Prefeitura de Parnamirim vai implantarprojeto criado por Rogério Marinho

A Prefeitura de Parnamirim, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai implantar, até o final de julho, o programa Metrópole Digital, criado pelo deputado federal Rogério Marinho (PSDB). O objetivo do município é capacitar jovens da rede pública de educação na área de tecnologia da informação e direcioná-los ao mercado de trabalho.

O programa vai funcionar em cinco telecentros, que serão instalados nos bairros de Vale do Sol, Cohabinal, Liberdade, Pium e Nova Parnamirim. Cada unidade terá onze computadores com acesso a internet em banda larga, além dos cursos de capacitação, a comunidade terá acesso ao serviço de internet de forma gratuita.
Apenas Rogério Marinho já destinou mais de R$ 40 milhões em emendas para o projeto, que formará neste mês de julho a sua primeira turma. Ao todo, cerca de mil jovens entre 14 e 18 anos estão sendo capacitados na produção de softwares e hardwares, entrando em um dos mercados de trabalho que mais cresce no mundo.

O objetivo do Metrópole Digital é transformar Natal em uma espécie de pólo em tecnologia da informação no Brasil. A partir deste mês, o diretor do projeto passa a ser o ex-reitor da UFRN Ivonildo Rego.

Para o coordenador do Centro de Tecnologia de Parnamirim, Dario Medeiros, a chegada do projeto Metrópole Digital a cidade, vai representar um salto na qualificação dos jovens estudantes locais e, propiciar a inclusão digital dos habitantes das comunidades onde serão instalados.

“O programa tem como foco a inclusão digital e social, através da formação tecnológica. Os jovens com talento em informática vão ser treinados em desenvolvimento de hardware e software, entre outros cursos, para, em seguida, ingressarem no mercado de trabalho”, explicou.
(*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Parnamirim)

Deixar um comentário