ARTIGO

A última do Ibope

A nova pesquisa CNI/Ibope mostra José Serra em melhor situação do que a pesquisa anterior da CNT/Sensus.

Um ponto em comum entre as duas pesquisas é o fato de que a popularidade do presidente Lula continua subindo.
A sondagem do Ibope foi realizada entre os dias 26 de 30 de novembro. De acordo com o levantamento, a avaliação ótimo/bom subiu de 69% em setembro para 72% em novembro.
A aprovação do presidente aumentou de 81% para 83% no mesmo período. A confiança no presidente Lula saiu de 76% para 78%.
A melhoria na avaliação do presidente e de seu governo deveu-se, principalmente, à atuação do governo na área econômica. Na área social, apesar de manter saldo positivo de aprovação, houve pioras consideráveis.
A aprovação do governo no combate à fome e à pobreza, por exemplo, caiu de 68% para 60%. Em segurança pública, o índice caiu de 42% para 38%.
Em saúde, a desaprovação aumentou de 54% para 57% e em educação, de 39% para 43%. Tais percentuais indicam que o governo deve estar atento a tais áreas para evitar uma piora futura na qualidade das percepções. A pesquisa traz boas notícias para José Serra (PSDB).
Além de continuar liderando, ele voltou a subir. Em setembro, Serra tinha 35% das intenções de voto. Hoje aparece com 38%. Dilma Rousseff (PT) também cresceu.
Passou de 15 para 17% no mesmo período. Ciro Gomes (PSB) caiu de 17% para 13% e Marina Silva (PV) de 8% para 6%. Aparentemente, o crescimento de Serra foi motivado pelas veiculações do programa do PSDB em cadeia de rádio e TV que foram ao ar ao longo de novembro.
Aécio Neves (PSDB), que dividiu a participação nos programas com Serra, não cresceu na mesma proporção. Serra e Aécio disputam quem será o candidato do partido ao Palácio do Planalto.
Quando o candidato do PSDB é o governador mineiro, os tucanos perdem a liderança. Ciro aparece em primeiro com 26%. Tinha 28% em setembro.
Dilma tem 20% ante 18% no levantamento anterior. Aécio subiu de 13% para 14% e Marina caiu de 11% para 9%. Outra boa noticia para Serra está no fato de que, entre os principais candidatos, é o que apresenta a menor rejeição: 29%. Dilma tem o maior índice (41%), seguida de Marina (40%).
A rejeição a Aécio é de 36% e a de Ciro é 33%. No quadro atual, José Serra continua sendo o candidato mais provável do PSDB. Dilma tem dois desafios: colar a sua imagem ao prestígio do presidente Lula e diminuir seu índice de rejeição.
No entanto, não sabemos se a pesquisa tratou de indagar se o eleitor votaria em um candidato de Lula, seja ele quem for. Tal pergunta pode fazer uma imensa diferença adiante.
Curiosamente, polarização PT X PSDB só se sustenta quando Dilma e Serra estão na disputa. Com Aécio, a liderança é de Ciro. É um cenário improvável já que Ciro declarou que jamais seria candidato contra Aécio.
Hipóteses a parte, o retrato do Ibope aponta Serra como líder e Dilma em segundo lugar. O que mostra que a campanha será uma parada dura. Tanto para Serra quanto para Dilma.
Para Serra o desafio será o de manter sua liderança sem um discurso claro de mudança. Para Dilma, a questão é saber se a transferência de prestígio de Lula e do governo vai funcionar a tempo.
Fonte:Murillo de Aragão é cienstista político e presidente da Arko Advice Pesquisas.

Deixar um comentário