POLÍTICA & POLÍTICOS – Por Lenilson Costa

VITÓRIA OU DERROTA?

O resultado da eleição nós só sabemos quando os votos são totalmente apurados. Agora, caso o vice – governador Iberê e Wilma não consiga se elegerem. João Maia, seja o mais votado para a Câmara dos Deputados. João, com certeza é quem daqui a 4 anos vai liderar a oposição e será um forte candidato ao governo do Estado.
SILÊNCIO
Duas lideranças políticas de peso no Agreste, ainda continuam no silencio quando o assunto é candidatura a uma vaga na Assembléia Legislativa. São eles os ex-prefeitos Cid Arruda de Nova Cruz e Dison da cidade de Goianinha. Ambos têm potencial para serem candidatos. E até agora não realizaram o lançamento em publico de suas candidaturas. Na minha concepção com o silêncio dos dois, que são ligadíssimo ao deputado Robinson, poderá ainda existir a chance de Robinson ser candidato a deputado estadual e voltando a presidência da Assembléia e colocando o seu filho na qualidade de vice – governador com Rosalba Ciarline.
CHAPA PROPORCIONAL
A chapa proporcional caso os ex-senadores Geraldo Melo e Fernando Bezerra, não sejam candidatos a deputado federal, os atuais deputados federais terão um pleito com mais tranqüilidade. Apenas Carlos Eduardo será um nome novo no páreo. Os nomes com mandatos são eles: Henrique Alves, Sandra Rosado, Betinho Rosado, Rogério Marinho, Fátima Bezerra, Fabio Faria, João Maia e Felipe Maia.
QUADRO
O quadro da situação dos deputados com os candidatos ao governo será mais o menos assim. Oposição: Felipe Maia, Betinho Rosado, Rogério Marinho e Fabio Faria. Na situação ficarão os deputados: João Maia, Fátima Bezerra, Sandra Rosado e Henrique Alves. Com a entrada de Carlos Eduardo poderá tirar um parlamentar da Câmara dos Deputados já que são apenas 8 vagas no RN.
NOVO PREFEITO
Foram diplomados, ontem (11), os novos prefeito e vice de Pedro Velho, no Agreste potiguar. Respectivamente, Lenivaldo Fernandes e Patrícia Targino, ambos do PV. Eles assumem no lugar de Jalmir Macedo (PP) e André Jorge (PMN) que tiveram as cassações confirmadas pelo TRE-RN. Os dois são acusados de compra de voto por causa da distribuição de vale-gasolina durante a campanha de 2008. A cassação, em primeira instância, ocorreu no meio do ano passado, mas uma liminar assegurou a permanência de Jalmir e André nos cargos. Os dois devem recorrer ao TSE.
APOIO
Quem andou visitando hoje(13)o Palácio Arruda Câmara, foi o ex vice-prefeito Max Andrade, ele foi ter uma conversa com o prefeito Flávio Azevedo. Ninguém sabe qual foi o rumo das conversas, com certeza saiu assuntos profissionais e políticos ligados as eleições de 2010. Max é presidente do PR em Nova Cruz, e tem seu irmão como atual vice – prefeito na administração de Flávio Azevedo em Nova Cruz.
IBERÊ
O atual e super vice – governador Iberê Ferreira realiza um trabalho diferente de Fernando Freire na época. Iberê já se coloca como um vice, atuante e com respaldo da governadora. Então o vice-governador quer mudar o jogo e melhorar o seu desempenho nos índices de avaliações antes do carnaval.
AGRESTE
Desde ontem o governo ficou focado e centralizado para a região Agreste. Sendo o maior reduto eleitoral do deputado Robinson Faria, a governadora ao lado de Iberê vai investir pesado nas lideranças políticas ligadas ao deputado Robinson.
SECRETARIA
O vice – governador ao lado da governadora Wilma, poderá ainda este mês focar poder de fogo para a região do Agreste, sendo o maior reduto eleitoral do deputado Robinson Faria. Se caso a governadora não topar, Iberê com certeza fará algumas mudanças, principalmente nos cargos ligados a Robinson, ainda no mês de abril depois da sua posse e definitivamente na qualidade de governo, colocará um membro de peso no Agreste para fazer parte de seu governo.
ACORDO DE ROBINSON E ROSALBA NO AGRESTE
Outro ponto que muita gente não vai aceitar esse tipo de acordo, que o deputado Robinson Faria, acaba de fechar com o DEM. Várias lideranças municipais estão confusas como os eleitores. No Agreste municípios como Nova Cruz, que tem a frente o prefeito Flávio Azevedo (PMDB), é ligado a Rosalba desde 2006, fica difícil existir a união do seu grupo político com o do ex-prefeito Cid Arruda, que todos domingos está em um Programa de Rádio fazendo uma oposição ferrenha ao prefeito Flávio Azevedo.
No município de Montanhas, a prefeita Letinha aguarda as decisões para depois definir. A prefeita já vota em Márcia Maia, para estadual e em João Maia para federal e Wilma para o senado. Em Pedro Velho, a situação é complicada com a posse de Lenivaldo para ficar a frente da prefeitura ninguém sabe qual será o seu rumo caso seja Robinson Faria o vice de Rosalba, já que Robinson há anos é um forte adversário de Lenivaldo no município.
GERMANO

Ninguém sabe até agora o comportamento do ex-candidato a prefeito da cidade de Nova Cruz, Germano Targino nas eleições de 2008, quanto as eleições de 2010. Germano será mais difícil subir no palanque de Robinson e Rosalba, que aqui em Nova Cruz, deverá contar com os apoios das tradicionais lideranças políticas do ex-prefeito Cid Arruda e do atual prefeito Flávio Azevedo. Germano já teria comentado para algumas pessoas que não subiria em um acordo político de Robinson com Rosalba e seu primo Flávio Azevedo.
OS CARGOS
Até quando, Iberê ?
Esta é a pergunta que não quer calar, frente aos atuais cenários políticos potiguares. A curiosidade se explica face à falta de iniciativa da governadora Wilma de Faria com relação aos ocupantes de cargos no governo por indicação do deputado Robinson Faria, o qual anunciou ontem que não apoiará o candidato do governo, Iberê Ferreira.
DÚVIDA DE ROBINSON:
ser vice ou candidato à reeleição
Definida a saída do deputado estadual Robinson Faria (PMN) do governismo, agora as atenções se voltam para a sua decisão a respeito do futuro. Que cargo Robinson disputará em 2010? A grande dúvida é se ele será o vice-governador na chapa da senadora Rosalba Ciarlini (DEM) ou se disputará a reeleição. Em 2006, depois de muita celeuma em torno do cargo que disputaria, Robinson acabou sendo candidato à reeleição. E, pelo andar da carruagem, pode ser que repita a dose. Digo isso porque a posição que Robinson ocupa hoje é estratégica. Ele é presidente da Assembleia Legislativa, comanda um orçamento robusto e um grupo de deputados numeroso. Além disso, é sem dúvida alguma um bom presidente e marcou a sua gestão por várias ações importantes. Em um possível futuro governo de Rosalba, Robinson seria importante na posição em que está agora. Caso alguma coisa dê errado, ele permanece com mandato e com o poder na mão, tendo em vista que a sua reeleição em 2010 é dada como certa. Prego batido, com a saída de Robinson Faria do governismo o que não consegui entender ainda é o porquê do deputado não ter entregado os cargos que indicou na administração estadual. Tudo bem que pode ser uma jogada política, mas a meu ver entregando os cargos Robinson sairia pela porta da frente. Aguardemos os desdobramentos.
Fonte: Pedro Carlos

Deixar um comentário