POLÍTICOS & POLÍTICAPor Lenilson Costa



CID
A cidade de Nova Cruz deixou de ter um representante de peso na região Agreste. Sem o nome do ex-prefeito Cid Arruda, na disputa de uma vaga na Assembléia Legislativa, o município de Nova Cruz poderá perder o espaço para a cidade de Goaininha, que a cada dia cresce. E agora terá uma grande chance de ter o ex-prefeito Disson, como deputado estadual representando o Agreste e Litoral Potiguar.

NOVA CRUZ
A cidade de Nova Cruz mesmo sendo o maior município em termo de votos com 27.598 está órfã de deputado da terra. Apenas o ex-deputado Leonardo Arruda e Targino Perreira representaram o município. Mesmo assim o período que o município ficou sem um representante, a cidade teve uma atenção especial do deputado Robinson Faria, em uma parceria com o ex-prefeito Cid Arruda.


GRUPO
O grupo político liderado pelo ex-prefeito Cid Arruda, na cidade de Nova Cruz, poderá voltar a ter divisão para deputado estadual. Cid deverá caminhar com o seu apoio a Disson ou a deputada Gesane Marinho. Já o grupo político da família Cunha Lima, poderá aglutinar força para migrar ao apoio da candidatura do deputado Ricardo Mota.


APARECEU
Quem apareceu no cenário político foi o ex-senador Fernando Bezerra, que esteve presente na posse do governdor Iberê Ferreira, na Assembléia Legislativa. Fernando está sendo cotado para ser candidato a deputado federal pelo PMDB de Henrique Alves.


AGRESTE
O Agreste contará com uma boa representatividade na Assembléia Legilstiva, caso os nomes sejam eleitos. São eles: Disson, ex-prefeito da cidade de Goaininha, Gesane Marinho, que busca mais um mandato pela Região. E o filho do deputado Arlindo Dantas, Fábio Dantas, que será mais um nome pelo Agreste.


MADA MAIA NÃO SERÁ CANDIDATA A DEPUTADA ESTADUAL
Deu no Blog da Thaísa, que a filha de Zenaide Maia, e do prefeito Jaime Calado, Mada Maia, subsecretária de Juventude do governo, e nome cotadíssimo para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa…não vai.


Mada não é candidata.


Ela não se desincompatibilizou do cargo que ocupa no governo.


A não ser que seu nome saia na próxima edição do Diário Oficial do Estado, já que, segundo a lei, atos governamentais tem 3 dias para serem publicados.


E o que vale para a Justiça é o ato em si, e não a sua publicação.


OS APADRINHADOS DE EZEQUIEL, MÁRCIA, WOBER, GUSTAVO E CLÁUDIO PORPINO


Quem vai indicar quem?


Quem serão os padrinhos do governo Iberê Ferreira de Souza?


O deputado-primo Ezequiel Ferreira indicou José de Arimatéia Fernandes para o DER…


A deputada Márcia Maia continua com seus indicados: Gercino Saraiva na Sethas e Damião Pita na Habitação…


O deputado Wober Júnior continua com seus indicados: Marcos Aurélio no Idema e Celso Veiga no Igarn…


O deputado Gustavo Carvalho continua com seu indicado Carlos Theodorico Bezerra no DETRAN…


E o ex-titular da Emprotur, Cláudio Porpino, indicará um nome para lhe substituir…


ROSALBA CIARLINI VAI ANTECIPAR SONHO DO SENADOR GARIBALDI FILHO


E na chegada a Caicó, depois de assistir à Missa dos Santos Óleos, a senadora Rosalba Ciarlini anunciou:


Vai tirar licença do Senado para se dedicar à campanha para o governo.


Licença que agradará muito ao senador Garibaldi Filho, que vai ver o pai, Garibaldi Alves, ser empossado senador da República.


Sonho que dependia da eleição de Rosalba…mas que se realizará antes disso.


“Quem me conhece sabe que quando entro numa disputa, entro de corpo e alma, e isso exige muito de mim. Não posso ficar me dividindo entre o Estado e Brasília. Sem falar que sou presidente da CAS – Comissão de Assuntos Sociais, uma das importantes do Senado. Não sei fazer nada pela metade”, justificou a Rosa.

