista histórica, defendida por diversos movimentos ligados à causa da Educação. Além de prever o fim gradativo da DRU e ampliar a obrigatoriedade do ensino, a emenda também cria a vinculação do investimento em Educação como proporção do Produto Interno Bruto (PIB).
Para Mozart Neves Ramos, presidente-executivo do Todos Pela Educação, o movimento não poderia fechar o ano “sem fazer o reconhecimento ao trabalho realizado pelo deputado Rogério Marinho”. De acordo com ele, a EC 59/09 além de ir ao encontro da Meta 1 do movimento – toda criança e jovem de 4 a 17 na escola, “representa um grande passo para a conquista do ensino público de qualidade para todos”.
CNE também comemorou
O Conselho Nacional de Educação também prestou homenagem ao deputado potiguar Rogério Marinho, numa sessão solene na Comissão de Educação da Câmara Federal. O evento contou com a presença da secretária de Educação Básica, Maria Do Pilar, representando o ministro Fernando Haddad, da secretária de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, do presidente da Câmara de Educação Básica do CNE, Cesar Callegari, além dos deputados federais Pedro Wilson (PT/GO), Paulo Delgado (PT/MG), de conselheiros nacionais, estaduais e municipais de educação, bem como de representantes de entidades, organizações e instituições ligadas à Educação.
“A emenda foi promulgada em um momento oportuno e coloca o Brasil em um patamar respeitável no que se refere à escolaridade, pois ficará para todos os educadores o grande desafio de que não basta apenas universalizar o acesso, é preciso que haja uma permanência digna, pedagógica, adequada à idade das crianças e dos jovens”, afirmou a presidente do CNE, Clélia Brandão.

Deixar um comentário