Mães de pessoas com deficiência debatem assistência do Estado a suas famílias hoje na Assembléia

Flexibilização do regime de trabalho de servidoras públicas está na pauta da audiência


Por proposição da deputada Gesane Marinho (PMN), mães de pessoas com deficiência física, mental ou sensorial vão debater a assistência que o Estado deve dar as suas famílias, por meio de audiência pública em alusão ao Dia das Mães (8), que será realizada hoje (3) a partir das 9h30, no salão de eventos da Assembléia Legislativa.
            Temas como o suporte psicológico às mães e aos demais membros do núcleo familiar no processo de adaptação à chegada de uma pessoa com deficiência e a flexibilização do regime de trabalho no serviço público para a figura da cuidadora serão colocados em pauta. “Apesar de ser um desafio diário muito particular dessas mães, o Estado pode sim assisti-las”, argumenta Gesane, que propôs a audiência ao Centro de Estudos e Debates da Casa.
            Projetos de lei que contemplam a temática abordada também serão discutidos no evento, contando, inclusive, com a colaboração da Defensora Pública Geral do Estado, Cláudia Carvalho Queiroz. Para auxiliar nos esclarecimentos sobre o suporte emocional e a importância da presença mais efetiva da cuidadora, a participação da psicanalista Odete Bezerra.
            Entidades voltadas ao apoio de familiares de pessoas com deficiência, como a Associação dos Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil (APABB) e a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas do RN, por exemplo, representantes dos três poderes e outros especialistas vão fazer parte do debate. Mães, familiares e amigos de pessoas com deficiência também foram convidados.

Deixar um comentário