Política & Políticos – Por Lenilson Costa

Lula Marques/Folha

Apelidados por Dilma Rousseff de “três porquinhos”, os ex-coordenadores da vitoriosa campanha petista enredaram-se num roteiro de fábula.
Preterido na composição da Esplanada, José Eduardo Dutra foi abalroado por moléstia neurológica que o levou a renunciar à presidência do PT.
Guindado à Casa Civil, jóia da coroa ministerial, Antonio Palocci viu sua segunda chance ruir em meio aos milhõe$ amealhados em consultorias.
Resta, por ora, José Eduardo Cardozo. Ainda alojado no Ministério da Justiça, o “porquinho” remanescente deveria priorizar na agenda um tipo específico de despacho. O despacho de encruzilhada.
Fonte:Blog do Josias 
                                                  
Vara do Trabalho de Assu tem novo diretor de Secretaria
A diretora geral deste Regional Tareja Cristina deu posse ao novo diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Assu, Carlos Frederico Vieira Pires.
Antes de sua remoção para a Vara de Assu, ele ocupava a diretoria de Secretaria da Vara do Trabalho de Macau.
SÃO JOSÉ DE MIPIBU 


O ex-prefeito Arlindo Dantas não descarta a possibilidade de deixar o PHS. Arlindo já conversou com o vice-governador Robinson Faria sobre uma eventual filiação ao PSD e com o deputado Federal Henrique Alves a respeito de um possível ingresso no PMDB. Entre os dois partidos, a preferência de Arlindo é o PMDB. Arlindo é pré-candidato a prefeito de São José de Mipibu. 



Está definido o ritual da reeleição da assembleia


 Por Robson Pires
O ritual está traçado e o projeto de reeleição na Assembleia Legislativa será mesmo reapresentado e aprovado pela maioria dos deputados.
Mas será iniciado mais perto do final do mês, segue para a CCJ. Aí vem o recesso.
A vida da PEC segue nas comissões, paralelamente aos esforços e negociações políticas. Pelas contas que me fizeram ontem, somente dois deputados ainda estão contra a reeleição ( Walter Alves e Fernando Mineiro). Márcia Maia e José Dias já estariam propensos a votar a favor.
Isto quer dizer que a Assembleia vai ter reeleição do Presidente e da Mesa Diretora.  Reeleição que a mesma Assembleia desaprovou no final do ano passado.
Mas a articulação política que envolveu o atual Presidente, Ricardo Motta; o Vice Governador Robinson Faria; o Chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso Fernandes e o deputado federal Henrique Eduardo Alves, reduziram as tensões.
No início do segundo semestre a PEC chegará ao plenário. Até lá outras negociações serão tentadas com o Senador Garibaldi Filho, resistente ao novo cenário.
Mas já sem o vigor de antes.
Fator RRH

DENGUE

Previsão além da conta: 14 mil casos de dengue já foram registrados este ano no RN

Por Robson Pires
Apesar da epidemia de dengue no Estado já ser prevista, o aumento dos casos foi bem maior do que se esperava. Foi o que disse o secretário estadual de saúde, Domício Arruda, durante a reunião da Comissão de Saúde que ocorreu na manhã de hoje, na Assembleia Legislativa.
Segundo Domício, dos dois mil casos previstos para todo o ano, 14 mil já foram registrados até o momento.


REELEIÇÃO
Eleição na Assembleia: Divergências entre Garibaldi Filho e Ricardo Motta foram superadas
Por Robson Pires
– Não podemos ficar olhando pra trás. Eu tenho que encarar os problemas, sejam eles políticos ou administrativos com esta visão e futuro. O Rio Grande do Norte não pode ficar amargando prejuízo. Esse episódio pra mim está superado.
Auto da frase: ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB) durante entrevista concedida hoje à Rádio Cabugi do Seridó, de Jardim do Seridó.
Admitindo explicitamente que o episódio de reeleição da nova mesa diretora da assembléia legislativa do Estado que será votado na próxima semana está totalmente superado. O deputado e atual presidente, Ricardo Mota, deverá ser reconduzido para o cargo.
PROJETO
Prefeito poderá ser impedido de transferir domicílio eleitoral até fim do mandato
Prefeitos e vice-prefeitos poderão ficar impedidos de transferir seu domicílio eleitoral enquanto estiverem no exercício do mandato. A medida consta do PLS 265/2011, cujo relatório foi lido nesta quarta-feira (1º) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O presidente da comissão, Eunício de Oliveira (PMDB-CE), concedeu vista coletiva do texto, que deverá ser votado na próxima semana.

