Assembleia quer ajudar ZPE do Sertão

A Assembleia Legislativa começa a debater instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Sertão. A audiência Pública é uma iniciativa do deputado George Soares (PR) que reune deputados, prefeitos, empresários, universidades e Receita Federal para integrar ações. “Estamos aqui para fortalecer um projeto de desenvolvimento para o interior do RN. Seriam mais de 50 mil empregos para a região. Esse é o papel da Assembleia, debater o futuro do Estado”, defendeu George Soares.
No primeiro momento o administrador da ZPE do Sertão, o inglês Brian Tipler, fez uma explanação das vantagens da instalação da zona na região. Ele também falou sobre os gargalos de infra-estrutura enfrentados hoje pelo Brasil e pelo Rio Grande do Norte, e por que a empresa escolheu o Estado para desenvolver o projeto. “O crescimento do Produto Interno Bruto vai acontecer de acordo com nosso investimento. O sertão é uma das regiões mais pobres das Americas, mas com potencial enorme. Acredito que a ZPE do Sertão é o catalisador de um desenvolvimento sustentável para o interior do Nordeste do Brasil. E olha que a lei de ZPE no Brasil é uma das piores do mundo.”
Quando perguntado sobre o que falta para o desenvolvimento da região, Brian Tipler, alerta para a dificuldade do Sertão escoar a produção. “O abacaxi do RN é um dos melhores do mundo, eu morei no Havai, sei do que falo. Mas precisamos entregar esse produto rapidamente. Porque o que falam lá fora é que nosso produto não é bom, porque não chega lá rapidamente”. Ele criticou a exclusão do RN da Transnordestina, mas disse que o setor privado vai fazer esta ligação. “Estamos em outro momento. Temos que forçar o processamento, não podemos mais vender matéria prima. A Alemanha é a maior exportadora de café do mundo, e não produz um grão, todo do Brasil”.
“Hoje o Brasil possui 22 ZPEs, sendo 20 administradas pelo governo e uma mista, que não atraem investidores. Eles querem segurança. E nós somos a única com administração privada, somos a segurança”. Brian Tipler alerta que os Estados Unidos da América têm mais de 250 ZPEs.
Outras informações:
Assessoria de Comunicação da ALRN
Telefone: 3232 – 5768

Deixar um comentário