Cinco empresas abandonam o transporte intermunicipal no RN

Presidente do Setrans, João Carlos Queiroz, afirma que a tendência é que os informais monopolizem o transporte.

Riograndense é uma das empresas que deixaram de operar.

Por Marília Rocha

O transporte intermunicipal no Rio Grande do Norte está em crise. O motivo é a concorrência desleal praticada pelos ‘clandestinos’ que transportam passageiros diariamente nas rodovias do Estado. Diante do domínio do mercado, cinco empresas abandonaram as linhas de transporte de passageiros no interior do Estado: a viação Oeste, a Riograndense, a Queiroz e Melo, a Brandão, a Transul e a Unidas.
A situação foi comentada pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros, João Carlos Queiroz, que apontou dados que indicam a tendência do domínio dos informais no transporte. “Hoje, a falta de fiscalização está fazendo com que muitas empresas fechem suas portas e entreguem o mercado aos informais. No Rio Grande do Norte, são 71 linhas abandonadas, sem transporte regulamentado e que prejudicam a gratuidade dos idosos e o direito a meia passagem pelos estudantes”, afirma.

Em tom crítico, João Carlos lembra que atualmente as regras do jogos são ditadas pelos informais. “Quem dita as regras do jogo no transporte clandestino, como o horário, os locias e os preços, são eles, e os passageiros têm que aceitar”.

O Setrans lista os municípios que já perderam suas linhas intermunicipais: Montanhas, Canguaretama, Várzea, Espírito Santo, Nova Cruz, Baía Formosa, Barra de Cunhaú e Vila Flôr.

Mesmo assim, João Carlos Queiroz afirma que o grande problema não são os clandestinos e sim a ilegalidade. “Só pode fazer a linha quem é autorizado pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), mas na prática, essa fiscalização não existe. Além disso, existem muitas maneiras de burlar a fiscalização através de carro particular e usando vias alternativas a comum”, disse.

O diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), José D´Arimatéria Fernandes, respondeu aos questionamentos, explicando que o transporte intermunicipal é feito através de concessão e que as empresas podem deixar de trabalhar em linhas.

Ele informou que para combater a situação do transporte intermunicipal, o DER elaborou um Plano Diretor de Transporte no Rio Grande do Norte que irá criar novas linhas com integração de ônibus e microônibus para atender os municípios. “O projeto está pronto e estamos aguardando apenas a demanda de cada município e para cada linha. Depois disso, iremos abrir o processo de licitação para que as empresas participem e a população possa contar com linhas regulamentadas”.

Para o diretor, o maior problema é que Natal é destino de muitos passageiros, mas com o plano, a responsabilidade será dividida com os municípios. “Esperamos concluir logo o estudo da demanda para ver o funcionamento até junho, e até o final do ano esperamos colocar o plano em prática”, frisa.
Fonte:Nominuto.com

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