POLÍTICA & POLÍTICOS Por Lenilson da Costa
Ciro Gomes se licencia da Câmara dos Deputados por 30 dias
Agência Brasil
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) se licenciou nesta quinta-feira (29/4) do mandato parlamentar pelo prazo de 30 dias. No documento encaminhado ao presidente da Casa, o deputado alega motivos pessoais para o afastamento e pede que a licença seja sem remuneração.

O suplente de Ciro não será convocado. A convocação de suplente só se dá quando o parlamentar se licencia por 120 dias ou mais. O parlamentar deverá reassumir o seu mandato no dia 28 de maio.

O deputado havia se lançado pré-candidato à Presidência da República, mas teve a sua pré-candidatura negada pelo seu partido nesta semana.
SENADOR
Esse final de semana o senador José Agripino cumpre agenda política no estado. Na sexta –feira pela manhã participa do 7º CEP – Congresso Estadual dos Profissionais do Sistema Confea/Crea, no Auditório do Ministério Público. No sábado a noite irá receber homenagem no encerramento do Encontro de Entidades Médicas da Região Nordeste, no Hotel Pirâmide, em Natal. De lá segue para a cidade de Georgino Avelino para prestigiar o prefeito Gonçalo na festa comemoração pelo dia do trabalhador.

MERA COINCIDÊNCIA?
Parece que as palavras de José Serra, proferidas há exatamente uma semana em Natal, ainda ecoam nos corredores da política potiguar. O governo do estado passou a semana em reuniões pautadas na aceleração do Aeroporto de São Gonçalo e na ativação da fábrica de Barrilha… Dois pontos bem discutidos pelo candidato tucano…

LULA É UMA DAS 25 PESSOAS MAIS INFLUENTES, DIZ “TIME”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito nesta quinta (29) pela revista americana “Time” um dos líderes mais influentes do mundo.

Lula aparece na lista com 25 nomes ao lado de J.T Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, o almirante Mike Mullen, chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o presidente americano Barack Obama e Ron Bloom, assessor sênior do secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

Essa é a segunda vez que o brasileiro aparece em uma lista da publicação. A primeira foi em 2004. Em um primeiro momento, a revista divulgou a lista das personalidades mais influentes sem indicar os critérios de classificação.

No site, o presidente brasileiro aparece na primeira colocação da lista de “líderes”, ao lado do número 1.

O UOL Notícias entrou em contato com o departamento de Relações Públicas da revista, que esclareceu que a lista das pessoas mais influentes do mundo não é elaborada em forma de ranking.

Segundo a assessoria, “a Time não faz distinção no nível de influência das 100 pessoas que aparecem na lista.”

DIRETOR DO DIAP DIZ QUE WILMA GANHARÁ ELEIÇÃO AO SENADO
Na avaliação do diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antonio Augusto de Queiroz, apenas o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) é franco favorito nas eleições de outubro e tem reeleição garantida, e só o senador Heráclito Fortes (PI) desponta com chances objetivas de obter um segundo lugar, entre os cinco senadores do ex-PFL que disputam a reeleição.

Este ano serão renovados dois terços do Senado – são duas vagas por Estado. Segundo levantamento feito pelo diretor do Diap, terão dificuldades para renovar o mandato os senadores Marco Maciel (PE), Agripino Maia (RN) e Efraim Morais (PB).

Na página “Amigos do presidente Lula”, na Internet, o diretor do Diap faz uma análise sobre o quadro político de disputa ao Senado no Rio Grande do Norte. Em sua avaliação, a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) tende a se eleger.

A página assinala o seguinte: “No Rio Grande do Norte, o líder do DEM no Senado, José Agripino Maia, disputa a reeleição numa coligação que foi considerada como genial porque teria potencial de isolar a governadora que deixou o cargo, Vilma Maia (PSB), candidata ao Senado, e de esvaziar o palanque de Dilma no Estado. Maia disputa numa chama encabeçada pela senadora Rosalba Ciarlini (DEM), com chances de se eleger governadora, e pelo senador Garibaldi Alves (PMDB).”