A proposta integra o conjunto de proposições aprovadas na Comissão de Reforma Política do Senado. Na justificação da matéria, seus autores explicam que a mudança de domicílio eleitoral tem sido utilizada por prefeitos que cumprem um segundo mandato e querem tentar um terceiro mandato consecutivo em outro município.

Conforme norma constitucional, a reeleição de chefes do Executivo é permitida para um único período subsequente. Já a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) exige que o cidadão tenha domicílio eleitoral no local onde pretende se candidatar pelo prazo de um ano antes do pleito. A legislação atual, portanto, deixa brechas para que um prefeito exerça mandatos consecutivos em municípios diferentes.

Com o PLS 265/2011, os senadores da Comissão de Reforma Política querem eliminar essas brechas. Conforme argumentam, “se somente pode pleitear mandato eletivo quem tenha domicílio eleitoral na respectiva circunscrição, é evidente que o mesmo domicílio deve ser mantido enquanto durar o mandato”.

Os parlamentares lembram ainda que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem indeferido registros de candidatura de prefeitos nessa situação. Conforme explicam, a figura do “prefeito itinerante” ou do “prefeito profissional” é vista como uma forma de perpetuação no poder de clãs políticos ou familiares.

Fonte:DN com a Agência Senado

NOVA CRUZ
SECRETARIA
O prefeito de olho em sua reeleição estava reservando mesmo a secretaria municipal de educação para a família Andrade. E o nome mais cotado era da ex-chefe da 3ª DIRED, Maria das Neves Andrade (Nevinha).

SECRETARIA – II
Como não aconteceu nenhuma conversa ficou apenas nas palavras do mister Nicolau. Isso é o ex-vice – prefeito Max Andrade não respaldou. O prefeito vai tentar atrair e fazer o leilão da secretaria com outra liderança que sonhar migrar para base do poder.

DEFINIDO
Como ficou definido que o grupo político da família Andrade não iria mais participar de nenhum grupo político liderado pelo ex-prefeito Cid Arruda ou o atual prefeito Flávio Azevedo. O mesmo tentará viabilizar o projeto de uma candidatura intitulada de terceira força. O nome mais cotado será do ex-vice-prefeito Max Andrade.

FERNANDO BEZERRA
O vereador Fernando Bezerra, poderá disputar nas eleições de 2012, na nova sigla partidária do PSD. Nela tudo indica que migrarão os grupos Cunha Lima e Melo.

NOME
Falando ainda em secretaria de educação, o nome hoje mais cotado para preencher o espaço da ex-secretária Cilene. É Marluce Justino, a esposa do vereador Fernando Bezerra. Ela já ficou a frente da DRAE. Com o nome da sua esposa cotadíssima para assumir a pasta, o vereador poderá migrar para outra sigla partidária.

TEMPO
Só o tempo que é o senhor da razão irá dizer se o prefeito está certo ou errado com a conjuntura política de apoios que o mesmo está formando. Enquanto isso os bastidores políticos já dão como certa a indicação da pasta da saúde, para o grupo político liderado pela família Cunha Lima. A secretaria de Educação para a esposa do vereador Fernando Bezerra e a secretaria de infra – estrutura, para o grupo dos Melo liderado pelo auditor fiscal, Luis Carlos.        

DEM
Com a ida dos Cunha Lima para o PSD, ficará apenas o vereador Manga Rosa, que deverá assumir a presidência do partido.


NIA SALÚ
O vereador Nia Salú manteve contatos políticos ontem com duas principais lideranças políticas. O mesmo esteve com o ex-prefeito Cid Arruda e depois conversou também com o deputado Antonio Jacome.




CID ARRUDA
Como todo mundo já sabe o ex-prefeito Cid Arruda dentro de poucos dias estará de malas prontas para abraçar mais uma vez a sigla do PSB. Os contos já foram realizados com a ex-governadora Wilma.

PSB
Falando em PSB. Quem ontem andou conversando com o ex-prefeito Cid Arruda, foi o deputado Tomba que é de Santa Cruz. Tomba pretende ter uma conversa mais ampla e decisiva com o ex – prefeito Cid Arruda, rumo 2014.

