Instituto Kennedy forma primeira turma de professores especializados em educação infantil do RN

O Seminário de avaliação e colação de grau da primeira turma de professores de nível médio na modalidade normal com foco na educação infantil foi realizado nesta sexta-feira (29), no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy. O curso foi realizado por meio do programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil – PROINFANTIL – e formou 141 educadores na turma de Natal. No próximo dia 05 será realizada a colação de grau da turma de Mossoró com 40 professores.

O PROINFANTIL é um curso a distância em nível médio, na modalidade normal, para formação de professores de educação infantil que atuam em creches e pré-escolas da rede pública e privada, sem fins lucrativos, atuando em todo país há quatro anos. No Rio Grande do Norte, a turma do Kennedy é a primeira a ser formada. O programa foi implantado no Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, Universidades, Prefeituras Municipais.

Dentre os objetivos estão a habilitação em magistério para a educação infantil dos professores em exercício de acordo com a legislação vigente; elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos docentes; valorizar o magistério oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal do professor e contribuir para a qualidade social da educação das crianças em idade ente 0 e 6 anos nas instituições de educação infantil.

A primeira turma formou professores dos municípios de Alexandria, Areia Branca, Arez, Bento Fernandes, Brejinho, Canguaretama, Caraúbas, Equador, Galinhos, Janduís, lajes, Maxaranguape, Messias Targino, Nízia Floresta e Pendências. A professora formada, Alcione Macedo, da Creche Municipal Paraíso Infantil, de Brejinho, atua na área há três anos. Ela destacou a evolução na sua forma de trabalhar em sala de aula a partir do curso. “De fato o aprendizado no curso foi muito importante para que a minha prática pedagógica em sala de aula melhorasse. O resultado disso vai trazer um grande benefício para a formação inicial dos nossos alunos”.

Para o prefeito do município, João Gomes, a decisão em firmar a parceria e incentivar a formação é tão importante quanto investir em infraestrutura. “Brejinho inaugurou uma creche nova recentemente, mas percebemos que não bastava a estrutura física. Para obtermos bons resultados, era necessária a formação e qualificação do material humano, e os resultados que buscamos é o aprendizado das crianças”, destacou o prefeito.

O curso ministrado em dois anos teve a carga horária de 3.372 horas. De acordo com Paula Francimar, coordenadora da equipe estadual de gerenciamento do programa, a avaliação foi muito positiva apesar de ser a primeira turma. “A formação permitiu mudanças importantes na prática pedagógica do professor e principalmente a construção de uma identidade para o professor de educação infantil”.

Para os próximos anos, a secretária de educação do Estado, Betania leite Ramalho, garantiu empenho para manter e ampliar o programa por parte da secretaria. “Não podemos parar nem desperdiçar tempo. Precisamos continuar com outras etapas e para isso a secretaria vai empreender todos os esforços porque entendemos que temos uma dívida com a educação, temos uma dívida com os professores e precisamos avançar em um projeto de educação com qualidade também para o ensino infantil”, concluiu Betania Ramalho.

 

Deixar um comentário