Governadora recebe ministra da Pesca e da Aquicultura

Por Assecom-RN

Demis Roussos
Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, cumpre agenda na Governadoria
Na manhã desta segunda-feira, a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, cumpriu agenda administrativa na Governadoria. Recebida pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, ela passou em revista à Guarda de Honra e, em seguida, foi conduzida à reunião com a governadora Rosalba Ciarlini. 

Terceiro estado a ser visitado desde sua posse, o Rio Grande do Norte atraiu a atenção da ministra não apenas por ser um dos maiores produtores de camarão do Brasil, mas porque há interesse em discutir a situação da pesca no estado, questões sobre licenças ambientais e, ainda, a consolidação de parcerias para projetos futuros.

A reunião começou com a questão dos efeitos da chuva no Rio Grande do Norte, sobretudo em relação aos danos causados ao setor da carcinicultura. O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, destacou que grandes empresas têm desistido do segmento no estado, a exemplo da Queiroz Galvão que havia investido em uma área de 1.500 hectares no município de Pendências. De acordo com o secretário, a atividade ainda é extremamente rentável, o único problema seriam as cheias do Rio Açu, facilmente controláveis a partir da construção de uma barragem. 

O vice-governador e secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Robinson Faria, assegurou a Betinho Rosado uma solução. “A barragem já está licitada e aprovada, inclusive faz parte do PAC 2 do Governo Federal”, garantiu o secretário. 

O secretário Betinho falou, ainda, sobre o projeto de transformar instalações desativadas em oportunidade para mais de 200 famílias através da carcinicultura familiar. “Queremos transferir esses espaços aos produtores de agricultura familiar; já há toda a estrutura de viveiros e inclusive as de abatedouro. Com um investimento de R$ 130 mil por família paga-se o que foi feito pela Queiroz Galvão”, comentou. 

Sobre a piscicultura, a ministra Ideli Salvatti destacou um projeto visto em recente visita à Bahia que utiliza água salobra dos açudes do interior para criação de peixes. O secretário Betinho Rosado falou que no Rio Grande do Norte existe um projeto semelhante a ser desenvolvido com a criação de Tilápias em açudes, cuja água não serve para beber. A meta, a partir desse projeto, é promover o incremento na renda e a inclusão social nesse segmento, beneficiando agricultores do interior que não contam com muitas alternativas. “Temos 4,4 bilhões de metros cúbicos de água em reservatórios públicos. A potencialidade de águas interiores nos reservatórios do estado é muito grande”, destacou Betinho Rosado.

De acordo com a ministra, a atual política de cortes do Governo Federal incentiva projetos como esses que contemplam ações voltadas para a erradicação da miséria.

Além dos secretários Betinho Rosado e Robinson Faria, estiveram presentes à reunião o secretário Nacional de Aquicultura, Eloy de Sousa; secretário Nacional de Pesca, Felipe Matias; o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores, Abraão Lincoln, o deputado federal e presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão, Itamar Rocha ; deputado federal Rogério Marinho; e o secretário de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales.

Licenças ambientais

No tocante aos entraves do licenciamento ambiental a palavra de ordem é simplificar. Segundo a ministra, o que os estados podem fazer é mudar a legislação para dar mais agilidade ao processo. “outros estados já estão fazendo essa simplificação”, disse Ideli Salvatti, e reforçou: “o meio ambiente deve ser preservado; a agilidade do processo de licenças ambientais não quer dizer que todas vão ser aprovadas, mas que uma resposta pode ser dada de maneira mais rápida”. 

De acordo com a ministra, a longa espera é um fator de risco para perda de negócios. “A demora no processo gera desestímulo por parte do investidor, que às vezes chega a esperar anos para saber apenas se o negócio pode ou não ser feito. O que queremos é uma resposta ágil por parte dos órgãos ambientais, até mesmo para que o investidor possa pensar em outras alternativas”, disse Ideli Salvatti. Sobre a questão, a governadora Rosalba Ciarlini apontou que medidas de reestruturação do Idema vão ser estudadas para agilizar esse processo. 

Incremento no pescado

Passar de 300 mil para 3,7 milhões de  toneladas de pescado. Essa é a meta do Governo Federal para o setor no Rio Grande do Norte. A informação foi dada pela ministra Ideli Salvatti e mostra uma perspectiva traduzida em grande benefício para o RN. 

A melhoria será possível graças ao arrendamento de 16 navios que irão trabalhar na costa brasileira e terão o Estado como ponto de apoio. Anualmente, cada país tem uma cota de pesca que, quando não é atingida, vai sendo perdida. O arredamento das embarcações vai gerar a exploração das águas brasileiras e garantir a soberania no tocante à cota de pescado destinada ao país.

O aumento da movimentação atual gera a necessidade da conclusão das obras do Terminal Pesqueiro de Natal. De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, faltam apenas alguns ajustes próprios de final de obra. O novo prazo para entrega do Terminal é junho deste ano, quando o Estado estará sediando a Feira Internacional do Camarão – Fenacam.

Deixar um comentário