Mais de 10 milhões de pessoas ainda não declararam Imposto de Renda

Receita espera receber cerca de 2 milhões de documentos nesta segunda. ‘Servidor vai suportar, mas também depende do provedor’, diz Adir, do Fisco.

Faltando quatro dias para o fim do prazo da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, ano-base 2010, a Secretaria da Receita Federal informou que mais de 10 milhões de contribuintes ainda não enviaram o documento.
De acordo com o Fisco, 13,64 milhões de declarações foram entregues até as 11h desta segunda-feira (25). O prazo formal vai até o dia 29 de abril. Quem perder a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.
“Ainda dá tempo de entregar. O pessoal vai correr agora, como acontece em todos anos. O servidor da Receita Federal vai suportar [o forte ritmo de entrega destes últimos dias]. Mas também tem a questão do provedor de cada um”, disse o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, ao G1.
A expectativa de Adir é de receber dois milhões de declarações somente nesta segunda-feira (25), um ritmo de cerca de 90 mil documentos por hora. Nos últimos dois dias de entrega, a próxima quinta e sexta-feiras (dias 28 e 29), ele informou que o órgão espera receber cinco milhões de documentos, a exemplo do registrado em 2010. Durante os quatro dias do feriado da semana santa, segundo a Receita, 1,32 milhão de contribuintes entregaram a declaração.

A Receita sempre tem alertado para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encontrar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço do órgão. O Fisco lembra ainda que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora.

De acordo com especialistas, quem manda o documento mais cedo, sem erros ou omissões, tem mais chances de receber a restituição – quando houver direito a tal – nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho. Ao todo, são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano, pagos por volta do dia 15.
tópicos:
·         Receita Federal
Fonte:G1

Deixar um comentário