Gustavo Fernandes apresenta Projeto de Lei que institui meia entrada, para jornalistas, em eventos culturais e esportivos

Benefício contemplará somente profissionais diplomados e sindicalizados do Rio Grande do Norte
Foto: Moraes Neto
O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou, nesta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa do RN, um Projeto de Lei que institui a meia entrada para jornalistas em todos os locais públicos de cultura, casa de diversões, espetáculos, praças esportivas e similares do Rio Grande do Norte. Caso aprovado, o benefício contemplará somente profissionais diplomados e associados ao Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn).
O PL tem o propósito de proporcionar aos jornalistas potiguares um benefício legítimo e amplamente praticado, em diversos países, voltado para a prática profissional e à função social do jornalista. A iniciativa busca facilitar o acesso desses profissionais aos bens culturais e esportivos realizados no Estado – condição importante para o desempenho da profissão.
 “Outras categorias em diversos estados do Brasil já possuem este direito. Entendo que proporcioná-lo aos jornalistas do RN permite a ampliação do repertório cultural de quem trabalha diretamente com informação e tem um papel de formador de opinião.O jornalista precisa estar atualizado para melhor informar”, analisa Gustavo Fernandes.
A iniciativa foi recebida positivamente pelo Sindjorn. “Foi um grande presente neste Dia do Jornalista. Já comuniquei à Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que também elogiou a iniciativa do deputado Gustavo Fernandes. Trata-se de um fato pioneiro no RN e que precisamos levar para todo o Brasil. Os jornalistas precisam de uma boa bagagem cultural para trabalharem e terão, a partir disso, mais estímulo para se sindicalizarem”, observa Nelly Carlos, presidente do Sindjorn.
Para efeito desta Lei, é considerado “jornalista” o profissional que tenha concluído a graduação em Comunicação Social – Jornalismo (bacharelado), em universidade reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), e que seja associado do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte (Sindjorn).
Fonte: Assessoria de Comunicação – Dep. Gustavo Fernandes

Deixar um comentário