Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD em Santo Antonio

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte está implantando o Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD no município de Santo Antonio/RN.
O programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
A Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Conceição Anselmo, e a Psicóloga Maria Helena reuniram-se com os instrutores do PROERD para definir os detalhes da implantação do programa.
Ao ser perguntada se o atendimento seria apenas para as escolas da rede municipal a secretária afirmou sem pensar duas vezes: “Sou secretária de educação do município de Santo Antonio, não atenderei somente as escolas da rede municipal, as escolas da rede estadual também serão contempladas, pois todos os alunos pertencem ao município no qual assumi o compromisso de fazer o melhor pela educação.”

Aproveitamos para convidar a população em geral para uma Audiência Pública sobre o PROERD que ocorrerá no dia 03 de março do corrente ano, às 08h, na Quadra de Esportes da EE Prefeito José do Carmo dos Santos – CAIC.

Jornal da Educação

A Secretaria Municipal de Educação visando prestar contas das ações desenvolvidas no biênio 2009-2010 lançou o Jornal da Educação.
Para conferir na íntegra faça o download da versão digital em PDF clicando em: JORNAL DA EDUCAÇÃO.

Abertura da Semana Pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011, a abertura da Semana Pedagógica 2011 da Rede Municipal de Ensino. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, Dr. Gilson Geraldo, e da Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Conceição Anselmo, e a participação dos diretores, coordenadores, professores e demais servidores da educação do município.
O prefeito participou da abertura da semana pedagógica, dando as boas vindas aos participantes, cumprimentou os novos educadores e diretores e ressaltou o compromisso que eles têm junto as crianças. “Vocês têm uma missão, a missão de educar nossas crianças. É uma missão séria”.
Muitas crianças vêm de uma estrutura familiar falha, e é aí que o papel do professor se torna ainda mais importante e determinante nas características sociais do aluno. “Os professores têm o grande desafio de passar os primeiros valores aos alunos, talvez valores que vão ser seguidos por eles a vida toda”, completou a secretária de educação, Prof.ª Ceiça, que fez uma prestação de contas com gráficos mostrando a situação atual da educação do nosso município.
A partir desta terça-feira os encontros acontecerão nas escolas, de acordo com os seguintes pólos:
Pólo I – EM Maria Umbelino de Melo
Pólo II – EM Dr. Hélio Barbosa
Pólo III – CMEI Prof.ª Rosa de Araújo Maia
Pólo IV – CMEI Prof.ª M.ª Augusta de Lima
Pólo V – EM José Alexandre de Lima; EM João Venceslau de Lima; e EM Manoel Figueiredo de Souza.
Pólo VI – EM Manoel Maria de Lemos; EM Epaminondas M. de Oliveira; EM Francisco Bento da Silva; EM Simão Clemente; e EM Pedro Pereira da Silva.
Pólo VII – EM Antonio Candido de Araújo; EM Joana Araújo da Silva; EM Francisco José do Nascimento; e EM Luiz Francisco Sobrinho.



Terça-feira, Fevereiro 15, 2011

Semana Pedagógica


Prefeitura Municipal de Santo Antonio

Secretaria Municipal de Educação

Santo Antonio/RN

Fevereiro/2011


Equipe Organizadora

Secretária Municipal de Educação
Prof.ª Maria da Conceição da Silva Anselmo

Supervisora Pedagógica
Prof.ª Maria de Lourdes Fernandes

Coordenadores Pedagógicos
Carmem Celeste Pimentel
Cristiane Florêncio
Elisângela Barbosa
Hozana Medeiros
Jadna Pessoa
Josenildo Oliveira
Maria da Paixão de Lima
Maria das Graças Paulino
Maria José Duarte
Paulo Cezar Cândido
Ranilson Duarte
Rejane Almeida
Rosa Maria Gomes
Rosilene Lucas
Suzenir Paulino
Telma Ramos

Diretores
Andréia Barbalho
Edson Alves de Freitas
Erineide Cândido
Luciene Camilo
Rafaella Lima
Sandriane Almeida
Suênia Maia

Vice-Diretores
Edson Bezerra
Rosineide Flor
Severino Maurício
Apresentação
A Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino, no ano de 2011, busca discutir a aprendizagem como forma de intervenção, mais do que algo apenas técnico, como seria o domínio das habilidades metodológicas.
É fundamental aprendermos a conviver com os limites, para transformá-los em desafios.
Compreendendo as especificidades de cada comunidade escolar, trabalharemos uma proposta diferenciada, elaborada por cada escola, focada nas necessidades inerentes ao universo escolar, acreditando que a inovação provém de quem sabe valorizar as incertezas, superar-se nos erros, saltar barreiras e a cada ano recomeçar.
Prof.ª Conceição Anselmo

Mensagem
“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.”
John Dewey


Objetivo Geral

Proporcionar às escolas a oportunidade de discutirem seus problemas e possíveis soluções de forma sistemática

Objetivos Específicos


Refletir sobre a rotina escolar
Relacionar atividades sistemáticas que precisam ser avaliadas e replanejadas no sentido de favorecer a qualidade dos serviços prestados pela escola
Planejar atividades didático-pedagógicas de forma organizada para serem desenvolvidas na escola no decorrer do ano letivo.

Metodologia
A metodologia utilizada adequar-se-á as ações a serem desenvolvidas nas escolas de acordo com seus planejamentos específicos

Avaliação
A avaliação acontecerá a partir da observação e do envolvimento nas atividades propostas, bem como deverá ser elaborado um instrumento avaliativo a ser preenchido pelos participantes.


Programação
Dia: 21/02/2011
Local: EM Maria Umbelino de Melo
Horário: 8H – Abertura
Apresentação Cultural – Pro Jovem
Informes – Calendário Escolar
Avaliação de Desempenho
Resultado 2010
Matrícula Parcial 2011
PCCS
SINTE
Projetos 2011
Programa Saúde na Escola
Selo Unicef
IAS – Se Liga e Acelera
ProInfo
PROERD
Sala de AEE
No período de 22 a 25/02/2011 as atividades serão desenvolvidas nas escolas, divididas em pólos, sendo assim distribuídas:
Pólo I – EM Maria Umbelino de Melo
Pólo II – EM Dr. Hélio Barbosa
Pólo III – CMEI Prof.ª Rosa de Araújo Maia
Pólo IV – CMEI Prof.ª M.ª Augusta de Lima
Pólo V – EM José Alexandre de Lima, EM João Venceslau de Lima e EM Manoel Figueiredo de Souza
Pólo VI – EM Manoel Maria de Lemos, EM Epaminondas M. de Oliveira, EM Francisco Bento da Silva, EM Simão Clemente e EM Pedro Pereira da Silva
Pólo VII – EM Antonio Candido de Araújo, EM Joana Araújo da Silva, EM Francisco José do Nascimento e EM Luiz Francisco Sobrinho
“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
Paulo Freire
Realização

Deixar um comentário