POLÍTICOS & POLÍTICAPor Lenilson Costa

HABILIDADE – I
O senador José Agripino, mais uma vez mostra a competencia e habilidade política no Estado. Há anos vem buscando alternativas e estrategicas politicas que vem mantendo o mesmo no poder. Vamos relatar apenas momentos vivenciados desde o ano de 2002. Foi em 2002 buscou o então senador Fernando Bezerra da situação e transformou o senador em um candidato ao governo do Estado. Isso foi suficiente para o senador José Agripino voltar ao senado naquele ano.

HABILIDADE – II
Em 2006 mais uma vez José Agripino saiu por cima fez uma aliança com seu maior rival na política e passou a apoiar a candidatura de Garibaldi, e exigindo dois grandes espaços o de vice e uma vaga no senado. Ganhou Rosalba Ciarline, que derrotou o então senador de Lula Fernando Bezerra.

HABILIDADE – III
Já no ano de 2008 foi o primeiro político a decidir pela candidatura da atual prefeita Micarla de Souza, e enfrentado mais uma vez a super popularidade do presidente Lula. O senador buscou os apoios do deputado federal seu primo João Maia e do Presidente da Assembleia, Robinson Faria. E mais uma vez obteve sucesso, Micarla foi a vencedora.

HABILIDADE – IV
Agora no ano de 2010 voltou a fazer mais um sucesso. Provocou a adesão do deputado Robinson Faria a apoiar a candidatura de Rosalba Ciarline, rumo 2010. Mais uma vez fez um gol deixando a base governista em dificuldades. E agora consegue se unir a Garibaldi e deverá ter grande sucesso de acordo com as pesquisas realizadas rumo as eleições de 2010.

CRESCIMENTO
Se continuar o crecimento da candidata do PT a eleição presidencial. O governador Serra, poderá ser candidato a reeleição ao governo do Estado de São Paulo. E passando assim a existir um novo projeto no cenario politico nacional com a candiatura de Aécio Neves, e possivelmente o nome de Ciro Gomes, para ser vice na sua chapa. Será um novo fato na política nacional.

ROGÉRIO MARINHO
O deputado federal Rogério Marinho, a cada dia amplia a sua base para se reeleger a mais um mandato como deputado federal. Rogerio, tem buscado apoios em quase toda região do Estado. Apenas com um mandato em Brasília, tem mostrado ao seu povo que fez a diferencia. Com a aprovação da DRU, o maior projeto que vai beneficiar o setor da educação em todo país, foi uma luta do deputado federal Rogério Marinho.

ADESIVOS
Já circulam na cidade de Goianinha adesivos com Dison 2010. O ex-prefeito será candidato a deputado estadual, representando o Agreste e Litoral Potiguar. Dison trabalha para o ex-prefeito Cid Arruda, não entrar no pareo a uma vaga na Assembléia Legislativa. 

ROBINSON PRESSIONA ALIADOS DO AGRESTE PARA NÃO VOTAR EM WILMA
Os aliados do deputado Robinson Faria que fecharam apoios para votar em Wilma para senado. Estão sendo pressionados pelo deputado para fecharem apoios com o segundo voto para os senadores Garibaldi ou José Agripino.

CENÁRIO
O ex-prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda, encontrará dificuldades para contabilizar os apoios dos vereadores ligado ao seu grupo político em nome da chapa RR(Rosalba e Robinson). Em Nova Cruz, os vereadores: Beto Martins e Nia Salú, não seguirão nesta caminhada em prol da candidatura de Rosalba. Segundo informações os vereadores deverão apoiar a candidatura do vice-governador Iberê. Agora eles já definiram vão votar em Cid para deputado estadual, caso o mesmo decida ser candidato.

NIA
O vereador Nia Salú continua mostrando que não acompanhará Cid, na decisão de apoiar Rosalba contando com o apoio do prefeito Flávio Azevedo. Nia, fiel escudeiro de Cid vai repetir 2006 quando na época não votou no senador Gerealdo Melo. E olha que Flávio Azevedo não estava apoiando. Cid ainda vai ter uma conversa com o edil. Mas, segundo uma fonte bem próxima do vereador adiantou que o mesmo não votará em Rosalba e nem tão pouco em José Agripino.

CID
O segundo voto para senador do ex-prefeito Cid Arruda, deverá ser de Wilma. Cid ficará no fogo cruzado. Robinson não aceita apoio de cobra de duas cabeças. Os senadores do pré-candidato a vice-governador na chapa com Rosalba serão José Agripino e Garibaldi. Então tem tudo para Cid votar em Gari e Agripino para o senado.

Secretário-geral do PSB diz que partido exigirá das alianças nos Estados receber o presidenciável Ciro Gomes
A cúpula do PSB nacional a cada dia demonstra que é favorável a uma candidatura do deputado Ciro Gomes a presidência. Presidente da sigla, o governador Eduardo Campos lidera com folga à reeleição em Pernambuco, coisa de primeiro turno. Em dezembro, Campos tinha 54% contra 31% do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), segundo o Ibope. Em outros cenários, com Jarbas fora do páreo, o governador pernambucano passava dos 70%. O fato não é diferente no Ceará, onde o governador Cid Gomes (PSB) também lidera com folga, segundo o Datafolha em dezembro. Na Paraíba, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB) lidera a corrida disputada com o governador José Maranhão (PMDB).

Em uma matéria publicada na Folha de São Paulo desta terça-feira (2), o secretário-geral do PSB, senador Renato Casagrande (ES), diz não ver problema no fato de a candidatura Ciro – que pode desistir da disputa- ter apenas sete palanques estaduais fortes de sustentação: “Não haverá palanque exclusivo. Mesmo onde não tenhamos candidato, teremos candidato a vice, ao Senado, e, ao negociarmos as coligações, vamos exigir que o palanque receba o Ciro”, declarou. A estratégia também vale para o Rio Grande do Norte?

 

De Lauro Jardim, no Radar online
O drama de Garibaldi
Uma infecção pulmonar levou Garibaldi Alves, pai do senador Garibaldi Alves Filho, a ser internado em estado grave na UTI de um hospital de Natal na madrugada de sexta-feira. Aos 86 anos, Garibaldi se preparava para assumir a cadeira da senadora Rosalba Ciarlini em abril, quando ela prometia se afastar do cargo para disputar o governo.

Seria o início de um dobradinha de pai e filho no Senado, que poderia se estender por quatro anos se Garibaldi Alves Filho se elegesse senador e Rosalba, goveradora.

A ida do pai para o Senado foi um dos vários motivos que moveram Garibaldi Filho, ex-presidente do Senado, a se bandear para o lado da oposição – Rosalba é do DEM e fará campanha para José Serra – deixando isolado seu primo Henrique Eduardo Alves, que é líder do PMDB na Câmara e um dos principais articuladores da campanha de Dilma Rousseff.

AGRESTE
Vice-candidato já iniciou contato com ex-prefeito que sempre enfrentou o presidente da Assembléia em Monte Alegre

Com o anúncio da saída do presidente da Assembléia, deputado Robinson Faria (PMN) da base governista para ser candidato a vice-governador na chapa oposicionista da senadora Rosalba Ciarlini (DEM), o comando governista iniciou uma operação de contatos com as lideranças do Agreste. E o palanque de Iberê já começa a ser montado também em Monte Alegre, que tem quase 15 mil eleitores e é a cidade onde Robinson vota na região. Lá a prefeita Graça Marques (PMN) seguirá a decisão de Robinson, desfalcando o palanque governista.

Deixar um comentário