SERRA MANTÉM LIDERANÇA
Nova pesquisa do Ibope confirma a liderança do candidato José Serra (PSDB) na corrida presidencial mantendo 11 pontos de diferença sobre Dilma Rousseff (PT). O terceiro lugar é de Ciro Gomes, PSB. A pesquisa, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), foi realizada entre os dias 6 e 9 deste mês em 144 municípios abrangendo todas as regiões do país. Serra está com 36% das intenções de voto, Dilma, 25% e Ciro Gomes, 11%. Marina Silva, do PV, aparece em quarto lugar com 8%.
Na última pesquisa do Ibope, divulgada no dia 7 de dezembro do ano passado, Serra tinha 38% e Dilma, 17%. A candidata de Lula cresceu 8 pontos. Na mesma pesquisa de dezembro, Ciro tinha 13% e Marina, 6. Os votos brancos e nulos somavam 13% e os que responderam que não sabem em quem votar, 12%. Agora em fevereiro o percentual de brancos e nulos caiu para 11% e os que não sabem em quem votar, 9%.
O Ibope montou um cenário sem a candidatura de Ciro Gomes. Aí Serra fica com 41% e Dilma, 28%. Cada um subiu três pontos. Marina, dois. Ficou com10%. Foi feita, também, uma simulação para eventual segundo turno. José Serra venceria a eleição com 47%. Dilma, 33%. Uma diferença de 14 pontos a favor do governador de São Paulo.
Numa pesquisa da Datafolha, de 14 a 18 de dezembro do ano passado, Serra aparece com 37% e Dilma, 23%. Bem próximos aos números desta pesquisa de agora, do Ibope. Já na pesquisa da Vox Populi (14 a 17 de janeiro deste ano) diminui a vantagem de Serra (34%) sobre Dilma (27%). Na pesquisa da Sensus, realizada também em janeiro (de 25 a 29), a diferença fica menor ainda: Serra, 33,2% e Dilma, 27,8%.
A propósito, li estes comentários do Josias de Souza, em seu blogue da Folha:
– Para explicar resultados diferentes, os donos de institutos repetem o ensinamento consagrado de que pesquisas de intenção de votos não podem ser comparadas – salvo se elas tiverem sido aplicadas por um mesmo instituto. Assim, uma pesquisa do Ibope só pode ser comparada com outra pesquisa do Ibope. Uma pesquisa Datafolha com outra pesquisa Datafolha – e por aí vai.
– Faz sentido a justificativa oferecida para isso. Cada instituto tem sua própria metodologia. O Ibope, por exemplo, entrevista os eleitores em suas casas. O Datafolha prefere entrevistá-los nas ruas. O tamanho das amostras varia de instituto para instituto. Quanto maior o número de entrevistados, menor a margem de erro.
Josias faz ainda algumas observações:
1 – Os números apurados pelo Datafolha em dezembro e pelo Ibope em fevereiro são praticamente os mesmos (Serra, 37 e 36; Dilma 23 e 25; Ciro, 13 e 11; Marina, 8 e 8). 2 – Os menores índices de Serra foram apontados em janeiro pela Sensus. 3 – Se fosse o caso de mandar às favas a regra de não comparar pesquisas aplicadas por institutos diferentes, poder-se-ia então dizer que Serra subiu e Dilma caiu na mais recente pesquisa Ibope, levados em conta os resultados obtidos pelos dois nas pesquisas de janeiro da Voz e da Sensus.
Quarta observação: “Respeitada a regra de só comparar pesquisas aplicadas por um mesmo instituto, Dilma passou no Ibope de 17 para 25 entre dezembro e fevereiro; e Serra de 38 para 36. Ela cresceu muito além da margem de erro da pesquisa. Serra caiu dentro da margem de erro.”

Deixar um comentário