Pipa sedia Fórum Nacional de Secretários e Gestores do Esporte

Por Assecom RN

Trocar experiências para buscar o crescimento do esporte em todos os estados brasileiros. Este é o principal objetivo do Fórum Nacional dos Secretários e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, que já teve duas reuniões ordinárias durante 2011. Depois dos encontros em Brasília e Rio de Janeiro, chegou a vez do Rio Grande do Norte sediar a 3ª reunião, que ocorrerá na sexta-feira (8), a partir das 9h, no auditório do hotel Pipa Atlântico, na Praia da Pipa, em Tibau do Sul. O encontro foi captado para Natal por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).

Além da presença dos secretários estaduais, municipais, prefeitos e do chefe do Executivo de Tibau do Sul, Edmílson Inácio, o evento também vai contar com a participação do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Waldemar de Souza, e da governadora Rosalba Ciarlini.

O Fórum Nacional é considerado o principal braço consultivo do Ministério do Esporte, uma vez que os gestores estaduais levam diretamente ao Executivo as necessidades de suas regiões e formalizam sugestões para o desenvolvimento das práticas esportivas ao redor do Brasil.

O secretário de Esportes do Estado, Joacy Bastos, ressaltou a importância dos encontros trimestrais para que o ministro permaneça atualizado sobre as ações nos estados.

Segundo Joacy Bastos, o esforço para trazer a reunião para o Rio Grande do Norte foi também uma forma de mostrar aos gestores o potencial turístico e esportivo do estado, especificamente da Pipa, que tem vocação para as práticas de modalidades de aventura. “Todos os secretários estaduais confirmaram a presença e também convidamos os secretários municipais para o encontro.

Nós estamos buscando trazer para o estado todos os importantes debates que ocorrem no país, e também estamos promovendo os nossos, como o Fórum do Esporte Norte-Riograndense. Temos que parar com essa cultura de que sabemos de tudo. Ninguém sabe tudo, por isso temos que realizar esse tipo de debate.

E é o que estamos fazendo”, explicou Joacy Bastos.

O Rio Grande do Norte foi palco de importantes eventos esportivos durante o primeiro semestre, como Mundial de Basquetebol Master, reunindo mais de 4 mil atletas na capital do estado, o 1º meeting internacional de Ginástica Artística, e Liga Nacional Universitária de Basquete, Handebol, Futsal e Vôlei, além do Circuito Internacional de Tênis Profissional do Verão e Norte-Nordeste de Atletismo. Agora, já com outras grandes competições agendadas, a Seel acredita que a troca de experiências com os demais gestores estaduais vai contribuir para que o Rio Grande do Norte absorva mais conhecimento para realizar as disputas.

Até o momento, foram confirmadas para o estado a realização da Copa Nordeste de Beach Soccer, etapa Nordeste do Brasileiro de Judô, Mundial de Kite Surf, etapa do circuito internacional de surfe (WQS), Mundial de Handebol Juvenil e, no próximo ano, o sulamericano infanto-juvenil de Basquete.

“O Rio Grande do Norte está conseguindo trazer para o estado grandes eventos esportivos, o que vai contribuir tanto para o desenvolvimento das modalidades quanto para o desenvolvimento econômico do estado, que será beneficiado com a movimentação financeira durante essas competições”, comemorou Joacy Bastos. “É importante a participação dos secretários municipais do Rio Grande do Norte, porque, com o encontro sendo no estado, há mais facilidade ao acesso de todos”, completou.



					



			

	 



Deixar um comentário