RUMO À VOTAÇÃO
O Calendário Eleitoral define datas e prazos que devem ser observados por pré-candidatos, partidos, governantes e eleitores. A partir desta terça-feira (6) está proibida a concessão de aumento aos servidores públicos. As convenções partidárias para definição de candidaturas e alianças serão em junho. Veja, abaixo, as principais datas do calendário eleitoral.

Principais datas
Leia algumas das datas mais importantes do calendário definido pelo Tribunal Superior Eleitoral

06/04 – Data a partir da qual, até a posse dos eleitos, é vedado aos agentes públicos fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição.

05/05 – Último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio.

10/06 – Data a partir da qual é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos

30/06 – Último dia para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e escolher candidatos.

06/07 – Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral.

17/08 – Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

30/09 – Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão

03/10 – DIA DAS ELEIÇÕES

PSDB, DEM e aliados se mobilizam para levar caravana para o lançamento da candidatura de Serra

Integrantes do PSDB, PPS, DEM e PSC estiveram reunidos nesta segunda-feira(5) em Natal.
Esses partidos têm em comum o apoio à pré-candidatura do ex-governador José Serra(PSDB) à Presidência da República.

Eles discutiram a organização de uma caravana do RN para participar, em Brasília, no próximo dia 10 de abril, do lançamento da candidatura de Serra.

Um novo encontro ficou marcado para a próxima semana, quando será também discutida a vinda de Serra ao RN antes do início da campanha eleitoral.

O deputado federal e presidente estadual do PSDB, Rogério Marinho; a senadora Rosalba Ciarlini, candidata ao Governo do Estado pelo DEM; e o suplente de senador João Faustino foram algumas das lideranças que participaram da reunião.


LULA É SEGUNDO GOVERNANTE MAIS BEM AVALIADO DO CONTINENTE


Do UOL:
Após mais de sete anos no poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o segundo governante mais popular das Américas, atrás apenas do presidente salvadorenho, Maurício Funes, segundo dados coletados pela consultoria mexicana Mitofsky.


“Como em quase todo seu mandato, que já está acabando, [Lula] aparece no grupo dos mais bem avaliados”, afirma o relatório divulgado neste domingo (4), destacando que o presidente brasileiro tem 76% de aprovação após 88 meses no governo.


O primeiro da lista, Maurício Funes, tem hoje 83% de aprovação, um ano após ter sido eleito para o cargo, que assumiu em junho de 2009.


Em seguida, com avaliação “alta”, aparecem os presidentes Ricardo Martinelli (Panamá), Evo Morales (Bolívia), Álvaro Uribe (Colômbia) e Leonel Fernandez (República Dominicana).

DEU EM O GLOBO

Projetos podem criar despesas de R$ 30 bi
Em ano de eleições, a Câmara se transformou num foco de pressões de diversas categorias em defesa de medidas de forte apelo popular. Elas contam com o interesse eleitoral dos parlamentares para aprovar propostas que abrigam verdadeiras bombas-relógio, com a maioria resultando em aumento de mais de R$ 30 bilhões – segundo cálculos preliminares, caso as medidas sejam aprovadas sem modificação – nos gastos públicos e com impacto também na iniciativa privada. O pacote de bondades inclui propostas que vão desde a redução da jornada de trabalho das atuais 44 horas para 40 horas semanais à licença-maternidade obrigatória de seis meses, além de alterações nos reajustes dados a aposentados e ao salário mínimo em janeiro deste ano. É o que informa a reportagem de Cristiane Jungblut, na edição do GLOBO deste domingo.
 

DEU NA FOLHA DE S. PAULO
Serra chama mesma equipe de 4 anos atrás
José Gregori ficará no comitê financeiro, e Luiz Gonzaléz cuidará da comunicação

Convidado para o comitê, Xico Graziano diz que sua função é trazer “propostas inovadoras, já que o PT se apropriou das nossas”

De Catia Seabra:

O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, deixou ontem o governo de São Paulo acompanhado de apenas um assessor e dois ajudantes de ordem (como determina a lei). Agora, se dedica à delicada tarefa de desenhar sua estrutura de campanha sem provocar um desmonte da equipe do Estado e da Prefeitura de São Paulo.

