POLÍTICA & POLÍTICOS  – (Por Lenilson Costa)

ELEIÇÃO RUMO 2010

As chapas estão quase formatadas rumo 2010. A oposição conta com o nome de Rosalba para governo e Robinson para vice. Já a situação o candidato da base do governo é Iberê que trabalha para definir dentro de poucos dias o nome que deverá ser o seu vice. Na minha concepção esse nome poderá ser o de Agnelo, para atrair o apoio de Carlos Eduardo e do partido do PDT. Já que alguns seguidores do deputado João Maia falam que o mesmo não morre de amores para ser vice.
SEM BASES DE IBERÊ, DEPUTADO FÁBIO FARIA PODE TER DIFICULDADES POLÍTICAS
Há quem garanta que um dos trunfos do vice-governador Iberê Ferreira (PSB) para conquistar o apoio do presidente da Assembléia Legislativa, Robinson Faria (PMN) seria a situação política do seu filho, o deputado federal Fábio Faria (PMN). Fábio teria sido eleito com as bases do próprio Iberê, nas eleições de 2006, graças ao fato dele ter desistido de tentar uma reeleição fácil na época, para ser candidato a vice-governador de Wilma de Faria (PSB).
Caso Robinson resolva mesmo se aliar à senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o vice-governador deve não somente pedir suas bases eleitorais de volta, como lançar algum candidato a deputado federal de sua confiança ou apoiar outro que esteja sintonizado com seu projeto político.
LEONARDO ARRUDA
O secretario estadual Leonardo Arruda aproveitou a visita que fez em Nova Cruz, e conversou com o vereador Nia (PMN) do sistema político liderado pelo seu irmão Cid Arruda. Segundo o vereador Nia Salú, Leonardo já pediu apoio do voto para deputado federal. Será que o ex-deputado estadual entrará na disputa de uma vaga para a Câmara dos deputados.
NIA
Acontecendo será a segunda vez, que tudo indica que o vereador mais votado de Nova Cruz, Nia Salú, não irá acompanhar a decisão política do seu líder político, ex-prefeito Cid Arruda, caso o mesmo defina votar em Rosalba Ciarline para governo tendo Robinson como vice. Em 2006 Nia votou em Fernando Bezerra para o senado, não seguindo a orientação de Cid que na época votou em Geraldo Melo para o senado. Os motivos reais ninguém sabe tanto de Cid ter divergido em não apoiar Fernando e do vereador Nia ter acompanhado Fernando Bezerra.
FORÇA DA GRAVIDADE
É na política existe também a força da gravidade. Em Nova Cruz, o ex-prefeito Cid Arruda poderá votar pela força da gravidade no nome da senadora Rosalba Ciarline para governo, caso o deputado Robinson Faria, seja o seu vice ou indique o seu filho para compor a chapa com a senadora ao governo do Estado. Cid não terá outra opção, votará sim pela força da gravidade para governo em Rosalba, o mesmo não ficará a vontade no palanque da senadora por ter a mesma recebida também o apoio do prefeito de Nova Cruz, Flávio Azevedo (PMDB) de primeira hora. Fato que já presenciamos em 2006. Pela força da gravidade Targino e Germano a pedido de Geraldo Melo votaram em Wilma nas eleições de 2006, fato que provocou a união dos ex-prefeitos Targino, Germano e Germana a se aliarem ao líder político e prefeito na época Cid Arruda.
POTI
O Deputado estadual Poti Junior esteve participando das comemorações em homenagem ao dia de Santo Reis nos municípios de Montanhas e Brejinho.
SESSÃO
Com o anúncio da sessão da convocação extraordinária da Assembleia Legislativa para a próxima quinta-feira, resta saber se todos os líderes de bancadas vão dispensar a tramitação nas comissões do projeto da adutora de Mossoró. A base aliada da governadora quer essa dispensa e argumenta que é preciso uma votação rápida, possivelmente na própria quinta-feira, porque há o risco do Estado perder o prazo para assegurar a liberação dos recursos que serão obtidos, depois da autorização da Assembleia, por um financiamento.
RESISTÊNCIA À DISPENSA
Mas há pelo menos um líder de bancada que levanta alguns questionamentos sobre o projeto. E, ao levantar esses questionamentos, aponta que é sem o governo apresentar algumas documentos, não há motivos para a dispensa de tramitação nas comissões. Trata-se do deputado José Dias, líder do PMDB na Assembleia. Ele explica que o projeto faz o remanejamento de R$ 118 milhões do empréstimo que será feita à Caixa. Na proposta original esses recursos seriam para a instalação da adutora. O projeto que agora está na Assembleia transfere esses recursos para investimentos no sistema de distribuição de água em Mossoró.
EXIGÊNCIAS
O líder da bancada peemedebista afirma que não faria sentido dispensar a tramitação, se não houver garantias de que a adutora seria instalada, porque não adiantaria as mundanças no sistema de distribuição, se não houver um aumento do volume de água disponível. O argumento da base aliada é que a adutora foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento. Mas o deputado José Dias aponta que seria necessário um documento — de preferência com a assinatura da ministra Dilma Rousseff, que coordenada o PAC — para ser convencido de que a adutora terá um tratamento prioritário por parte do governo federal.
Fonte:TN
PROPOSTA DE CONSTITUINTE
Uma proposta que tende a ser aprovada no Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores, em fevereiro, deve provocar algumas discussões, entre os políticos, neste primeiro semestre. O PT quer transformar a reforma política em tema da campanha eleitoral de 2010. No Congresso Nacional da legenda estará em votação uma proposta de realizar um plebiscito sobre o tema no mesmo dia da eleição presidencial do ano que vem. Nesse mesmo congresso será lançada oficialmente a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.
LEGISLATIVO NO ANO ELEITORAL
O ano novo começa com a expectativa da concretização das alianças eleitorais e da consolidação das candidaturas à presidência da República e aos governos do Estado com reflexos diretos no ritmo e na qualidade do trabalho da Câmara, do Senado e Assembléias Legislativa. Sem conseguir atingir a pretensão inicial de aprovar os quatro projetos do marco regulatório do pré-sal até a entrada do recesso parlamentar, o governo vai centrar forças nesse tema, a partir do dia 2 de fevereiro, com a retomada dos trabalhos do Congresso.
SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE
Festa de Reis – Fotos: Ivanízio Ramos
Quem esteve ontem a noite na cidade de São José de Campestre foi o deputado federal, Henrique Alves, deputado estadual Walter Alves, a governadora Wilma, o vice governador Iberê Ferreira, que juntos com o prefeito Zequinha Borges e a vice – prefeita Francisca participaram na Igreja Católica da Santa Missa, celebrado pelo padre Gilvan Miguel. Em seguida eles foram circular pelas barracas e mesas de amigos e correligionários da tradicional festa de Santos reis do município.

Deixar um comentário