Política &Políticos – Por Lenilson Costa

PSD é o futuro partido com maior número de Unidades da Federação
Pelo menos 20 novos partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral brasileira, informou nesta sexta-feira, 29, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após levantamento em parceria com Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A obtenção do registro de um novo partido deve ser feita um ano antes da eleição a qual pretende concorrer, determina a Lei 9.504/97. Nos próximos 70 dias, o TSE deverá conceder os registros aos partidos que desejam concorrer às eleições de 2012, já o primeiro turno será realizado no dia 7 de outubro de 2012. Os candidatos que pretendem pleitear cargo político também estão inclusos nesse prazo.

Pela Lei 9.096/95, a nova legenda deve ter o apoio de eleitores por meio de assinatura acompanhada do respectivo número do título eleitoral. O número de assinaturas deve equivaler a 0,5% dos votos dados para a Câmara dos Deputados, não computados os votos brancos e nulos, na última eleição geral.
Abrangência.
O futuro partido com atuação em maior número de Unidades da Federação é o Partido Social Democrático (PSD), segundo levantamento baseado em informações de 18 TREs. O PSD comunicou sua busca por assinaturas em 15 diferentes Estados.
Depois vem o Partido da Pátria Livre (PPL) e o Partido Novo (PN), que divulgaram assinaturas em 12 estados. O Partido Ecológico Nacional (PEN) busca do apoio de eleitores em 11 Unidades da Federação.
Fonte:Robson Pires

TRT/RN: Secretaria de Informática realiza treinamento para assinatura digital de Acórdãos do Tribunal.


A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal-(STI) – está realizando na manhã desta quinta-feira (28), treinamento para os assessores de gabinetes de desembargadores, servidores da Secretaria do Tribunal Pleno e das Turmas de Julgamento e Coordenadoria de Acórdãos e Jurisprudência.
O evento trata da adoção de novos procedimentos dentro do Sistema de Acompanhamento Processual de 2ª Instância (SAP2), fato que irá possibilitar aos desembargadores do tribunal a assinatura digital dos acórdãos resultantes das sessões de julgamento do Tribunal Pleno e das Turmas de Julgamento.
“Essa ação irá resultar numa conseqüente e efetiva agilidade do trâmite dos processos, uma vez que, após o julgamento do feito, os acórdãos estarão disponibilizados ao setor competente para sua publicação no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho”, afirma Marcelo Marinho, diretor da STI do tribunal

Rosalba Ciarlini no Lançamento do livro de Agnelo Alves


A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou, na noite desta quinta-feira (28), o lançamento do livro do jornalista e deputado estadual Agnelo Alves.

Com o título “Carta ao Humano”, o mais novo livro de Agnelo é uma coletânea de crônicas escritas pelo jornalista entre os anos de 1974 e 1982 no jornal Tribuna do Norte.

Wilma participa da Festa de Santana de Caicó


A ex-governadora Wilma de Faria participou dos festejos de Santana em Caicó, onde participou da novena, visitou a feirinha de artesanato na Ilha de Santana e andou pela feirinha nesta quinta-feira pela manhã.

Muito assediada, Wilma diz que foi uma oportunidade para estar de volta à terra onde foi criada e rever amigos, companheiros e aliados. “É na Festa de Santana que também podemos confirmar a tradição de Caicó na gastronomia, no artesanato e a hospitalidade do seu povo. Caicó está mais uma vez de parabéns”, disse a ex-governadora.

Deixar um comentário