Monte Alegre
Deu no Blog Marcos Dantas
Procurador Eleitoral emite parecer favorável a perda de mandato de prefeita aliada ao presidente da Assembléia
Como o Blog adiantou outro dia, Monte Alegre no Agreste é a cidade onde vota o presidente da Assembleia, deputado Robinson Faria (PMN). Pois bem, depois de tentar eleger sem sucesso Graça Marques (PMN) a prefeitura em 2000 e 2004, Robinson viu o retorno de sua aliada ao poder em 2008. Na época, derrotando o empresário Severino Rodrigues (PSDB), onde venceu por uma maioria de 307 votos, em um eleitorado de quase 15 mil eleitores. Mas, a eleição está sendo questionada na Justiça Eleitoral. O procurador regional eleitoral Fábio Nesi Venzon, emitiu parecer e opinou pela cassação da prefeita.

A distribuição de cheques-reforma em Monte Alegre, por parte de Graças Marques, influenciou no resultado do pleito e deve levar à inelegibilidade da prefeita. Essa é a conclusão do parecer emitido pela Procuradoria Regional Eleitoral em processo que apura a prática de abuso de poder político e econômico. Apesar da ação ter sido julgada improcedente pelo juiz da 44ª Zona Eleitoral, para Fábio Nesi Venzon, a sentença deve ser reformada. Segundo ele, as provas produzidas no processo levam a crer que Graça Marques e a cunhada dela foram as responsáveis pelo cadastramento dos beneficiários do programa habitacional Cheque-Reforma, culminando com a distribuição da benesse no ano de 2008, mais precisamente no mês de agosto do ano eleitoral. Tal fato teria favorecido a vitória da candidata.

Como Graça Marques obteve menos do que 50% dos votos válidos, o parecer é pela assunção do 2º colocado, Severino Rodrigues, entretanto, o procurador regional eleitoral destaca que tramita do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) recurso eleitoral em que o mesmo opinou pela cassação do candidato Severino Rodrigues (2º colocado), em virtude de captação ilícita de sufrágio. Nesse caso, a nulidade da votação dos dois, levará a necessidade da realização de nova eleição.
SÃO JOSÉ DE MIPIBU
Governadora ainda não determinou o envio de policiais para São José de Mipibu

Mipibu, a fim de aumentar o efetivo da cidade. O compromisso foi firmado pela governadora há mais de um mês, precisamente no dia 28 de dezembro, em solenidade pública de inauguração da Escola Nascedoura de Talentos, da Fundação Zé da Bicicleta, no Pau Brasil.

Enquanto isso, aumenta consideravelmente o número de assaltos e assassinatos na cidade, sem que o atual efetivo da PM possa fazer muita coisa. Há menos de uma semana, um taxista foi brutalmente assassinado em pleno perímetro urbano da cidade, tendo os criminosos roubado seu carro.

O filho da vítima contou à reportagem que, chamada para atender à ocorrência, a Polícia Militar se viu envolta em um dilema: ou seguia em perseguição aos criminosos ou prestava socorro à vítima naquela situação de emergência, já que o taxista agonizava no chão e as equipes do SAMU estavam em outra ocorrência. “Tudo por conta do efetivo reduzido. Se houvesse mais policiais teria dado para socorrer a meu pai, levando-o até aos hospital e também perseguido os assassinos, que acabaram foragidos e até o momento ainda não haviam sido descobertos”, contou o filho do taxista morto.

Na solenidade de inauguração da escola, em dezembro, ao discursar a prefeita mipibuense entregou um ofício à governadora, explicando a difícil situação enfrentada pelo Capitão Barreto, comandante do Pelotão de Polícia Militar da cidade, em cobrir toda a área do município com um contingente já defasado de policiais. Na ocasião, valendo-se de que o Governo do Estado estava convocando novos policiais concursados, a prefeita solicitou o envio de oito novos policiais.

A prefeita justificou que o município é pólo para outros municípios da região, possui agência (Banco do Brasil), Casa Lotérica e correspondente bancário (Bradesco), um comércio crescente e comunidades com população de porte de cidades pequenas no Estado. “Justifica-se, portanto, que o efetivo seja aumentado”, disse Norma.

A cobrança por um maior incremento na segurança pública parte de todos os segmentos sociais organizados da cidade.

ATENDIMENTO
Durante o discurso, a governadora confirmou o atendimento ao pleito da prefeita. Wilma de Faria afirmou que ainda naquela semana estaria determinando ao comando da Polícia Militar o aumento no efetivo policial militar para São José de Mipibu.

Ao contrário, segundo informações, o que houve foi mesmo redução no efetivo da PM mipibuense, já que um policial foi transferido da cidade.

Segurança pública é assunto da alçada do Governo do Estado, embora a prefeitura apóie dentro das possibilidades as ações da PM no município.
AsseComSJM – (Reportagem: João Maria Freire)

Deixar um comentário