GOVERNADORES DISCUTEM QUEDA DE REPASSES FEDERAIS
Da Agência Estado:

Os governadores Jaques Wagner (Bahia), Marcelo Deda (Sergipe), Wellington Dias (Piauí), e Eduardo Campos (Pernambuco), estão reunidos hoje com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutirem as perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Wagner disse que o FPE representa 43% das receitas da Bahia. Segundo ele, qualquer perda pesa mais para os Estados do Norte e Nordeste porque a participação do FPE nas receitas é maior.

O governador Marcelo Deda disse que as verbas do FPE em janeiro caíram 14% em relação a janeiro de 2009. Há uma expectativa de que esta queda seja de 22% no mês de março, ante igual período do ano passado. “Nós não podemos suportar um segundo ano de queda do FPE. A situação é preocupante. Pode ter uma crise fiscal nos Estados”, afirmou.
LULA NÃO VAI A CAMPANHA ONDE TIVER PALANQUE DUPLO

De Flávio Freire, de O Globo:

No tudo ou nada em busca de uma aliança nacional com o PMDB, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que está disposto a não apoiar até mesmo o PT nas disputas aos governos estaduais caso o seu partido force uma divisão nos palanques regionais, o que prejudicaria diretamente a campanha presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Após evento ao lado do governador do Mato Grosso do Sul, o peemedebista André Puccinelli, e do ex-governador do estado, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, Lula deixou claro que não participará de campanha em estados onde não se repetir a possível aliança com o PMDB.

– A gente tem que resolver o problema nacional, depois os estados. Mas se em algum estado não tiver possibilidade de construir uma aliança, o que vai acontecer é que o presidente da República não participará da campanha naquele estado – disse ele, após uma visita à fábrica de celulose da Fíbria/Votorantim, em Três Lagoas (MS).
CANDIDATURA DE CIRO AINDA AJUDA DILMA

Do blog de José Roberto de Toledo:

Esqueça o blablablá sobre uma eventual disputa entre Ciro Gomes, o PT e Lula. Como mostra o Ibope, a permanência do nome de Ciro entre os presidenciáveis mais ajuda Dilma Roussef do que atrapalha. Ao menos por enquanto.

No cenário sem o candidato do PSB, o maior beneficiário da saída de Ciro continua sendo José Serra, principal rival de Dilma. Dos 11% de Ciro na mais recente pesquisa Ibope, nada menos do que cinco pontos vão para o candidato tucano quando o candidato do PSB não é citado entre os presidenciáveis. Dilma fica com apenas três desses pontos, e Marina Silva, com dois.

A saída precipitada de Ciro da disputa só levaria a duas especulações, nenhuma delas boa para Dilma: de que o tucano poderia ganhar no primeiro turno (ele tem 41% contra 38% de Dilma e Marina somadas), e de que Marina poderia abrir mão de sua candidatura para ser vice de Serra e atalhar seu caminho para o Planalto.

No que depender dos números das pesquisas, Ciro só sai da disputa (se sair) quando e se Dilma estiver cabeça a cabeça com Serra.
DEU EM O ESTADO DE S.PAULO

LULA DIZ QUE NÃO PRETENDE VOLTAR EM 2014

Em entrevista exclusiva ao ‘Estado’, presidente fala da expectativa em eleger a ministra Dilma

“Eu não iria escolher alguém para ser vaca de presépio”, diz Lula sobre Dilma. Foto: Wilson Pedrosa

Em entrevista exclusiva concedida ao Estado nesta quinta-feira, 18, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou ter escolhido Dilma Rousseff como candidata presidencial para apenas um mandato, com o objetivo de voltar ao poder em 2014. “Ninguém aceita ser vaca de presépio e muito menos eu iria escolher uma pessoa para ser vaca de presépio”, afirmou Lula. “Todo político que tentou eleger alguém manipulado quebrou a cara.” A entrevista, que poderá ser lida na íntegra na edição desta sexta-feira, 19, do Estadão, foi concedida aos jornalistas Vera Rosa, Tânia Monteiro, João Bosco Rabello, Rui Nogueira e Ricardo Gandour.

Para o presidente, a eventual gestão Dilma não será mais à esquerda do que seu governo, mas afirmou que a ministra terá “o ritmo dela, o estilo dela”. O presidente avaliou que as diretrizes do programa petista podem ser mais “progressistas”: “O partido, muitas vezes, defende princípios e coisas que o governo não pode defender”.

Ao longo da entrevista, o presidente mostrou bom humor, quando questionado sobre a presença do Estado na economia: “O único Estado forte que eu quero é o Estadão”. E acrescentou: “O governo tem dois papeis, e a crise reforçou a descoberta deste papel. O governo tem, de um lado, de ser o regulador e o fiscalizador; do outro lado, tem de ser o indutor, o provocador do investimento, aquele que discute com o empresário e pergunta por que ele não investe em tal setor”.

Segundo o presidente, o Estado deve se fazer presente na economia para ter “poder de barganha”: “Se a gente não tiver uma empresa que tenha cacife de dizer ‘se vocês não forem, eu vou’, a gente fica refém das manipulações das poucas empresas que querem disputar o mercado. Então, nós queremos uma Eletrobrás forte, para construir parceria com outras empresas. Não queremos ser donos de nada”.

O presidente respondeu com números às críticas da oposição sobre inchaço da máquina pública. “A cada 100 mil habitantes, o governo federal tem 11 cargos comissionados. O governo de São Paulo tem 31 cargos por 100 mil habitantes”, cutucou, em referência à administração do governador e presidenciável tucano, José Serra.

SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ
Justiça Eleitoral divulga comunicado sobre revisão eleitoral‏
A Justiça Eleitoral em São José de Mipibu está enviando comunicado a todos os eleitores do município a respeito da revisão eleitoral que acontecerá a partir de 1 de março. Confira a íntegra do comunicado, que vai assinado pela Juíza substituta da Comarca, Luiza Cavalcante Peixoto:

JUSTIÇA ELEITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE

COMUNICADO
Comunicamos aos eleitores de São José de Mipibu que, entre os dias 1º e 30 de março de 2010, haverá Revisão do Título Eleitoral.

Portanto, todos os eleitores que votam em São José de Mipibu e na Zona Rural do Município deverão comparecer ao Fórum de Justiça ou à Câmara de Vereadores, no horário das 08 às 16 horas, de segunda a sexta, e nos sábados das 08 às 12 horas, levando o título eleitoral, documento de identidade com foto e comprovante de residência.

Haverá um Posto de Atendimento no Distrito do Arenã, no período de 09 a 13 de Março, e outro no Distrito de Laranjeira do Abdias , no período de 16 a 20 de Março.

Ressalto que os eleitores que não comparecerem ao recadastramento terão seus títulos eleitorais cancelados e não poderão votar nas eleições deste ano.

Luiza Cavalcante Peixoto
Juíza da 7ª Zona Eleitoral

Deixar um comentário