Governo entrega ambulâncias ao Samu Metropolitano

Por Assecom

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública, entregará nesta sexta-feira (14) novas ambulâncias ao Samu Metropolitano. A solenidade acontecerá às 9h, na sede da instituição, localizada às margens da BR 304, próximo a Macaíba, e contará com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do secretário de Estado da Saúde, Domício Arruda, e do coordenador geral da Samu Estadual, Luiz Roberto Fonseca.

Ao todo, 14 novas ambulâncias vão substituir as que estão atualmente em operação, sendo 11 unidades de suporte básico (USB) e três unidades de suporte avançado (USA), que contém UTI.  Esses veículos fazem parte da frota de 30 carros entregues em junho de 2010 pelo presidente Lula, durante visita a Natal, e permaneceram estacionadas durante sete meses no pátio do DER – Departamento de Estradas e Rodagens.


De acordo com o coordenador geral do Samu Estadual, Luiz Roberto Fonseca, as novas ambulâncias precisaram ser emplacadas e totalmente inspecionadas para readequar a parte elétrica, pois, mesmo sendo zero quilômetro, elas sofreram desgaste devido ao tempo que ficaram sem uso.  As outras 16 ambulâncias que fazem parte dessa frota permanecem em revisão e, em breve, serão destinada a municípios que possuem hospitais estruturados com condição de prestar pronto atendimento.


Já as 14 ambulâncias que estão atualmente em operação, com cerca de 6 anos de uso cada uma, serão reformadas e entregues a hospitais do interior do estado.


O Samu Metropolitano do Rio Grande do Norte foi implantado em 2006. O serviço atende oito municípios – Ceará-Mirim, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Macaíba, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Monte Alegre – prestando atendimento a vítimas de acidentes nos principais acessos rodoviários federais da região metropolitana de Natal – BRs 101, 226, 406 e 304 (onde está localizada a Central de Regulação Médica).

Deixar um comentário