Audiência aponta falhas no combate às drogas

A audiência pública na Assembleia contou com representantes de secretarias de governo, Ministério Público, Polícia Federal, ong’s e estudiosos na questão de combate as drogas. Todos lançaram propostas para melhoria da rede de assistência aos dependentes químicos. O Deputado Federal Fábio Faria (PMN/RN) é o sub-relator da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas e ao Crack da Câmara dos Deputados, alem de membro titular da Frente Parlamentar de Combate ao Crack do Congresso Nacional. O parlamentar disse que em reunião no Ministério da Saúde foi apresentado o mais novo levantamento das clínicas voluntarias de tratamento ao crack no Brasil. “São quase quatro mil clínicas que precisam de apoio dos governos, precisam de investimentos”. Fábio Faria informou ainda que o Ministério da Saúde vai começar a partir do próximo mês a instalar o Programa de Saúde da Família nas clínicas para tentar diminuir os custos com o apoio psicológicos e médicos.
O Coordenador do Núcleo Estadual de Educação para a Paz, João Maria Moura, defendeu a criação de uma base de dados sobre o uso de drogas no Estado. “Precisamos de pesquisas sobre o perfil do usuário, e uma pesquisa entre os estudantes da rede pública e particular para sabermos como está o avanço das drogas no âmbito escolar”.
            O projeto de prevenção mais antigo e mais eficiente no Rio Grande do Norte, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) também relatou as dificuldades que encontra. A coordenadora do Proerd no Estado, Tenente-coronel Margarida de Araújo, defendeu o engajamento de todos. “Nosso estado está clamando socorro. O programa no RN é referencia nacional: em 2002 foi inaugurado com dois profissionais. Hoje são 200 profissionais que trabalham exclusivamente com o Proerd. Em nove anos foram 250 mil atendimentos. É um projeto muito tímido ainda, mas é parte de uma rede que precisa ser fortalecida”.
            Sobre o combate as drogas no interior o Promotor de Justiça da cidade de Mossoró, Romero Marinho, relatou a situação difícil dos agentes públicos que militam na área. “Hoje a Delegacia de Narcóticos de Mossoró não tem sede própria. São cinco pessoas e um delegado, com apenas uma viatura. Assim não vamos a lugar nenhum”. A Deputada Federal Sandra Rosado (PSB/RN), também da cidade de Mossoró, defendeu ações práticas de todas as esferas de poder. “Na minha cidade este ano tivemos 79 assassinatos, e acreditem, 76 estão vinculados ao tráfico de drogas”.
            A Polícia Federal apreendeu nos últimos cinco anos 138 quilos de pasta base de cocaína, 338 quilos de cocaína, e 482 quilos de crack. Para o agente da Polícia Federal, Stênio de Almeida, o Rio Grande do Norte é a porta de entrada da cocaína para os estados vizinhos como Paraíba e Ceará.
Fotos:Moraes Neto
             No final da audiência a deputada Larissa Rosado (PSB/RN) anunciou que no segundo semestre o Instituto Legislativo Potiguar (ILP) vai começar a capacitar professores da rede pública de ensino para a criação do Comitê de Paz nas Escolas. O comitê foi adotado no Estado de Alagoas e teve bons resultados como a redução dos índices de violência nas escolas em 20%. “Em Alagoas a ação funcionou e o que queremos é proporcionar aperfeiçoamento dos profissionais para uma realidade cada vez mais viva”, defendeu Larissa Rosado.

Deixar um comentário