Tire uma arma do futuro do Brasil e do RN

A campanha do Desarmamento foi lançada oficialmente hoje,  15/06, no RN, em audiência pública na Assembléia Legislativa.

A audiência foi proposta pelo deputado Antônio Jácome que é membro do comitê nacional da campanha pelo desarmamento e tem o desarmamento como uma das bandeiras do seu mandato legislativo.

O evento contou com a presença do delegado da Policia Federal, Darlan Carlos; com a coordenadora dos direitos humanos e das minorias, Adna Lígia; Deyvson Gurgel, representante da OAB; Major Francisco Canindé, da Policia Militar; Cleber Pinheiro, representante do Comitê Potiguar Pelo Desarmamento; O secretário adjunto da secretaria de segurança de Natal, Marcos Rodrigues; Pastor Libetrato Pereira, representando a Ordem Dos Pastores de Natal.

Todos foram unânimes em afirmar que o desarmamento é uma grande medida para a diminuição da violência em nosso país. De acordo com o delegado  Darlan Carlos, o desarmamento gera decréscimo no número de homicídios  e em internações hospitalares por arma de fogo, como detectado pelas instituições de saúde. Darlan Carlos relatou que do início da campanha nacional, em 06 de maio, até hoje já foram entregas 70 armas só em Natal, com uma média de 2 a 3 armas por dia.

“A arma tem o poder de transformar circunstâncias banais em circunstâncias fatais. Não é necessária  uma tragédia coletiva como a de Realengo no Rio de Janeiro, para entender a necessidade desta campanha, uma única morte é uma grande tragédia para a família da vítima”, diz Jácome.

Campanha Nacional Do Desarmamento – Tire uma arma do futuro do Brasil

A Campanha Nacional do Desarmamento 2011 tem como objetivo mobilizar a sociedade brasileira para retirar de circulação o maior número de armas de fogo possível e contribuir para a redução da violência no País.

Estudos apontam diminuição da violência e queda nos índices de homicídio no período das campanhas anteriores. Portanto, é uma das medidas que tem se mostrado eficaz e cumpre determinação do Estatuto do Desarmamento.

A nova campanha tem quatro diretrizes que a diferenciam das duas anteriores:

1. O anonimato de quem entrega a arma de fogo
Para estimular o cidadão, que não precisa fornecer dados pessoais para entregar a arma nem para receber a indenização
2. A inutilização da arma no ato do recolhimento
Para evitar a possibilidade de ser usada novamente antes da destruição definitiva
3. A agilidade no pagamento da indenização
O prazo  para  saque é de 24 horas até 30 dias após a entrega, os valores variam de R$100,00 á R$ 300,00, dependendo do tipo de arma.
4.  A ampliação dos postos de recolhimento
A campanha começa com as unidades da Polícia Federal e a cada semana, serão credenciados novos locais para a coleta de armas de fogo

Mais informações acesse:

www.entreguesuaarma.gov.br

Deixar um comentário