Para o comitê financeiro, planeja indicar o tesoureiro da sua campanha a governador, o ex-ministro José Gregori, hoje no município. Confirmada a escolha, reproduzirá, em 2010, boa parte da equipe de 2006: para a coordenação administrativa, o ex-secretário estadual José Henrique Reis Lobo; na comunicação, Luiz Gonzaléz; e, no jurídico, Ricardo Penteado.

Além do coordenador-geral da campanha, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, o secretário estadual de Meio Ambiente, Xico Graziano, e o presidente da SPTuris, Caio Carvalho, serão escalados para o comitê: Graziano para o programa de governo, e Carvalho para a organização de eventos.
 

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE
Frankenstein na chapa em Goiás

Desistência de Henrique Meirelles pode resultar em aliança estranha no estado, unindo PMDB e PT aos democratas

De Ivan Iunes:

A saída de cena do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (PMDB), das eleições em Goiás pode facilitar uma aliança até então improvável, mesmo para os analistas políticos mais criativos. Sem o chefe do BC no páreo por uma cadeira no Senado, o DEM, do senador Demostenes Torres e do deputado federal Ronaldo Caiado, pode desembarcar na aliança PMDB-PT, formando o maior Frankenstein político das eleições de outubro.

Ferrenhos opositores do governo federal, Demostenes e Caiado tentam dobrar a norma editada pelo próprio partido que proíbe alianças regionais com os petistas. O namoro tem chance de ganhar corpo especialmente porque a cabeça de chapa ao governo do estado será do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB). Sem o PT no posto principal da aliança, o DEM nacional faria vista grossa às negociações e ficaria com uma das vagas ao Senado.
 

Desiludidos, ‘figurões’ desistem de eleições

De Maria Cabral, da Folha de S. Paulo:
Desilusão com a produtividade no Legislativo, o altíssimo custo das campanhas eleitorais, os financiamentos obscuros e o risco crescente de escândalos na classe política. Esses são os motivos alegados para que prestigiados senadores e deputados desistam de concorrer à reeleição este ano.
 

Com história política notável e alguns com votos mais do que suficientes para tentar novos mandatos, eles seguem a trilha aberta pelo ex-governador e atual presidenciável Ciro Gomes (PSB-CE) e dizem que não têm mais entusiasmo para continuar na vida parlamentar.
 

Na lista há nomes como os do líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC), do deputado mais votado do PSDB em 2006, Emanuel Fernandes (SP) e do secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo (SP).
 

Renovação no Congresso é normal, porque há uma dança de cadeiras entre os vários Executivos e Legislativos. Desta vez, porém, a questão não é de quantidade, mas de qualidade.
 

Levantamento feito pela Folha junto às lideranças partidárias aponta que cerca de 88% dos 513 deputados devem tentar a reeleição, com a expectativa de renovação de 50%, mas a bancada do “cansei” abrange quase todos os partidos, espectros ideológicos e regiões.
 

OLHO NO SENADO
NOVE GOVERNADORES RENUNCIAM AOS CARGOS

Doze governadores devem concorrer à reeleição. Três governadores não vão se candidatar a nenhum cargo.

Do G1:
De olho na disputa pelas cadeiras do Senado, oito governadores deixaram os cargos para poderem se candidatar nas eleições deste ano. O número sobe para nove com o Amapá, onde a troca de governo está marcada para o sábado (3).

Em Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Amazonas, Piauí, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, os titulares transmitiram os cargos aos vices.

A chamada desincompatibilização é uma exigência da legislação eleitoral para quem vai disputar outro cargo. O prazo para isso é de seis meses antes das eleições, que acontecem no dia 3 de outubro.

Já os governadores que pretendem disputar a reeleição, ou seja, o mesmo cargo, não precisam deixar os mandatos.

Deixar um comentário