Tucano Aécio Neves planeja unir PSDB, DEM e PPS depois das eleições municipais de 2012

Foto: Leo Drumond

Aécio Neves quer unir seu PSDB com o DEM do senador José Agripino

Postulando o direito de representar a oposição na corrida presidencial de 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) planeja criar um novo partido para a disputa.


Fruto da fusão de PSDB, DEM e PPS, a sigla seria anunciada em 2013, depois das eleições municipais do ano que vem, e poderia atrair até mesmo integrantes do PSD -recém-lançado pelo prefeito Gilberto Kassab (SP).

Apesar da disposição de manter por ora seus projetos sob sigilo, Aécio acabou por confidenciá-los a interlocutores nas últimas semanas, quando trabalhou para conter a migração de integrantes da oposição ao PSD.

Disposto a segurar parlamentares do PSDB e do DEM, Aécio pediu que não tomassem suas decisões “de olho no retrovisor”. Seu argumento é o de que a saúde da oposição não deve ser avaliada à luz das eleições do ano passado, quando foi derrotada, mas sob a perspectiva de uma vitória em 2014.

Toda a sua aposta está no desgaste do governo e esgarçamento de sua relação com a base. “Enquanto isso, a oposição tem que se renovar”, disse Aécio, na sexta-feira, em Minas Gerais.

Nas conversas, Aécio recomenda serenidade e acena com a promessa de que todos – inclusive o próprio PSD – estarão unidos em 2014. O senador repete que “todo governo, quando se elege, tem uma carência”. “Mas nossa vez vai chegar.”
DIVERGÊNCIA

Embora o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), e o líder do DEM na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), defendam uma fusão antes mesmo da eleição do ano que vem, Aécio e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, discordam.

Os dois alegam que neste momento -de fragilidade da oposição- não seria oportuno abrir mais uma janela de acesso para o governo.

Segundo resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), um parlamentar pode deixar seu partido sem risco de perda de mandato somente em alguns casos. Entre eles, a fusão partidária ou a criação de uma nova sigla.

Ainda não formalizado na Justiça Eleitoral, o PSD já tem sido refúgio de parlamentares interessados em aderir à base governista. Mas, como seu nascimento está cercado de insegurança jurídica, uma fusão do PSDB com o DEM poderia escancarar as portas da oposição para o governo.

Pela lógica de Aécio, esse ímpeto governista estará mitigado em 2013, e a perspectiva de uma vitória no ano seguinte atrairá filiados para seu novo partido.

Bem menos otimista, ACM Neto tem dito que poderá ser tarde demais para conter a sangria.
PESQUISA

A fusão de dois ou mais partidos é mais vantajosa do que a simples criação de uma nova legenda. Enquanto o PSD surge sem direito a tempo de TV ou a fundo partidário, na fusão é preservada a cota dos partidos que dão origem a essa terceira sigla.

O projeto de Aécio enfrentaria, no entanto, muita resistência. Além da incompatibilidade histórica de PPS e DEM, o tucanato defende a manutenção do nome do PSDB à frente da sigla.

A conveniência da troca de um nome nacionalmente consolidado -o do PSDB- seria submetida a pesquisas qualitativas.

Num sentido oposto, o DEM deverá realizar pesquisa para analisar sua nova estratégia de comunicação, e não está descartado o resgate do antigo nome, PFL.

Refratário à fusão, o senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, diz que “o assunto não está em questão neste momento”.

Parlamentares procurados por Aécio declaram que o projeto faz parte das conversas. “A criação de um novo partido está, sim, em pauta”, afirma o deputado Jorginho Melo (PSDB-SC), que se manteve no PSDB também a pedido de Aécio.
Fonte: Folha de S. Paulo

Deixar um comentário