E continua: “Para Queiroz não existe hipótese, todavia, de a mesma coligação levar as duas vagas ao Senado.” Ele sentencia: “A tendência é de renovação de 50%: ou Agripino perde, ou Alves perde. A candidatura de Vilma vai começar a crescer”, afirma.
Por fim, a reportagem mostra a desnutrição do DEM no estado: “Foi-se o tempo em que o Rio Grande do Norte era um paraíso para o DEM. Em 2000, elegeu 35 prefeitos no Estado; em 2004, apenas 17. Em 1998 fez três federais; em 2006, apenas um.”

TRE DECIDE PELA MANUTENÇÃO DO MANDATO DA PREFEITA DE ESPÍRITO SANTO, DAÍZE FLORÊNCIO CORREIA
O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) manteve na sessão desta quinta-feira(29) o mandato da prefeita do município de Espírito Santo, Daíze Florêncio Correia(DEM).
O placar foi 5 x 2 pela manutenção do mandato.

Daíze havia sido cassada em primeira instância.

Ela foi acusada pelo seu adversário, Francisco Araújo de Souza(PMDB), de cometer abuso de poder econômico na eleição de 2008.

Daíze derrotou Francisco Araújo por apenas seis votos de maioria.
A maioria dos membros do TRE entendeu que não há provas contundentes que justifiquem a cassação da prefeita.

ACABA NESTA SEXTA-FEIRA PRAZO PARA OS PARTIDOS POLÍTICOS PRESTAR CONTAS À JUSTIÇA ELEITORAL
Nesta sexta-feira(30) acaba o prazo para os partidos políticos entregarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas referente ao ano de 2009.
Os diretórios estaduais dos partidos deverão prestar contas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

Já a prestação de contas dos diretórios municipais deverá ser feita junto aos Cartórios Eleitorais.
O partido político que não prestar contas até amanhã terá suspensa as cotas do Fundo Partidário até que a situação seja regularizada.
PREFEITO
O prefeito da cidade de Nova Cruz, Flávio Azevedo, até agora não se posicionou em termo de apoio para governo. Algumas lideranças acreditam no apoio do mesmo para Iberê. Já outras lideranças dizem que o mesmo vota em Rosalba.

NOVA CRUZ

MARLUCE E HENRIQUE DEIXAM GUSTAVO CARVALHO
A dupla Marluce Tomaz, e seu filho, o primeiro suplente de vereador, Carlos Henrique fecharam apoios com o candidato, Fábio Dantas. O grupo é liderado pelo ex-vice-prefeito da cidade de Nova Cruz, Max Andrade.

ESPAÇO
O espaço deixado pelo deputado estadual, Robinson Faria no Agreste. Está trazendo para região, vários deputados que já iniciaram os percursos em busca dos votos deixados pelo deputado.

CONVÊNIOS
Muitos prefeitos estão aguardando, apenas assinaturas de alguns convênios para em seguida tomarem novos rumo em termo de apoios para governo. Iberê sabe e quer ter primeira a certeza dos apoios, para em seguida assinar e liberar os convênios. A Lei permite assinatura de convenio até maio.

GUSTAVO FERNANDES
O pré-candidato Gustavo Fernandes, não para de receber apoios importantes nas regiões do Estado. A cada dia tem mantido contatos com lideranças do Agreste, Oeste e de outras regiões do Rio Grande do Norte.


MÁRCIA MAIA

A deputada Márcia Maia, esta a todo vapor com a sua candidatura a reeleição. A deputada vem mantendo contato com todas as lideranças. Aqui no Agreste, os prefeitos Erso de Arez, Nivaldo de Baia Formosa, Letinha da cidade de Montanhas, Tito do município de Lagoa D’anta, em Espírito Santo, conta com apoio do vice-prefeito. São apoios importantes que a parlamentar buscou e ampliou a sua base eleitoral.

PSB

O partido do PSB a nível nacional não aceitou a decisão da candidatura do pré-candidato a presidente, deputado federal, Ciro Gomes, com um placar de 21 contra a candidatura e 2 votos favoráveis a candidatura de Ciro foi usuficiente para a sua candidatura ir por água a baixo. O deputado federal acatou mais não concordou com a decisão do seu partido.

Deixar um comentário