AL debate média e alta complexidade na Saúde pública

FOTOS: JOÃO GILBERTO

A manhã desta quarta-feira, 11, na Assembleia foi dedicada à discussão da saúde pública. Além da reunião da Comissão de Fiscalização e Finanças para apresentação da prestação de contas do primeiro quadrimestre de 2011 pelo secretário Estadual Domício Arruda, o deputado Leonardo Nogueira (DEM) foi o propositor da audiência pública que debateu a situação da média e alta complexidade na área da saúde pública.
A audiência reuniu secretários de saúde de vários municípios, equipe técnica da Secretaria Estadual de Saúde e entidades médicas. Leonardo Nogueira abriu o debate cobrando a aprovação da Emenda 29, que faz aumentar o repasse do Governo Federal para a área de saúde dos estados e municípios. “A média e alta complexidade não existia há 30 anos, e a tecnologia evoluiu e os investimentos não acompanharam”, defendeu o parlamentar.
A presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Solange Costa, alerta que os problemas da alta complexidade são diretamente afetados pela falta de assistência básica nos municípios. Os relatos de fila de espera por exames como ressonância e tomografia computadorizada foram vários. O secretário municipal de saúde da cidade de Mossoró, Benjamim Bento de Araújo Neto, relatou que no município a fila para a ressonância pode demorar até um ano.
            O Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda, voltou a justificar a falta de recursos em função das dificuldades por que passa o Estado nesse setor. “A solução da alta complexidade, que é responsabilidade do Estado, não passa por investimentos próprios. Nossa capacidade de investimento é zero. Não temos capacidade de comprar equipamentos de ressonância, só temos dinheiro para pagar água, luz, e funcionários”.
Ao final da audiência, o deputado Leonardo Nogueira prometeu enviar uma série de sugestões à Secretaria Estadual de Saúde.
Saiba Mais
Média complexidade
Compõe-se por ações e serviços cuja prática clínica demande disponibilidade de profissionais especializados e o uso de recursos tecnológicos de apoio diagnóstico e terapêutico. 
Alta complexidade
Conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os demais níveis de atenção à Saúde (atenção básica e de média complexidade).

Deixar um comentário