Dia Mundial da Voz é comemorado com orientações e exames gratuitos

Você já parou para pensar que grande parte da comunicação nas relações sociais diárias é mediada pela sua voz? Então ela merece atenção especial. Neste sábado (16), no Dia Mundial da Voz, os natalenses terão uma programação especial de cuidados com a saúde vocal, através da 13° Campanha Nacional da Voz, promovida na cidade pelo Instituto Pedro Cavalcanti. No evento, serão oferecidos exames de espectrografia vocal gratuitos, para medir a qualidade da voz, além orientações com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogas, das 10h às 22h, no espaço do Natal Shopping.     
A fonoaudióloga Aline Suliane Pereira ressalta que todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, são necessários alguns cuidados vocais essenciais, para um melhor bem estar e prevenção de doenças.
Cerca de 70% da população ativa utiliza a voz como instrumento de trabalho. Em especial, são considerados profissionais da voz os professores, leiloeiros, cantores, atores, vendedores, ambulantes, advogados, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, jornalistas, operadores de telemarketing, entre outros.
“Algumas profissões estão mais suscetíveis a alterações, justamente por usarem mais a voz e conseqüentemente acabarem cometendo mais abusos e mau uso vocal. Isso, muitas vezes, somada ainda à falta de informação sobre os cuidados que se deve tomar para evitar problemas”, coloca a fonoaudióloga.
Aline Suliane dá algumas dicas de hábitos importantes para a manutenção da saúde da voz, entre elas, não fumar; não forçar a voz; não gritar; evitar cochichar; manter o volume normal da voz e articular bem as palavras; evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica; não pigarrear excessivamente; ingerir muito líquido em temperaturas frescas ou ambiente; evitar bebidas alcoólicas; além de evitar alimentos que causem azia ou má digestão e ambientes com muita poeira.  
  
No Dia Mundial da voz, a fonoaudióloga também alerta sobre sintomas que podem indicar alterações no aparelho vocal e merecem passar pela avaliação de uma especialista, como rouquidão persistente, perda da voz, pigarro, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir e dificuldades para respirar. 
Câncer de Laringe
Um dos focos da Campanha Nacional da Voz, evento criado em 1999 pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), e, hoje, organizado anualmente em diversos locais do mundo, é chamar atenção para a prevenção do câncer de laringe. O Brasil é um dos países com maior incidência da doença, que tem mais de 90% de chance de cura sem seqüelas, quando diagnosticada no início.
O otorrinolaringologista Pedro Guilherme Cavalcanti explica que o câncer de laringe pode ser originado pela associação de diversos fatores de risco, como uma predisposição genética unida a fatores como abusos vocais, refluxo gastroendofágico, e principalmente abuso de álcool e cigarro.
Em estágios mais avançados da doença, os tratamentos vão desde radioterapia, quimioterapia à retirada total da laringe, nessa fase já com menores chances de cura. 
Para prevenção de conseqüências mais graves, Pedro Guilherme Cavalcanti destaca que o ideal é que todos os fumantes passem por avaliações anuais com um otorrinolaringologista (médico especializado em nariz, ouvido, e garganta e também na voz e doenças relacionadas a ela). E que, se sintomas como rouquidão e cansaço vocal persistem por mais de duas semanas, o paciente procure o mais rápido um médico.

Deixar um comentário