Homenagem à heroína potiguar será amanhã na Assembléia Legislativa

30 ANOS
Feito da telefonista que salvou milhares de vidas no RN em 1981 sera relembrado na sessão solene em alusão ao Dia da Mulher
           
         
  Foi em 1981, há exatos 30 anos, que o Rio Grande do Norte registrou a enxurrada mais violenta da sua história. Porém, da tragédia que desabrigou cinco mil pessoas e deixou o Estado às escuras por quase uma semana, nasceu uma heroína: a telefonista Maria de Fátima da Silva, que, amanhã (15), às 10 horas, recebe homenagem da deputada estadual Gesane Marinho (PMN), na sessão solene em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) da Assembléia Legislativa.
História:
            Ao perceber que as fortes chuvas na cidade de Campo Redondo, na região do Trairi, encaminhavam a barragem Mãe D’água para o rompimento, Maria de Fátima decidiu alertar o prefeito do município vizinho, Santa Cruz, que, três horas depois, foi devastado pela água. Tempo para a telefonista convencer as autoridades de que a notícia não era uma brincadeira motivada pelo 1º de abril, Dia da Mentira, data da tragédia.
            Apesar da dificuldade para ser acreditada, Maria de Fátima conseguiu que os moradores fossem orientados a abandonarem suas casas e procuraram os lugares mais altos da cidade. Quando a água passou por Santa Cruz, sua força destruiu 1.044 casas, mas apenas um óbito foi registrado. Em seguida, a telefonista tratou de contatar o Governo do Estado para pedir socorro e atravessou a noite, sob a luz gerada pela bateria de um carro, dando informações aos parentes desesperados em busca de notícias.
Declarações:
            Para Maria de Fátima, a homenagem é uma honra. “Da mesma forma que eu não quis que ninguém morresse, fico feliz com ações que deixem esta história viva”, comentou a telefonista. Gesane explica que a idéia é valorizar aquelas mulheres que, mesmo longe dos holofotes, deram significativa contribuição ao RN. “Trata-se de uma pessoa simples, que usou do seu trabalho para ajudar o coletivo, um pequeno gesto do dia-a-dia que salvou a vida de milhares de pessoas”, justificou a parlamentar.

Deixar um comentário