Políticos & Política – Lenilson

Clínica Pedro Cavalcanti presta homenagem ao dia das mães



PR

Tudo pronto para o encontro de vereadores do PR
O PR promoverá, no dia 14 de maio, um encontro direcionado aos vereadores e suplentes do partido. O objetivo do evento é traçar as prioridades para as ações parlamentares na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa, bem como discutir as principais emendas para 2011. Essa reunião faz parte de uma série de eventos organizados pelo deputado federal e presidente estadual do PR, João Maia.

Em setembro ele realizará o último Grande Encontro Estadual, com a presença de lideranças e correligionários. O primeiro encontro foi realizado no dia 08 de abril e contou com a presença de 60 prefeitos e vice-prefeitos do Estado. Na ocasião, foram debatidos temas como energias alternativas, educação pública, além dos problemas enfrentados pelos municípios. O II Encontro do PR vai acontecer no sábado (14), às 9h, no Hotel Rifóles, em Ponta Negra.

 

PSD
Postulante a presidência da República em 2014, Aécio Neves de olho em aproximação com o PSD
A novidade do momento é o PSD… Pois o jornal Estadão destacou nesta quinta-feira (05) que o senador Aécio Neves (PSDB/MG), um dos novos para concorrer a presidência da República em 2014 está na mira do partido. O ex-presidente do DEM e braço direito de Gilberto Kassab na articulação do novo PSD, Jorge Bornhausen, aconselhou Aécio Neves a buscar uma interlocução direta com o prefeito para viabilizar seu projeto eleitoral em 2014.
De acordo com o Estadão, um parlamentar que testemunhou os dois encontros e observou a dupla relata ter se deparado com um Aécio “paz e amor” em relação ao PSD. Não por generosidade, observa ele, mas por inteligência política, dada a inconveniência de combater algo que evoluíra da simples ideia de se criar um novo partido para um fato consumado.
TSE
Pedido de registro junto ao TSE para criar oficialmente o PSD só acontecerá ainda no mês de junho
Ainda na matéria sobre a criação do PSD, o jornal Estadão frisa que o protocolo de registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no caso é o último procedimento para formalização do novo partido só estar previsto para acontecer em junho. As pendengas jurídicas que vem sendo levantadas pelo PTB, PPS, DEM e PMN só serão protocoladas também em junho, já que como o PSD não tem registro no TSE, eles não podem entrar com ação ainda.

“A estratégia inicial da cúpula do partido, desenhada por Kassab, é fortalecer o PSD politicamente, para depois poder viabilizá-lo juridicamente. O pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), último passo para criação oficial da sigla, quando forem coletadas as quase 500 mil assinaturas, deve ser enviado apenas no fim de junho”, trecho da matéria do Estadão.
REPASSES
Repasses da União crescem 165% desde 2003
Os repasses da União para estados, municípios e Distrito Federal cresceram 165% no período de 2003 a 2010, de acordo com dados do Tesouro Nacional. O aumento foi de R$ 40,4 bilhões em 2003 para R$ 107,2 bilhões em 2010. As transferências são instrumentos fundamentais para amenizar as desigualdades entre os municípios das diferentes regiões do País. Leia mais

Veja como funcionam os repasses da União
Essas transferências estão subdivididas em constitucionais, que foram instauradas na Constituição; legais, que são regulamentadas em leis específicas; e voluntárias, que são os recursos financeiros repassados pela União aos estados, Distrito Federal e municípios em decorrência da celebração de convênios, acordos, ajustes ou outros instrumentos similares.  Leia mais

PROGRAMAS FEDERAIS
Catálogo apresenta projetos e programas federais
O Catálogo de Programas Federais para os Municípios apresenta um conjunto de iniciativas federais, entre projetos, programas e políticas públicas, que oferecem recursos financeiros e técnicos como apoio às atividades dos governos municipais em todo o Brasil. Em sua versão digital, o novo catálogo tem diversas ferramentas para facilitar a busca entre os mais de 600 programas disponíveis, classificados pela temática principal e registrados em um banco de dados, que pode ser facilmente acessado pela internet. Leia mais

NOVA CRUZ – ROBINSON E CID


A decisão do vice – governador já abala os bastidores da política de Nova Cruz, com isso o ex-prefeito fica livre dos compromissos políticos tanto com o vice – governador, quanto ao deputado federal, Fábio Faria. Cid deverá dentro de poucos dias ser sondado por várias lideranças políticas em busca do seu apoio político já rumo 2014. Com a sua pré- candidatura a prefeito rumo 2012, o ex-prefeito vai entrar pra valer com o seu projeto de candidatura em busca de conquistar a Prefeitura de volta ao seu comando.

