População elege segurança e educação como Prioridade

O deputado federal Rogério Marinho utilizou a tribuna da Câmara Federal para falar sobre uma pesquisa que revelou que a população brasileira elegeu segurança e educação como as áreas mais importantes que devem ser discutidas durante as campanhas eleitorais em 2010. A pesquisa foi realizada pelo CTN/Sensus e IBOPE.
“Trago o resultado dessa pesquisa aqui para o plenário, pois considero um assunto extremamente relevante e auspicioso para o nosso País.
Essa pesquisa ouviu 2.002 eleitores em 143 Municípios, em todo o País, do dia 26 ao dia 30 de novembro passados. Pasmem os senhores, a segurança pública, como não poderia deixar de ser, foi o assunto eleito como o mais importante da população brasileira para o próximo pleito, em 2010. Mas, para minha surpresa e alegria, a segunda prioridade citada foi a melhoria da qualidade da educação pública no País”, comemorou o deputado tucano.
Rogério lembrou que há cerca de 3 anos o Ibope fez uma pesquisa semelhante e o resultado apontou a Educação como nono item dentre as prioridades da população. “Agora, a qualidade da educação pública apareceu como segundo item mais importante para os brasileiros.
A sociedade brasileira está finalmente colocando, no centro da discussão das famílias e dos governos e na plataforma daqueles que têm a pretensão de governar o País, assunto que considero basilar e essencial, pois é, sem dúvida alguma, o alicerce do crescimento sustentável: a educação pública de qualidade”, destacou.
O deputado que é autor do substitutivo que vai garantir um acrescimento de R$ 10 bilhões por ano para investimentos na Educação básica a partir de 2010, lembra que vamos vencer o grande obstáculo da universalização do ensino com a ampliação do ensino público gratuito para 4 aos 17 anos até 2016, fruto do projeto que ele apresentou e foi aprovado e promulgado no Congresso. Mas lembra que ainda há muito o que fazer pois é preciso garantir qualidade no ensino.
“Ainda somos muito ruins no critério qualidade. Há alguns anos, quando a população, de forma reiterada, falava que a educação era um bom serviço público prestado, na verdade, ela queria dizer que não havia parâmetro de comparação. É muito bom a criança estar na escola e poder contar com a merenda, o livro e a estrutura educacional. Mas, o importante mesmo é estar na escola, e aprendendo.
Se isso ocorrer, sem dúvida nenhuma o Brasil deixará de ser eternamente o país do futuro e tornar-se-á o país dos nossos sonhos, com uma população educada e uma mão de obra qualificada e capaz de enfrentar o desafio do desenvolvimento sustentável a médio e longo prazos”, ressaltou Rogério que esta semana recebeu homenagens do Conselho Nacional de Educação e do Movimento Nacional Todos pela Educação, pela autoria do substitutivo que acabou com a DRU e garantiu mais recursos para o MEC em 2010.

Deixar um comentário