ROBINSON FARIA
Quem esteve conversando com o vice-governador, Robinson Faria, ontem foi o prefeito da cidade de Nova Cruz, Flávio Azevedo. Segundo as fontes ligadas ao Palácio Arruda Câmara. O vice – governador poderá marcar presença no dia 28 para participar ao lado do prefeito do São Pedro da cidade de Nova Cruz.

ACONTECER
Se concretizar mesmo a vinda do ex-deputado Robinson Faria para o município de Nova Cruz no dia 28. Vai ser pela primeira vez, depois de mais de 20 anos que o mesmo esteve aliado com o ex-prefeito Cid Arruda. E agora poderá marchar unido com o prefeito Flávio Azevedo.

PROGRAMA
Está tudo pronto para o líder político Max Andrade apresentar no próximo domingo às 11h da matina. O novo programa de radio que será levado ao ar na emissora FM Talismã, no programa será focados as ações parlamentar do deputado federal João Maia, como também os fatos políticos da cidade de Nova Cruz.

BREJINHO
MARQUINHO
O nome definido como candidato a prefeito do grupo político liderado pelo atual prefeito daquele município é mesmo o de Marquinho. Ele já foi vereador, presidente da Câmara e no momento é vice – prefeito daquele município.

GRUPO DE IVANILDE MATIAS
O grupo político liderado pela ex-prefeita Ivanilde Matias da cidade de Brejinho também terá seu candidato nas eleições de 2012. Os nomes mais cotados são da ex-prefeita Ivanilde Matias e da sua irmã vereadora Ivete Matias.

TEATRO PARNAMIRIM
Ministra Ana de Hollanda visitará RN em julho

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, deverá ir ao Rio Grande de Norte na primeira quinzena de julho, quando participará do lançamento da pedra fundamental do cine teatro de Parnamirim. Em reunião hoje (7/6) à tarde com a professora e deputada federal Fátima Bezerra e o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, a ministra garantiu que já estão assegurados os recursos para o início da obra. “Tínhamos um problema burocrático, que foi resolvido, então, já podemos liberar os recursos”, assegurou a ministra.
O cine teatro terá capacidade para 500 pessoas e será construído no bairro Cohabinal, em Parnamirim, como parte do complexo Aluísio Alves. O empreendimento está orçado em R$ 5,2 milhões, com recursos da prefeitura e do Ministério da Cultura. Para viabilizar a obra, a deputada federal Fátima Bezerra e o senador Garibaldi Alves apresentaram uma emenda parlamentar, no valor de R$ 1 milhão, destinada ao teatro.
“O cine teatro é um sonho da administração municipal, pois lá será a casa onde o artista de Parnamirim poderá mostrar suas potencialidades”, afirmou o prefeito Maurício Marques. A deputada Fátima Bezerra lembra que o cine teatro atenderá, também, toda a grande Natal. “Será uma obra de grande importância para toda a região metropolitana, que terá mais opções de cultura e lazer”, argumentou.
A reunião foi acompanhada pelo secretário de Obras da prefeitura de Parnamirim, Naur Ferreira, e pelo assessor parlamentar do Ministério da Cultura, José Ivo.

PRAZO

PMDB quer reduzir para seis meses prazo de filiação partidária, mas já encontrou restrições do DEM
Também na reunião da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, o deputado Marcelo Castro (PI) anunciou ainda que o PMDB vai sugerir a redução de um ano para seis meses o período mínimo de filiação partidária para uma pessoa ser candidata a cargos eletivos. Paralelamente, o PMDB também vai defender que o ocupante do cargo eletivo possa trocar de partido sete meses antes das eleições seguintes sem o risco de perder o mandato.
De todas as propostas, a que obteve maior apoio entre deputados de outros partidos foi circunscrição estadual do domicílio eleitoral para os candidatos. Em relação às outras sugestões do PMDB, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) manifestou-se contrariamente. “Reduzir o tempo de filiação partidária é fortalecer a máquina do governo na eleição, porque os prefeitos e governadores vão cooptar candidatos de outros partidos para o seu grupo, porque a seis meses da disputa só se pensa em eleição. Com o prazo atual de um ano, pelo menos, os ocupantes dos cargos ainda se preocupam com a gestão e não agem com tanto foco eleitoral”, disse o democrata goiano.
Fonte:Marcos Dantas

Deixar um comentário