 

CID ARRUDA EM NOVA CRUZ



O pré – candidato a prefeito Cid Arruda deverá no próximo dia 30 deste anunciar qual será o seu novo partido. Já circulam que o mesmo deverá migrar para o partido do PSB. O maior articulador para este acontecimento deve ser o ex- secretario estadual, Leonardo Arruda.

 



NOVA CRUZ – VEREADORES

Com o aumento de mais quatro vagas para a Câmara Municipal de Nova Cruz, que atualmente são de 9 e passará para 13 vereadores, com isso estimulou e muito o aumento de novos nomes a entrarem na disputa para vereador em busca de uma vaga na Câmara Municipal do município de Nova Cruz.

 

NOVOS NOMES PARA VEREADOR EM 2012  

Vários nomes que irão disputar a uma possível vaga de vereador na cidade de Nova Cruz. Os novos nomes são: Luis Padre, Cesar de Augustinho, Gilson do Peixe, Guiné, Marcelo Angelo, Jandson Costa, Gustavo do Psol, Francinaldo Soares, Francinaldo Matias, Antonio Barbosa, Milton Moura, Rogério Felipe, Miguel Rosa, Abimael Junior, Hudson, Sidney, Caio Cunha, Sonia além de outros nomes que poderão serem ventilados no decorrer do ano de 2011 e 2012. Vamos aguardar os acontecimentos.

 

BAIA FORMOSA

PRÉ – CANDIDATO A PREFEITO ADEILSON CONVERSA COM GESANE MARINHO…

O pré- candidato a prefeito Adeilson da cidade de Baia Formosa, esteve com sua comitiva em Natal no encontro realizado pelo integrantes do PSD e aproveitaram para conversar com a deputada Gesane Marinho.


Na foto a esquerda para direita: Helder Amaral (ex-sec.de turismo)Adeilson Gomes(empresário e pre-candidato a prefeito)deputada Gesane Marinho,Tito(pre-candidato a vereador) e

Airton Tanoeiro(vereador do PR).

 

POLÍTICA

Reforma política pode não sair este ano, diz Temer

Na opinião do vice, se mudanças não forem aprovadas este ano, será porque parlamentares concluíram que o sistema atual é o melhor
Daiene Cardoso, Agência Estado
O vice-presidente da República, Michel Temer, deu o primeiro sinal nesta sexta-feira, 6, de que o governo já considera a hipótese de a reforma política não sair do papel este ano. Durante palestra sobre o tema, organizada pela Associação Comercial de São Paulo, Temer disse que se o Congresso não aprová-la este ano será porque os parlamentares simplesmente chegaram à conclusão de que o atual sistema não deve ser mudado.
“Eu sinto um certo arrefecimento, ou seja, começam a surgir dificuldades para tramitar a reforma política, então os colegas dizem: ‘vamos deixar como está’. E se deixar como está, não acho bom. Como todos anseiam por uma reforma política, seria útil que fizesse, mas se deixar como está, não se pode criticar o Congresso”, afirmou.
(Comentário meu: Se não sair este ano não sairá no próximo, quando haverá eleições municipais. Nem no ano seguinte, véspera da escolha do futuro presidente da República e dos futuros governadores, senadores e deputados. De verdade, não haverá reforma. Talvez nem arremedo de reforma.)

