POLÍTICA & POLÍTICOS – (Por Lenilson Costa)

ELEIÇÃO RUMO 2010

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO
MINAS – HÉLIO COSTA PARA O SENADO

De Dora Kramer:
O ministro Hélio Costa não tem feito questão de ser discreto. Diz para ser ouvido pelos canais competentes que, se o PT não o apoiar para o governo de Minas, prefere concorrer ao Senado em aliança com o governador Aécio Neves, na chapa do vice Antonio Anastasia.
DEFINIÇÕES
Até o finalzinho de fevereiro, quero dizer logo após o carnaval as definições das chapas deverão ficarem fechadissimas. De um lado Iberê trabalha para tão logo seja definida a chapa. Já a oposição se articula com o nome de Robinson para fazer parte da chapa de Rosalba. Já para o senado existem os nomes de Garibaldi, José Agripino e Wilma.  Depois vai ser a vez das chapas proporcinais para Câmara dos deputados e para a Assembléia Legislativa.


O AGRESTE SEM ROBINSON FARIA
Com a possivel saída do deputado estadual Robinson Faria para a oposição, já que as conversas dão conta, que o parlamentar deverá apoiar a candidatura de Rosalba para o governo do Estado. Ficará a Região liberada para que parlamentares da base governista comecem a atuarem no Agreste.
FORÇA
Caso seja confirmada a saida de Robinson para oposição, os novos parlamentares que terão força no Agreste são eles:Arlindo Dantas, Márcia Maia, Gustavo Carvalho e Ezequiel Ferreira que já conta com os apoios dos prefeitos Welinson de Canguaretama e Flávio Azevedo da cidade de Nova Cruz. A deputada Márcia Maia, é outra parlamentar que já contabiliza os apoios dos prefeitos de Baía Formosa, Nivaldo, prefeito de Arez, Erso, Montanhas a prefeita Letinha e o da cidade de Vila – Flôr, Aldo e Lagoa Dantas do prefeito Tito. Outros nomes como do deputado Gustavo Carvalho, que recebe o apoio do prefeito de Nizia.
SECRETARIA
Neste mês de janeiro, o governo do Estado, deverá fazer algumas alterações nas secretarias. E a região Agreste poderá ganhar uma secretaria de governo do Estado. Um alto procer da política dos bastidores do Agreste, nos informou que a região Agreste vai sair fortalicida no governo de Wilma e de Iberê.
JOÃO MAIA SAIRÁ FORTALECIDO NESTE NOVO ANO
O deputado federal, João Maia sairá fortalecido neste novo ano. As conversas são de que o deputado João Maia aumentará a sua cota ainda este ano no governo de Wilma e Iberê. Os bastidores da política comunicam que João terá as secretarias de Saúde, Indústria e Comercio, Segurança e ainda o DER. Mais do que merecedor, pois passou quase 3 anos a seca. Apenas com a secretaria de indústria e comercio.
VICE
As duas vagas de vice – governadores deverão ser preenchidos pelos nomes de Agnelo Alves, que possivelmente seja o vice de Iberê. E de Fábio Faria se a idade permitir poderá ser companheiro de chapa de Rosalba para governo do Estado. Acontecendo dessa forma o nome do deputado Robinson Faria, terá duas opções ou sairá para disputar a uma vaga na Câmara dos deputados ou partirá para ser candidato a reeleição e ser o estadual mais votado de 2010.
MACAU
Flávio Veras mandou demitir cargos comissionados por achar que eles não fazem jus ao que ganham
Prefeito de Macau, Flávio Veras exonerou todos os cargos comissionados do município. Foram mais de 200 cargos porque o mesmo comerçou a sentir que a maquina administrativa não estava andando.
GLAUCO
O ex-candidato a deputado federal, Raimundo Glauco vai voltar ao cenario politico do Estado, desta vez como candidato a deputado estadual. Glauco, já colocou na midia um calendario desejando sempre o melhor ano para todos.
AFASTAMENTO
Além de não correr riscos, ao ser candidato a deputado estadual e não a federal, o jornalista Miguel Weber (PV) pode contribuir para evitar rachas no grupo político do qual faz parte a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV). A troca contempla três deputados federais que apóiaram Micarla: Fábio Faria (PMN), Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB, foto). Esse último que tem se mantido equidistante da prefeita. Não porque queira e sim por não vir sendo chamado pela prefeitura para dialogar.
 JOÃO MAIA
Numa entrevista que será publicada na edição de amanhã da TRIBUNA DO NORTE, o deputado João Maia revela o projeto político que tem para 2010, comenta sobre a participação do PR no governo e sobre o critério que vai levar em consideração para definir os nomes que apoiará ao Senado.
CHAPA ÚNICA
Na Federação dos Municípios do RN (Femurn), o sucesso de Robenilson Ferreira, o atual presidente da entidade, será mesmo o prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Ele fechou um acordo como Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo, que ficará como vice. A eleição está agendada para o próximo dia 15, uma quinta-feira.
ROBINSON

O presidente da Assembleia Legislativa, Robinson Faria se for confirmado o seu nome como companheiro de chapa de Rosalba para governo. É pela primeira vez que a região Agreste terá um representante em uma chapa majoritaria.
HENRIQUE
O deputado Henrique Alves perdeu força depois de ter sido o seu nome citado no escandalo do mensalão. Antes do fato ser divulgado o deputado Henque Alves, andava animadissimo para ser candidato da base aliada do governo Lula. Era o único com possibilidade de unir Robinson, João Maia, e varios outros politicos do cenario estadual.

Deixar um comentário