Políticos já de olho nas eleições de 2012

Mesmo que não admitam abertamente, lideranças iniciam movimentação para a disputa pela Prefeitura de Natal



Façam suas apostas, pois já começou a corrida rumo ao assento principal do Palácio Felipe Camarão, sede da prefeitura de Natal. Há quem diga que os políticos vivem num estado permanente de campanha, no entanto, oficialmente, ainda faltam cerca de 15 meses para que os pré-candidatos ao pleito de 2012 iniciem a divulgação de seus projetos na busca pelo comando político da capital. Embora os planos de governo ainda estejam nas gavetas, os ataques pessoais já podem ser observados em qualquer conversa de bastidor, ou ainda, explicitamente, nas alfinetadas publicadas pela imprensa local.
Até agora, oito, dos partidos políticos com maior representatividade já posicionam seus prediletos para a disputa. Resta agora acompanhar as arrumações que as legendas devem fazer no decorrer dos próximos 450 dias. No momento, o favoritismo inicial está com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT). Comenta-se que o pré-candidato iniciou sua campanha na eleição de governador, no ano passado, quando obteve 27,99% dos votos válidos em Natal, o equivalente a 100.220 pessoas. O ex-prefeito não possui apoios políticos, mas já declarou que busca alianças com o PSB, PT, PCdoB e PMDB.
Os peemedebistas, no entanto, não parecem interessados em apoiar um nome de outro partido. Há 20 anos sem lançar candidatura própria, a legenda destaca dois de seus representantes como possibilidade para a disputa: os deputados Hermano Morais e Walter Alves. O primeiro acaba de assumir mandato na AL e atribui a lembrança do seu nome à expressiva votação que obteve em Natal, nas últimas eleições. Já Walter Alves tem evitado comentar o assunto. Os dois defendem o projeto do PMDB, mas ainda não jogam confetes.
O PSB também já tem pré-candidata própria: a ex-governadora Wilma de Faria. Ela, que é presidente do partido no RN, é apontada pelos correligionários como a maior liderança na capital. A legenda já iniciou o trabalho de filiação e de capacitação para as militâncias, rumo às eleições de 2012. No caso do PT, o espaçode candidato é destinado ao deputado estadual Fernando Mineiro, que pretende usar sua experiência para costurar a união dos partidos de esquerda rumo à disputa de 2012.
Do outro lado da moeda, três partidos aliados também pretendem lançar seus próprios candidatos. No caso do DEM, o nome do deputado federal Felipe Maia (DEM) é o mais lembrado, embora o parlamentar não confirme a pré-candidatura. Já no PMN, é o deputado Fábio Faria que aparece como o mais cotado. No entanto, ele diz que seu plano é continuar no Congresso Nacional. A novidade é o surgimento do nome do vice-governador Robinson Faria (PMN) nas conversas sobre 2012. Ele, no entanto, ainda não deu declarações sobre tal possibilidade. O PSDB também acaba de lançar seu candidato a prefeito. O deputado federal Rogério Marinho, que quase entrou na disputa em 2008, vai apostar suas fichas no próximo ano. 
Dificuldades

Enquanto todas as siglas se articulam para compor suas candidaturas, a atual prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV) evita falar em reeleição. Atualmente, a gestora tem dado declarações afirmando que está “muito ocupada” com a administração da cidade e só pensará em campanha quando 2012 chegar. O fato é que Micarla tem enfrentado desgaste administrativo e político, tendo em vista que perdeu apoio de todos os seus antigos aliados. No entanto, a gestora possui uma carta na manga, quando o assunto é o pleito municipal: aproximação com a presidente Dilma Rousseff (PT). Resta saber se a amizade das duas será o suficiente para forçar mudanças na configuração eleitoral de 2012.
Cotados
PMDB
Hermano Morais 
Está no primeiro mandato na AL e foi apontado pelo partido como um possível candidato. No pleito municipal de 2008, também teve seu nome cogitado, mas o projeto foi descartado pela legenda.
PV
Micarla de Sousa
Atual prefeita, tem evitado falar em reeleição, mas é a representante mais forte do Partido Verde para o pleito de 2012. Atualmente enfrenta dificuldades administrativas e está isolada.
PMDB
Walter Alves
Deputado estadual, filho do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Assim como Hermano, possui boa votação entre os natalenses, razão que levou o PMDB a citá-lo. Tem evitado falar no assunto.
PSDB
Rogério Marinho
Deputado federal, já declarou seu desejo em ser prefeito, frustrado em 2008, quando a então governadora Wilma de Faria desistiu de apoiá-lo em função da candidatura de Fátima Bezerra. Busca alianças rumo a 2012.
PSB
Wilma de Faria
Ex-governadora do RN, foi candidata nas eleições de 2010 ao cargo de senadora e agora está sem mandato. Foi lançada pelo PSB como pré-candidata.

PMN
Fábio Faria
Está em seu segundo mandato como deputado federal. Nega que será candidato, mas teve seu nome cogitado, inclusive pelo presidente da AL, Ricardo Motta.
PDT
Carlos Eduardo Alves
Ex-prefeito de Natal concorreu ao cargo de governador, em 2010. Foi um dos primeiros a lançar sua pré-candidatura. Faz forte oposição a Micarla e pode se beneficiar de seu desgaste.

PMN
Robinson Faria
Vice-governador do RN e secretário estadual de Recursos Hídricos. Recentemente apareceu como um dos nomes cotados para a prefeitura de Natal, embora não tenha dado declarações sobre tal ideia.

PT
Fernando Mineiro
Está em seu terceiro mandato na AL. É a primeira vez que se coloca, explicitamente, como pré-candidato. Trabalha seu nome internamente e em setores da sociedade.

DEM
Felipe Maia
Apontado como favorito para disputar a prefeitura pelo seu grupo político, o deputado federal disse que esse não é seu projeto, mas admitiu que a candidatura está nos planos do DEM. 
Fonte:DN – Observatório

Um Comentário

Pré Candidatos Eleições 2012 em Caraguatatuba  em 13 de abril de 2011

adorei blog.

Deixar um comentário