 

 

Respaldado por Michel Temer, Henrique diz a Veja que PMDB defenderá voto majoritário para vereador e deputado
E a revista Veja traz reportagem mostrando que o PMDB já sinaliza a primeira grande queda de braço com os petistas no Congresso Nacional no que se refere à votação de projetos. E diz que a bancada do PMDB na Câmara dos Deputados deve fechar sua proposta de reforma política, favorável ao voto majoritário para vereador e deputados federais e estaduais – o chamado distritão. O sistema permite que os candidatos mais votados em cada estado sejam eleitos independentemente do desempenho dos partidos. Já o PT tem feito campanha para adoção de lista fechada – em que eleitor vota no partido, e não no candidato individualmente.

O distritão é defendido com vigor pelo vice-presidente, Michel Temer, e vem sendo discutido há cerca de um mês na comissão interna de reforma política do PMDB.“Nem um caminho, nem outro tem força suficiente para aprovar, sobretudo se for por meio de emenda constitucional. Queremos conciliar as duas tendências”, avalia o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. “A grande crítica da lista fechada é o caciquismo. O eleitor filiado ao PMDB é que vai escolher em votação interna do partido três ou quatro candidatos para ficarem no topo da lista”, completou.CLIQUE AQUI e acompanhe na íntegra.
Natal     
“Voltei para ajudar ao PMDB a vencer as lutas gloriosas do RN”, diz Álvaro Dias

Em seu discurso, após assinar sua ficha de filiação ao PMDB, o ex-deputado estadual Álvaro Dias não escondeu a emoção, de estar retornando ao partido que lhe projetou na política do Seridó e do Rio Grande do Norte. “Talvez nem todos percebam a importância deste momento pra mim. É muito grande, porque eu reinicio hoje uma trajetória que um dia foi interrompida, mas que agora, nós vamos recomeçar. Agradeço a todos do PMDB com quem durante todo este tempo, nós caminhamos lado a lado, mesmo estando no PDT. A prova maior disto é que em todas as oportunidades eu votei e apoiei Henrique e Garibaldi durante este período”, disse.
Pelo discurso, Álvaro Dias deu sinais de que vai atuar ativamente nas eleições do próximo ano, militando nas candidaturas próprias do partido, e onde houver alianças. “Voltei para ajudar ao PMDB a vencer as lutas gloriosas do Rio Grande do Norte. Quero agradecer aos que nos incentivaram a recomeçar nossa caminhada no PMDB, partido pelo qual iniciei minha vida pública, desde vice-prefeito de Caicó, deputado estadual e deputado federal. Eu me sinto na minha própria casa”, finalizou.
Fonte:Blog Marcos Dantas

GERAL

RANKING MACABRO

Maurício Dias, Carta Capital

Se não há exagero do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas, o número de assassinatos naquele estado nos últimos cinco anos foi de 9 mil e 815 pessoas.

Esse número de mortos é superior ao de habitantes de 26 municípios alagoanos.

As vítimas são, na maioria, jovens pobres que tinham alguma relação com o tráfico e o consumo de drogas, com o crack em destaque.

 

IBGE diz que 406 mil potiguares vivem em extrema pobreza
O economista Aldemir Freire divulga em seu Blog que o IBGE e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgaram recentemente um estudo sobre a população em pobreza extrema no país. Segundo definição que foi elaborada pelo IPEA, famílias com renda mensal de 1 a 70 reais e aquelas com renda zero e condições habitacionais precárias estariam contidos na categoria de pobreza. Com dados do questionário básico do censo demográfico 2010, o estudo mapeou a existência de 16,2 milhões de pessoas no Brasil nessa condição, representando 8,6% da população brasileira.

No RN o IBGE encontrou 405.812 pessoas em extrema pobreza, representando 12,81% da população. Apesar de ser um número significativo e estar acima da média nacional, o consolo é que o indicador é significativamente inferior à média do Nordeste e coloca o estado com a menor proporção de pessoas nessa condição. Na região a liderança negativa desse indicador fica com Maranhão, onde 25,72% da população se encontra abaixo dessa linha de pobreza. Das 406 mil pessoas em condições de pobreza extrema no RN 217 mil residiam na zona urbana e os outros 189 mil na zona rural.

Deixar um comentário