Ezequiel destaca importância da energia eólica para o RN

Foto: João Gilberto 

O deputado Ezequiel Ferreira-PTB fez um pronunciamento na sessão plenária desta quinta feira, dia 28, para destacar a importância da energia eólica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Segundo o parlamentar, “a construção do futuro energeticamente limpo já começou e tem que ser dramaticamente acelerado. É a hora do Rio Grande do Norte. A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens ante as energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis”, afirmou.
Entre as vantagens para a sociedade com a utilização da energia eólica ele destacou que é inesgotável; não emite gases poluentes nem gera resíduos e diminui a emissão de gases de efeito estufa.
Como vantagens para as comunidades onde se inserem os parques eólicos ele citou que são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; criação de emprego; geração de investimentos em zonas desfavorecidas e benefícios financeiros para os proprietários.
As vantagens para o Estado, segundo o deputado Ezequiel Ferreira são a redução à dependência energética do exterior e adaptação ao protocolo de Quioto.
Já as vantagens para os promotores vem porque os aero geradores não necessitam do abastecimento de combustível; tem escassa manutenção e boa rentabilidade sem investimentos a longo prazo.
Como principais desvantagens, Ezequiel elencou que nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária; provoca impacto visual considerável; impacto nas aves do local e impacto sonoro.
O deputado disse ainda que a previsão para 2013 é da instalação de 72 usinas eólicas no Rio Grande do Norte.
Outras informações
Assessoria de Imprensa da AL/RN

Deixar um comentário