DEU NO CORREIO BRAZILIENSE

Meirelles fica. Temer agradece
Com escassas chances de ocupar a vaga de vice na chapa de Dilma, titular do BC desiste da corrida eleitoral e abre alas para o presidente da Câmara

De Deco Bancillon:
O dia do fico do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), praticamente confirma o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), como vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff (PT). Estimulado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Meirelles era a maior ameaça aos planos eleitorais da ala do PMDB que hoje controla o partido, capitaneada pelo próprio Temer e pelos senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP). Depois que o grupo perdeu o apoio dos petistas à reeleição da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, garantir o nome do vice virou questão crucial para a aliança nacional entre PMDB e PT. Com o apoio do Planalto esvaziado, Meirelles tinha duas cartas: permanecer no BC ou tentar uma eleição difícil para o Senado em Goiás. O anúncio, feito em conjunto com a direção do banco, foi divulgado depois do fechamento do mercado, por prudência, às 18h15.

Os movimentos de Meirelles nas últimas 48 horas demonstraram que o presidente do BC trabalhou com a hipótese de sair do órgão pelo menos até o início da tarde de ontem. No próprio CCBB, sede atual do governo, a opinião geral era de que o economista sairia. Um forte indício dessa disposição seria o encontro com Lula no Palácio da Alvorada, pouco depois do almoço, além de várias reuniões com integrantes do PMDB. Se a decisão fosse a de permanecer no banco, bastaria um telefonema ao presidente, avaliavam assessores. Ao fim do dia, o presidente do BC anunciou o fico que, segundo ele, refletia um pedido de Lula. “Ficarei no Banco Central visando garantir a tranquilidade e a estabilidade da economia brasileira. Decidi atender ao pedido do presidente, no sentido de consolidar um trabalho de mais de sete anos de estabilidade da economia brasileira, de controle da inflação”, justificou.

Deixar um comentário