RN é destaque em fórum
sobre energia eólica em São Paulo
                                                                         Foto: Jaime Oide
O Secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, participou nesta semana da sessão plenária de abertura do “Wind Forum Brazil 2010”, que reuniu mais de 400 empreendedores, fornecedores e especialistas do setor eólico nacional no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.
 

O convite ao secretário potiguar, único representante das administrações estaduais a falar no evento, deu destaque especial à gestão energética do Rio Grande do Norte, ressaltando que o Estado tem a liderança nacional na implantação de novos projetos para geração de energia eólica e a viabilização do primeiro contrato de venda de energia eólica no mercado livre.
 

Jean-Paul Prates expôs aos conferencistas as ações que levaram o RN a ser o líder em projetos vencedores no Leilão Federal de Energia Eólica, realizado em dezembro passado. Ele explicou também os próximos passos que o Governo do Estado seguirá para garantir a implantação dos parques bem como a atração de fornecedores e fabricantes de equipamentos para o Estado. Outro aspecto salientado pelo Secretário de Energia foi o conjunto de ações relativas à capacitação, recrutamento e emprego de mão-de-obra local para as obras e para as operações futuras.
 

Os empreendedores eólicos demonstraram grande interesse pelas iniciativas do Governo do Estado no sentido de racionalizar o procedimento de licenciamentos das obras e pré-zonear as áreas para os futuros leilões. O Secretário confirmou que a Secretaria de Energia e o IDEMA atuarão em conjunto na análise técnica, econômica e ambiental dos projetos, com vistas a assegurar a boa condução das atividades de implantação dos parques eólicos.
 

Durante a tarde, o secretário manteve diversos encontros com fabricantes de turbinas, torres, pás e outros equipamentos e serviços com o objetivo de convidá-los a analisar o Rio Grande do Norte como alternativa viável e atrativa para sediar investimentos. “Muito em breve, teremos boas notícias sobre projetos de fabricantes de equipamentos se estebelelecendo no Rio Grande do Norte, multiplicando ainda mais o efeito das conquistas já representadas pelos parques viabilizados no leilão”, afirmou Jean-Paul.
Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixar um comentário