Políticos & Política – Lenilson Costa


BAIA FORMOSA – 2012

O cenário político do município de Baia Formosa, mesmo contando com 8 nomes para a disputa de 2012. Acreditamos que o duelo deverá ter apenas dois nomes na disputa rumo 2012. Lá os dois ex-prefeitos Samuel e Parrudo deverão unir-se a candidatura de Joãozinho Madeiro ou Adeilson, que tem tudo para enfrentar nas urnas o atual prefeito Nivaldo que vai partir para a reeleição. Outro nome que poderá caminhar e ter uma grande influencia com sua pré – candidatura será o do empresário Adeilson, força nova com grandes chances de crescimento na política da cidade de Baia Formosa.  Um cenário com o prefeito Nivaldo pela situação e as candidaturas de Joãozinho Madeiro e Adeilson, pela oposição dois nomes que poderão fazer um grande movimento naquela cidade. Acreditamos que a oposição ainda poderá marchar apenas com um único candidato a prefeito para enfrentar o prefeito Nivaldo.

CANGUARETAMA
Na cidade de Canguaretama, o prefeito Wellinson vai se confrontar mais uma vez com a família Marinho. A esposa do ex-prefeito Jurandir Marinho, a ex-primeira dama, Fátima Marinho, tem tudo para ser a bola da vez como candidata a prefeita daquele município. A eleição de Fátima Marinho terá os apoios importantes da governadora Rosalba Ciarline, do vice- governador Robinson Faria e da deputada estadual, Gesane Marinho.

PEDRO VELHO
A cidade de Pedro Velho, também vai ser um grande duelo nas eleições de 2012. Com o processo de reeleição do prefeito Lenivaldo Brasil, que tem tudo para enfrentar o nome do empresário José Marques, que deverá contar com total apoio do ex-prefeito Jalmir  Macedo, e do grupo de  lideranças da oposição da cidade de Pedro Velho. A eleição promete que vai ser acirradisma, motivo que os dois candidatos apoiaram a candidatura de Rosalba Ciarline nas eleições de 2010. Sendo que um grupo é ligado ao senador Garibaldi e o outro tem forte ligação ao grupo político liderado do vice – governador Robinson Faria.

MONTANHAS

No município de Montanhas, vai ser um pleito diferente das outras cidades. Lá já existe um grupo querendo criar uma terceira força, que poderá sair com candidatura própria. A prefeita Letinha vai para a reeleição e deverá enfrentar o grupo liderado pela ex-prefeita Otemia Maria, que no momento não terá condições de ser a candidata pelo motivo de um dos processos de improbidade administrativa, que deixou inelegível para o próximo pleito na época que a mesma era prefeita. Se confirmado, o seu filho, Algaci será o candidato do grupo familiar. E mais uma vez, a prefeita Letinha, enfrentará o sistema liderado pela ex-prefeita Otemia. Letinha, já derrotou o sistema nas ultimas eleições de 2008. Com apenas dois candidatos, e com a presença do grupo da terceira força, a prefeita deverá caminhar com mais tranqüilidade, dotada de uma estrutura e com total condição de vencer o pleito rumo 2012.  

NOVA CRUZ

O páreo no município de Nova Cruz será mais um na região, que a política do Estado deverá focar nas eleições de 2012. A cidade está dentro dos maiores redutos eleitores com 27.000 eleitores. E tem um fato novo na historia, o rompimento do ex-prefeito Cid Arruda, com a governadora Rosalba Ciarline, em menos de dois meses. Ninguém sabe como ficará o cenário depois do afastamento de Cid Arruda. O prefeito Flávio Azevedo, já pavimenta seu caminho rumo 2012, atraindo varias lideranças da oposição. Tem outro fator importante, além de Cid, outro nome que começa a disparar é o do ex-vice-prefeito Max Andrade, irmão do atual prefeito João Paulo, ambos do PR. O mesmo já anda articulando o seu nome para a candidatura de prefeito, também pela oposição. Max, já contabiliza apoios de 3 vereadores do município. É uma boa vantagem para uma candidatura a prefeito. Nos bastidores da política de Nova Cruz, se falam muito em uma possível união do grupo de Cid Arruda, com o de Max Andrade. Os dois se uniram no ano de 2000 e deu certa a união. Foi sucesso garantido. Cid ganhou as eleições. Ninguém sabe agora com a pretensão de Max Andrade, com sua candidatura a prefeito.
     

LAGOA D’ANTA
É mais um município que poderá ocorrer mudanças na disputa. O empresário e ex-prefeito Germano Targino, Gisa e Heriberto são os lideres da oposição que deverão fazer uma união para escolher qual será o melhor nome para tentar barra a reeleição do atual prefeito, Tito. O atual prefeito já mostrou nas eleições de 2010, que tem o domínio e a liderança naquele município, os seus candidatos obtiveram votações expressivas. Também devemos mostrar que cada eleição é uma lição. E novo jogo começa do zero a zero. Vamos aguardar os acontecimentos.

VÁRZEA

Na cidade de Várzea o prefeito Gétulio Ribeiro deverá caminhar para o processo de reeleição com maior tranqüilidade. Com votações expressivas dada aos candidatos nas eleições de 2012. Terá pela frente dois nomes com possibilidades para serem concorrentes na disputa, são eles: o ex-prefeito, Antonio Genival ou poderá ser o ex-candidato Sergio, que saiu candidato a prefeito nas eleições de 2008.


PASSA E FICA

O prefeito Pedro Augusto Lisboa, o Pepeu é outro nome que deverá prosseguir em 2012, com tranqüilidade. Mesmo o empresário, vereador Lula Caboclo, querendo partir para o duelo, o construtor ainda não tem musculatura eleitoral, com condições de enfrentar o atual e líder político do município de Passa e Fica, Pedro Augusto Lisboa. Então, Pepeu tem tudo para passar o processo de reeleição com maior tranqüilidade.



SANTO ANTONIO

No município de Santo Antonio, o prefeito Gilson deverá mesmo enfrentar o empresário Lula Ribeiro, no processo de reeleição. Lula, já tenta unir o seu grupo e que formar uma ampla oposição. Já o prefeito Gilson tenta conquistar vários membros da oposição para tentar chegar as eleições de 2012 com maior tranqüilidade.







HENRIQUE DE MARLUCE

O empresário e construtor Henrique de Marluce realizou um grande passeio nos paises da Argentina e Chile. De volta ao Brasil, aproveitou e fez visita ao estado de São Paulo e curtiu o carnaval do Rio de Janeiro. Agora com total energia, o mesmo volta a cidade de Nova Cruz, para cuidar do seu projeto político de uma candidatura de vereador rumo 2012 no município.





CID ARRUDA

Depois de mais de um mês mergulhado, o ex-prefeito da cidade de Nova Cruz, Cid Arruda, deverá sair do mergulho e começar as suas articulações políticas em direção ao município de Nova Cruz. Cid manterá conversas com o seu deputado estadual, Raimundo Fernandes ainda esta semana.  

 

O PMDB É O MAIOR PARTIDO DO PAÍS

Deu no Congresso em Foco
O PMDB é o maior partido do Brasil. 
Só no primeiro turno do ano passado, recebeu 65 milhões de votos dos brasileiros (12% do total).
 
Elegeu ou mandou para o segundo turno 248 candidatos (15% do total). 

Com 2 milhões de filiados, o PMDB é o partido do vice-presidente da República, Michel Temer, presidente licenciado da agremiação, e um dos articuladores da chapa vitoriosa de Dilma Rousseff (PT) à Presidência. 

O partido ainda possui quase 8.500 vereadores, 1.175 prefeitos, cinco governadores, 20 senadores e 77 deputados.

Só o Fundo Partidário, verba pública destinada às agremiações políticas, vai destinar mais de R$ 33 milhões ao PMDB este ano. 

Será o segundo maior quinhão do rateio entre as legendas, só atrás do PT de Dilma, que obteve mais votos que o PMDB para a Câmara dos Deputados.

Deixar um comentário